TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS SUSTENTAVEIS PARA O AUMENTA DA RENTABILIDADE DO E-COMMERCE

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 12

Lixo eletrônico o mal do século ou oportunidade de negócios?

Andressa Rodrigues da Silva[1]; Bruno Felipe Campelo Alverga1 [2]1; Danara Vasconcelos Tavares de Farias [3]1; Dayane Araújo Sales [4]1; Everton da Silva Mendonça de Lima [5]1; Emanuele Farias Cândido de Andrade [6]1; Jaime José Ferreira Albuquerque Filho[7]1 ; Carolina de Brito Barbosa[8].

Resumo

Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de informar sobre os projetos socioambientais realizados por empresas, no intuito de minimizar os danos ao meio ambiente. Como decretam as leis nº 9795, de 27 de abril de 1999 estabelece a educação ambiental como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, estando às instituições educativas incumbidas de promover a educação ambiental, de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem; Lei 12.305/2010,define que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, promovendo a reciclagem e recuperação quando couber e, por fim, o destino final ambientalmente adequado.

Palavras-chaves:  Sustentabilidade, meio ambiente, lixo eletrônico.

Abstract

This article was developed in order to inform about social and environmental projects performed by companies in order to minimize damage to the environment. As enact the nº9795 laws, April 27, 1999 establishes the environmental education as an essential and permanent component of national education, must be present, in coordination, at all levels and modalities of the educational process, being the educational institutions responsible to promote environmental education, in an integrated manner to develop educational programs; Law 12.305/2010 that the manufacturers, imported, distributors and traders are obliged to structure reverse logistics systems, promoting recycling and recovery when appropriate and, finally, the final destination environmentally appropriated.

Key-Words: Sustainability, environment, electronic waste.

INTRODUÇÃO

Serão apresentados o conceito de sustentabilidade ambiental e lixo eletrônico, o reaproveitamento de eletrônicos e o seu valor econômico e a importância do descarte consciente de equipamentos eletrônicos obsoletos, de modo a envolver todas as partes interessadas tais como o governo, a sociedade, as instituições e as empresas.

“O acelerado avanço tecnológico tem causado a obsolescência dos equipamentos eletrônicos em um curto espaço de tempo.” (BATISTA, A.A;BATISTA,A.G;TAVARES,G.C;OLIVEIRA,G.)

Sendo assim pesquisa feita pelo GREEPEACE em 2012 foram produzidos, 4,9 milhões de metros cúbicos de lixo eletrônico e tem a previsão de um crescimento de 33% até 2017. Desse modo foi desenvolvido pelo mesmo um ranking para classificar as empresas mais verdes com intuito de incentivar a busca por meios mais sustentáveis.

“A inovação na criação de equipamentos, em especial no setor de eletroeletrônicos, implica em um aumento na procura por produtos mais modernos, incentivando assim o consumismo desenfreando da população. Consequentemente, tais equipamentos se transformam em sucata tecnológica em pouco tempo.” (SILVA et. al., 2007)

A necessidade de conscientização no uso e nas formas de descartes de aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo dando oportunidade para retorno financeiro às empresas, mostrando  que elas podem ter com a reciclagem quando estes forem inutilizados, com a finalidade de ajudar no comprometimento com as questões ambientais.

DESENVOLVIMENTO

sustentabilidade

Atualmente o termo sustentabilidade está sendo muito utilizado em nosso cotidiano. No entanto realmente o que significa sustentabilidade?  Bem, o termo sustentabilidade vem do latim “sustentare” que significa sustentar, favorecer e conservar.

Os propósitos da sustentabilidade ficaram conhecidos mundialmente em junho de1972 através de uma conferência realizada pela United NationsConferenceontheHuman Environment[9]1( UNCHE ), na cidade de Estocolmo. Este foi o primeiro encontro mundial que teve como objetivo o debate de assuntos relacionados ao meio ambiente e soluções para a preservação da humanidade, a partir dai a palavra “ sustentabilidade ” recebeu dimensões maiores após a Conferencia do Meio Ambiente e Desenvolvimento ( ECO ), realizada  em 1992 no Rio de Janeiro.

 A sustentabilidade é diretamente ligada ao desenvolvimento de vários setores da sociedade pois está totalmente ligada ao meio ambiente e ao meio social como educação, cultura e economia. Através a sustentabilidade os recursos humanos são utilizados de forma inteligente para que gerações futuras possam usufruir de um ambiente menos degradado, sabendo preencher as primordialidades presentes sem interferir no futuro.

O mundo tem carência de grupos que se unam em prol de praticas sustentáveis que resultem a médio e longo prazo em uma nova perspectiva de vida, preservando os recursos da natureza necessários para a sobreviveria. A partir do momento que a sociedade pensar na sustentabilidade como um bem comum que pode diminuir as chances de desastres naturais, ela passará a proteger os recursos naturais, florestas, oceanos, lagos e rios.

        

Na atualidade existem várias compreensões de sustentabilidade, porém a clássica e mais usual é a definição da ONU, do relatório Brundland, (1987) “desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem a suas necessidades e aspirações”. Esse é um conceito tido como correto, porém demonstra duas limitações visíveis, pois esse conceito considera apenas o ser humano e não inclui os outros seres vivos que também precisam da biosfera e da sustentabilidade, consoante ( BOFF, 2008 )

Sustentabilidade é toda ação destinada a manter as condições energéticas, informacionais, físico-químicas que sustentam todos os seres, especialmente a Terra viva, a comunidade de vida e a vida humana, visando a sua continuidade e ainda a atender as necessidades da geração presente e das futuras de tal forma que o capital natural seja mantido e enriquecido em sua capacidade de regeneração, reprodução, e co evolução.

Dessa forma sustentabilidade é sustentar as condições necessárias a partir da conjunção de energias, elementos físicos químicos e tudo aquilo que dá origem a tudo, sustentar os seres ultrapassa o antropocentrismo, ou seja, todos os seres contribuem e gozam do processo deevolução independente do uso humano. A terra viva também é um dos mais importantes para se preservar, pois ela é viva, se auto regula, se regenera e evolui. O ser humano precisa reconhecer e praticar a sustentabilidade da terra viva, pois a partir dela conceberá todas as outras formas de sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (266.6 Kb)   docx (100 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com