TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Sobre as Gerações X e Y

Por:   •  29/1/2017  •  Monografia  •  6.513 Palavras (27 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 27
  1. Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo, a análise do processo de compra por meio do marketing de experiências, lidando com a diversidade de gerações X e Y e suas características. Mediante a este problema, são abordados diversos temas que compõem o marketing de experiências, além como o processo de compra e consumo vem se modificando ao longo do tempo. O método de pesquisa utilizado no artigo foi exploratório de caráter quantitativo, em que perguntas foram aplicadas através de um questionário com o objetivo de caracterizar inicialmente o problema, bem como sua classificação e sua definição, diante disto é possível observar o comportamento e hábitos das gerações estudadas a fim de entender como se comportam no momento da compra, e como são influenciadas mediante as tantas empresas em um mercado competitivo e diversificado. Neste contexto surge o marketing de experiências oferecendo o diferencial e se tornando parte essencial na esperada fidelização do cliente e, consequentemente, o sucesso da empresa. Os resultados sinalizam que o comportamento de compra e consumo das gerações estudadas estão em constante evolução, cada qual com suas características e definições.


Palavras-Chave: Marketing de Experiência. Gerações X e Y. Comportamento de compra e consumo.

Abstract

The present article studies the analysis of the purchasing process in experience marketing, dealing with the diversity of generations X and Y and their characteristics. Several topics which compose experience marketing, aside from how the purchasing and consumption process has changed over time, are approached to face this problem. The exploratory research method was used in this article, with a quantitative approach in which questions were applied via a questionnaire with the goal to characterize the problem initially, as well as its categorization and definition. With that information it is possible to observe the behavior and habits of the studied genereations in order to understand how they behave when purchasing and how they are influenced by all the companies in a competitive and diversified market. In this context, experience marketing offers something unique and it becomes essential to obtain the awaited loyalty of the client and, consequentially, the success of the company. The results show that the purchasing and consumption behavior of the studied generations are in constant evolution; each one with their own characteristics and definitions.

Key Words: Marketing Experience. Generations X and Y. Purchase and consumption behavior.

  1. Introdução

Sob a denominação do marketing de experiências, caminho para oferecer uma experiência diferenciada a seu público – alvo, este artigo cientifico propõe ressaltar como trabalhar o processo de compra entre diversas gerações de consumo.

Justifica a escolha deste tema, devido ao grande aumento de ações de marketing de experiências desenvolvidos pelas empresas, visando um atendimento diferenciado e eficaz a seu público e potenciais clientes, frente a um mercado competitivo dos dias atuais. Por meio deste artigo, pretende – se compreender como oferecer por meio de experiências, produtos e serviços de melhor qualidade e indispensáveis para os consumidores no dia a dia, no qual se satisfeitos tornam-se fiéis ao seu uso e consumo.

Mediante a gigante concorrência encontrada no mercado atual, se faz necessário desenvolver e oferecer o diferencial, empresas estão observando e analisando suas estratégias, visando não só oferecer o menor preço mais sim a maior proposta de valor. Segundo AAKER (2007), a definição de proposta de valor se deve ao fato das marcas oferecem benefícios que proporcionam valores a seus clientes.

 Comunicar por meio de experiências é tornar palpável a personalidade de uma marca, apelando a individualidade do consumidor, aproximando-o emocionalmente e diferenciando –se da concorrência. Uma experiência não é mais do que uma atividade que é desenhada com o intuito de despertar determinada emoção no consumidor. Uma vez ativada, essa emoção será o fio condutor do consumo, que fugindo à impulsão do estado de espírito do momento, promove um consumo associado a uma emoção vivida no passado. GENTILE, SPILLER & NOCI (2007), ressalta que mediante a evolução da relação entre empresa e consumidor, pode se definir uma experiência de consumo no qual, o consumidor expressa suas ações racionais, sentimentais e sensoriais.

Com o passar do tempo as marcas entenderam que um produto ou serviço de qualidade não é o suficiente para fidelizar os clientes, era preciso encontrar quais ações resultavam em experiências positivas e clientes satisfeitos e a partir dessa necessidade surgiu o marketing de experiência, que entra com ações que estimulam a emoção na experiência como forma de fidelizar e conquistar o cliente, são criados estímulos que geram respostas emocionais, facilitando um vínculo com a marca, produto ou serviço, auxiliando na identidade que deixe claro os valores da marca.

Segundo COBRA (1997), as pessoas possuem formas distintas de ação e reação, porém com base em estímulos de consumo iguais entre si. Isso se deve ao fato de cada um possuir suas próprias características e formas de pensamento.

Para KARSAKLIAN (2000), mediante aos fatos vividos por determinada geração é difícil entender as formas de comportamento, pois são influenciados por diversas necessidades e variáveis, por isso, este artigo apresenta um estudo sobre essas necessidades e sobre estas variáveis para que haja uma inserção de um novo modo de compra. E a fim de responder o problema da pesquisa levantou-se a seguinte hipótese, o marketing de experiência é uma forma de atrair e fidelizar a geração Y e empresas que não utilizam estratégias eficazes acabam não atraindo esse público. Diferentemente da geração X que busca qualidade e confiança ao invés criar uma identidade com o produto ou serviço

O estudo do marketing de experiência engloba o comportamento do consumidor e a diversidade de gerações que acompanham a evolução de como comprar e apresentar um novo modelo de consumo. Neste caso, este trabalho procurou reunir informações para compreender estas experiências e diferenças no comportamento do consumidor.        

  1. Referencial Teórico
  1. Comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor está atrelado com a necessidade de adquirir determinado bem ou serviço, dependendo de vários fatores como cultura, classe social, entre outros, esse processo de troca é estabelecido onde valores percebidos são transferidos entre os integrantes do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)   pdf (598.5 Kb)   docx (306.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com