TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEC 1

Casos: TEC 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  1.168 Visualizações

Página 1 de 6

TEXTO 1: MIOPIA EM MARKETING

1. Explique, com suas palavras, o que é o NEGÓCIO de uma empresa?

O negócio de uma empresa são as várias demandas (definição ampla) que a organização pretende atender ou fornecer; ou seja, o que é produzido e entregue aos clientes; com uma definição restrita no foco nos produtos ou serviços da organização, o que chamamos de visão míope, como visto no texto, pois limita a sua capacidade de enxergar oportunidades e ameaças à empresa.

2. Que importância tem a definição do NEGÓCIO para uma empresa? Dê um exemplo.

A definição do negócio tem como importância a definição do o âmbito de atuação da empresa e o ponto de partida para o planejamento estratégico. E a identificação do mesmo, é o fator principal para o sucesso de uma organização, pois é a partir dai que serão definidos os objetivos, as estratégicas e as táticas para o sucesso; pois se a definição do negocio for feita de forma incorreta, a probabilidade de fracasso no negocio é grande.

Um exemplo a se citar é a Fiat Automóveis, cujo nome é sinônimo de carros, e ao questionar o seu negócio, percebeu que seu cliente, ao adquirir o produto Fiat, está adquirindo algo mais que o produto: o benefício do transporte.

3. Quais os principais ensinamentos / conclusões que se pode extrair do texto?

O texto “Miopia em Marketing” apresenta e demonstra claramente os principais aspectos das dificuldades das empresas em enxergar o futuro. O ensinamento principal que o texto nos mostra, é a importância de focarmos no cliente, e não no produto, definindo de forma correta nosso ramo de atuação; como no caso das companhias ferroviárias, onde o erro foi de estarem com o espírito voltado somente para o setor de transporte, pois se preocupavam-se com o produto em si, ao invés de se se preocuparem com o cliente.

Podemos identificar um outro erro também, que nos leva a um outro ensinamento, que é no caso do setor de eletrônicos, onde é investido e desperdiçado muito tempo em pesquisas técnicas, e por outro lado, deixam a desejar em atividades de marketing. A miopia do negócio consiste na empresa acreditar que produtos inovadores venderão por si próprio, sem qualquer investimento de marketing, surgindo então à questão central do texto, onde o crescimento é uma questão de contínua inovação e aperfeiçoamento do produto.

Diante desses pensamentos, podemos concluir que, alguns sucessos e fracassos podem ser definidos pela identificação do negócio, pois é a partir dele que serão definidos os objetivos, estratégias e táticas, que poderão nos levar ao sucesso. Porém, se não houver a definição correta, nenhuma estratégia que se possa ter, levará ao sucesso. E estes fracassos também podem ser previstos ou evitados se os gestores do negócio, tivessem um pouco mais de visão diante os erros, valorizando e atendendo o cliente e suas necessidades, e não focando excessivamente somente em seus produtos.

4. Você acredita que tais ensinamentos / conclusões podem ser aplicados na prática? Como isto seria possível na sua empresa? (Ou em alguma empresa onde você já tenha trabalhado anteriormente).

Os ensinamentos e conclusões extraídos do texto podem e devem ser aplicados na prática. Trabalho na empresa Fiat Automóveis, que tem o foco na produção em massa; isso faz com que os seus custos sejam diminuídos, e os seus lucros aumentados, mas isto faz com que as necessidades dos clientes sejam esquecidas mais uma vez, ou seja, as atividades de marketing são consideradas uma consequência necessária do produto, e não o contrário, como deveria ser. O que nos leva a crer que, as empresas utilizam o marketing simplesmente para empurrar aos seus clientes os produtos que querem vender, e não atender a seus anseios, esquecendo suas necessidades e tornando seu foco somente para vendas.

Atualmente, este foco é totalmente prejudicial para o negócio, uma vez que estas empresas encontram-se voltada totalmente para dentro, para si própria. E isto pode fazer que nunca conseguissem olhar para fora, gerando enormes prejuízos financeiros. Com isso, o autor me fez concluir, a importância da satisfação do cliente, e da importância de se saber as reais necessidades do mercado, pois esta informação de grande importância faz uma organização direcionar-se de forma correta sua produção em torno desde conhecimento.

TEXTO 2: A IMPLOSÃO DE UM ÍCONE – KODAK

1. Que razões levaram a Kodak à situação descrita no texto?

Tudo começou quando a Kodak “teimou” em se manter num sistema onde não mais era compatível com o a era digital. Isso tudo foi fruto de um mal planejamento, erros estratégicos antigos e de uma má administração, pois a empresa foi por muito tempo vítima de decisões equivocadas, que atrasavam a adoção de novas estratégias. Para seus concorrentes, as perdas de mercado eram superadas usando criatividade e inovação, enquanto isso, os produtos que a Kodak criava já não eram mais os mesmos e não tinham aceitação, os consumidores precisavam de novidades tecnológicas e inovadoras.

Era preciso valorizar mais seus colaboradores, identificar e preparar para assumirem futuros postos de lideres da empresa. Enfim, todo este processo de desenvolvimento que a Kodak não fez, se faz necessário para que a uma empresa possa crescer no mercado, pois só assim terá condições de enfrentar novos desafios empresariais, tomando decisões acertadas e se adaptando aos novos cenários com novas estratégias.

2. O que fazem empresas como a Guinness para ultrapassar os 100 anos de vida?

As empresas como a Guinness, ultrapassam os 100 anos de vida, realizando um bom planejamento e uma boa administração, incentivando a pensar não só no passado e no presente, mas principalmente no futuro da empresa. Devem estar preparadas para os desafios, perceberem as mudanças de forma rápida e precisam de líderes e empreendedores inovadores que identifiquem e desenvolvam oportunidades de crescimento, pois vivemos em um mercado cada vez mais competitivo.

A atitude ou postura precisa ter algo de diferente daquelas que já estão no mercado há mais tempo, seja no serviço oferecido ou no modelo de negócio. Um empreendedor deve ser competitivo e não ter medo das mudanças e inovar sempre que for preciso.

Isto tudo requer muita habilidade, para lidar também com as incertezas e com as opiniões contrárias. As empresas devem portanto, tomar as decisões certas e na hora certa, isto se torna fator primordial para a sobrevivência empresarial.

3. Quais os principais erros que a Kodak cometeu e o que foi ou está sendo feito para corrigir cada um dos erros identificados?

• Mal planejamento do negócio da empresa. A Kodak não soube identificar seu real negócio; mas se reestruturou, e montou as bases do negócio de impressão digital, escolhido como o ramo de negócios principal para a empresa;

• Administração e estrutura incorreta. A empresa recuperou o seu balanço, cortou os custos vendendo divisões de negócios que não faziam mais parte da nova estratégia que a mesma adotou, como por exemplo, os produtos para saúde;

• Insegurança ao adotar novas tecnologias. A empresa apesar de ter levado muito tempo, após os concorrentes já terem inovado, adotou as câmeras digitais;

• Ignorar as mudanças e inovações do mercado. O que está sendo feito é que a Kodak vem tentando reduzir sua dependência dos produtos de fotografia tradicional, e os sistemas de impressão com jato de tinta foram recuperadas para desenvolver outros produtos.

4. Você concorda com a afirmação do texto que, de certa forma, a Kodak foi vítima do próprio sucesso? Explique e justifique sua resposta.

Sim, a Kodak foi vítima do seu próprio sucesso. O problema é que eles eram muito bons no que faziam , realmente era uma empresa de sucesso, e isso fortalecia o medo da mudança e da inovação. Diante disso, a mesma preferiu garantir a manutenção de um velho esquema de mercado a aproveitar as oportunidades e buscar a sobrevivência em um futuro que ela mesma poderiam ter moldado.

Para manter o sucesso positivamente, era necessário tomar decisões que atendessem as expectativas dos consumidores, trabalhar novamente todo o planejamento da empresa, ou seja, precisava sofrer uma grande transformação e promover a criação de uma nova cultura que misturassem, estilo, tomadas de decisões e ousadia, sem perder a tradição da história da Kodak

5. Em sua opinião, qual o futuro da Kodak?

O futuro da Kodak é muito incerto, a mesma deve continuar sua transformação e reestruturação, pois o mercado é muito focado em apenas vender o seu produto, mas devem se pensar no cliente final, de como satisfazê-lo. Se esse enquadramento não acontecer com a Kodak, a mesma continuará perdendo seus clientes; pois a tecnologia caminha lado a lado com o crescimento e desenvolvimento de qualquer empresa, sendo elas obrigadas a se enquadrar na realidade em que o mercado se encontra para trazer aos seus consumidores produtos cada vez mais tecnológico facilitando a vida das pessoas. Só assim, a empresa terá condições de enfrentar novos desafios empresariais, tendo um futuro promissor.

...

Baixar como  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »