TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERIAS DA ADMINISTRACAO

Monografias: TERIAS DA ADMINISTRACAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado e composto de uma sociedade institucionalizada e de organizações. Essas organizações planejam, controlam, dirigem todo o processo produtivo e prestador de serviços dentro dessa sociedade. Entretanto, essas organizações são compostas por pessoas e por recursos não humanos como, maquinários, tecnologia etc. As Teorias da Administração enfoca a importância de se estudar os processos organizacionais e a relação com o individuo. O real entendimento da função das organizações na vida das pessoas e a função das pessoas no cotidiano das organizações. Diante desse contexto esse trabalho propõem um breve estudo da Teoria das relações humanas e a Teoria comportamental, as relações interpessoais diante a nova era tecnológica, dentro do contexto atual econômico e social, destacando o que os grandes estudiosos produziram ao analisar essa relação tão importante entre pessoas e organizações.

2. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

É importante estudar as teorias da administração para nos guiar em algumas decisões, a compreender os processos que são fundamentais para a toda organização.

Estamos vivendo uma grande evolução na área de recursos humanos, a se comparar com a teoria clássica que os funcionário eram tratados como maquinas, não havia comunicação entre eles, naquela época o objetivo era a produção sem se preocupar com as necessidades e socialização dos operários.

Como um movimento a oposição a teoria clássica surge a teoria das relações humanas. Com uma abordagem humana, a teoria administrativa sofreu verdadeira revolução conceitual. Seu surgimento começou após a morte de Frederick Taylor que em 1884, ele entrou em contato com os problemas da administração, reconheceu que eram os trabalhadores que moviam as fábricas.

A teoria das relações humanas surgiu partir da década de 30, foi possível, devido ao desenvolvimento da psicologia, e modificações ocorridas no panorama politico e socioeconômico da época. Psicólogos e sociólogos tomaram o lugar do engenheiro e do técnico.

As relações humanas passaram a ser mais valorizadas, inserindo o conceito do homem social nas decisões administrativas. Assim ganhando mais importância a organização informal. Elton Mayo foi um dos fundadores da escola humana da filosofia da administração.

O “Experimento de Hawthorne” é o estudo mais citado para investigar a natureza humana no trabalho. Foi para verificar o efeito da iluminação no trabalho e trabalhador. Algumas das conclusões mais importantes do Estudo de hawthorne foram: nível de produção por normas sociais e integração do individuo ao grupo, os indivíduos não agem isoladamente, mas seguem o grupo, as recompensas e sanções impostas pelo grupo determinam o comportamento do individuo, o reconhecimento da existência de grupos informais bem estruturados, as relações humanas constituem as interações entre pessoas e grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com