TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEC. NEGOCIAÇÕES

Monografias: TEC. NEGOCIAÇÕES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  3.118 Palavras (13 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 13

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

“Durante todo esse tempo na empresa assumi várias responsabilidades, trabalhando muito e me dedicando totalmente a empresa da qual trabalho. Além disso, acabo de ingressar num curso superior de gestão comercial para isso venho me capacitando a ser um funcionário melhor. Tenho motivos pra pedir um aumento de salário, estou bem preparado cheio de informações que completam meu desempenho pessoal e profissional nos resultados da empresa. Conversei com meu diretor comercial sobre o assunto e ouvi um NÂO dizendo que não era o momento para falarmos de negociação salarial.”

1. Você estaria preparado para essa resposta negativa?

Não, devido ao meu empenho e dedicação junto à empresa a minha expectativa é grande junto à base de fatores e informações que apresentei ao meu diretor isto só alimenta o meu crescimento pessoal e profissional.

2. Qual seria sua reação?

Deixaria claro minha decepção, pois diante dos fatos apresentados o aumento do salarial só demonstraria o reconhecimento da empresa pelo meu trabalho, pois garanti que executarei meu trabalho de forma eficaz e excelente, porém procurarei novas oportunidades.

3. Como administraria a situação?

Mesmo decepcionado com a decisão da empresa continuarei desempenhando meu trabalho com excelência, ética e ainda cada vez mais melhorar o meu desempenho na empresa.

Buscando a fim de haver uma chance de reconsideração do diretor no aumento salarial.

4. Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?

Apresentaria os resultados e quanto à empresa cresceu com meu trabalho e quanto representa para eles ter alguém como eu em seu quadro de funcionários, pois busco qualificação profissional.

Comentarei sobre meus projetos futuros na empresa, respeitando meus superiores, procurarei estar seguro quando expuser meu ponto de vista, não colocarei meu aumento salarial como ponto principal para minha permanência na empresa, mas em outra oportunidade reivindicarei uma negociação para aumento salarial.

ANEXOS

TEXTO 1

Definições de Negociação

Encontramos várias definições para negociação, no entanto, concluímos que é o processo em que se busca um acordo e todo acordo é conseqüência de decisões entre as partes. Busca-se alcançar objetivos definidos em situações de divergências de idéias, interesses e posições.

Relatamos a seguir algumas visões de autores como; Albrecht e Albrecht (2002, p. 13) definem a negociação como um “processo utilizado para alcançar o intercâmbio de valor capaz de satisfazer os interesses de todas as partes envolvidas”. Na visão de Shell (2001, p.6-7), “a negociação é uma forma básica, especial da comunicação humana, mas não é sempre que as pessoas percebem que a estão praticando”. Negociação, segundo Matos (1989, p.240), importa em acordo e, assim, pressupõe a existência de afinidades, uma base comum de interesses que aproxime e leve as pessoas a conversarem. Sem conversação não se pode negociar, e esta, para resultado eficaz, não se improvisa, mas nasce do hábito. Quem nunca conversou, ou não se dispõe a conversar, bem como não se dispõe a ouvir, a trocar opiniões e experiências, não tem condições de negociar, pois a busca de soluções duradouras nas negociações pode levar a novas negociações no futuro, além de manter e, inclusive, aperfeiçoar o contrato já existente entre as partes envolvidas no processo. Esse esforço para atender as várias expectativas leva ao que se chama de negociação ganha-ganha (URY, 2004). É uma forma de interação social. É o processo pelo qual duas ou mais partes tentam resolver objetivos incompatíveis percebidos, segundo (Brett 2000).

TEXTO 2

Introdução

Entender a negociação como um processo em que se pretende chegar a um acordo entre duas partes, talvez seja a fórmula ideal para compreender sucessos e fracassos que ocorrem em sua realização, pois negociar é buscar um acordo, que faz parte do cotidiano dos seres humanos desde os primórdios da humanidade. Conforme os professores Mauricio Faganelo e Prof. LH Machado , negociar é uma arte, porém é a buscar do consenso entre as partes sobre um produto final trazendo a conquista tão esperada a ambos.Eles dividiram este conceito em três fases:

Pré-Negociação ou Fase Preparatória definida como:

Conhecer as possíveis variáveis que podem ocorrer na negociação;

• Estudo do comportamento do consumidor: Variáveis externas ou internas de cada indivíduo.

• O Estudo do processo de Compra de Serviços: em busca da satisfação e necessidade.

• Conhecimento da Empresa/Negociador: Informações sobre o campo e objetivo.

• O Estudo das diversidades no processo de negociação: entre gênero masculino e feminino e suas percepções, cidades e regiões diferenças demográficas, diferentes culturas socioeconômicas.

• Conhecimento das necessidades implícitas ou explicitas em uma negociação: saber posicionar-se entre outros conhecimentos, como falar, ouvir em tempo adequado.

Negociação – O Momento

• Aproximação: Sorrir, postura, aproximar-se, contato físico e visual e a concordância.

• Sondagem: Localização do interesse do cliente, descobrir as intenções para avaliar como deverá prosseguir a negociação.

• Apresentação: Expor o assunto com planejamento, observar os sinais verbais e gestuais e iniciar o processo de persuasão.

• Proposta: Características técnicas, preço, barganha, fechamento do acordo.

A Pós-Negociação

Acompanhamento pós-fechamento, acompanhamento do nível de satisfação e o aprendizado com as dificuldades que cada negociação traz aos seus componentes.

Estas são as três fases em que os autores conceituam um negócio estruturado e com bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com