TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE - TECNÓLOGOS

ALINE RA:

DESAFIO PROFISSIONAL

GESTÃO DE PESSOAS

TECNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

TECNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO E

RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

PROFESSORA-TUTORA PRESENCIAL: MARA LUIZA MENDES

PROFESSOR TUTOR ELETRÔNICO: JEAN WANDER O SANTOS

SOROCABA-SP

2016

  1. INTRODUÇÃO
  2. PROCEDIMENTOS
  3. RESULTADOS
  4. CONCLUSÕES E SUGESTÕES


  1.  INTRODUÇÃO

Recentemente nossa equipe de RH foi procurada pelo funcionário Marcos que está com problemas em sua folha de pagamento, funcionário esse que trabalha no setor de produção (corte de carnes), onde manuseia instrumentos perfuro cortantes (facas, serras, ganchos) por não ter um treinamento e os EPIs  necessários, Marcos assim como outros colaboradores já sofreram acidentes, pois o processo produtivo é muito agressivo devido a exposição a riscos como os agentes químicos, físicos, biológicos, mecânicos e ergonômicos, um exemplo desses riscos é que os colaboradores ficam em um ambiente úmido, proveniente dos vapores ou das mangueiras que são utilizadas para limpar o sangue do chão. Onde o cheiro é forte e desagradável, principalmente no setor de triparia. O calor é excessivo, acima de 40° chegando a 95° em vários pontos, ou muito frio abaixo de 12° atingindo até 35° negativos nas câmaras frias.

Há dias em que sua jornada de trabalho passam de 10 horas, o tempo todo em pé, com ritmo de produção intenso, assim a probabilidade de contrair alguma doença por esforço repetitivo e alta.


2.  PROCEDIMENTOS

 

2.1 CALCULOS DE HORAS EXTRAS

Iniciaremos com a instalação de um sistema de ponto eletrônico, onde haverá fiscalização continua, um acompanhamento das horas extras, assim poderemos obter o cálculo exato de salário e horas extras. Os colaboradores passaram a ter um cadastro, onde deve conter todos os seus dados pessoais, sua jornada de trabalho, feriados trabalhados, afastamento, cálculo de horas, espelho de ponto e exportação de totais para a folha de pagamento.

 

2.2 CAPACITAÇÃO DE FUNCIONARIOS

Os colaboradores terão um treinamento especifico para os maquinários e ferramentas, e outro de como e quando limpar os animais e o ambiente que estão. Haverá a manutenção preventiva em maquinas e nas instalações, e a cada final de processo será feito o revezamento de setor para evitar o esforço repetitivo por várias horas.

 

2.3 MINIMIZAR O IMPACTO COM OS AGENTES BIOLOGICOS

Haverá a distribuição dos EPIs, como óculos, capacetes, touca térmica, mascara, luvas de polietileno e aço, jaleco, botas, avental de PVC e de aço, protetor auricular e roupas térmicas, onde terão um treinamento de como e quando usa-los, pois haverá fiscalização, o funcionário que não utilizar os EPIs será advertido.

Sinalizaremos com cartazes, placas e folders informativos os riscos presentes para assim prevenir os colaboradores. Exigiremos a vacinação dos colaboradores contra raiva e tétano, terão uma palestra do descarte correto dos materiais (resíduos e efluentes) de forma ambientalmente correta, e será realizada a substituição de produtos tóxicos por um inócuo.  

2.4 AMBIENTE DE TRABALHO

Como alguns de nossos colaboradores trabalham em altas temperaturas seguimos a orientação da CLT em oferecer as devidas pausas para descanso pois o artigo 253 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ordena a realização de intervalos de 20 minutos a cada 1 hora e 40 minutos de trabalho para amenizar os efeitos do frio. São as chamadas pausas para recuperação térmica.

  1. RESULTADOS ESPERADOS

O Frigorifico Brasfrig tem uma preocupação muito grande com a saúde de seus colaboradores e entendemos que quando o colaborador tem uma qualidade de vida no trabalho isso gera resultados positivos como a qualidade de nossos   produtos.

Em termos de Missão relativa à Saúde e Segurança do Trabalho, a empresa irá trabalhar com a seguinte definição: Dar garantias à manutenção da Saúde e a Integridade Física dos Colaboradores assim como da Prevenção de Acidentes e Valorização do Capital Humano dando treinamento a Comissão da Cipa e dando total apoio ao Técnico de Segurança do Trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com