TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Exames: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2012  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

LÍLIAN CRISTINA DE LUCENA COSTA ARAÚJO

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Uberlândia

2009

LÍLIAN CRISTINA DE LUCENA COSTA ARAÚJO

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estratégia Empresarial.

Orientador: Janaina Vanzo Berto.

Uberlândia

2009

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESEMVOLVIMENTO 4

3. REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial e encontra-se abundantemente na literatura da especialidade. À primeira vista parece tratar-se de um conceito estabilizado, de sentido consensual e único, de tal modo que, na maior parte das vezes, entende-se ser escusada a sua definição.

Esse trabalho tem a finalidade de analisar sua importancia para as empresas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Se temos afirmado que a estratégia é assim tão importante, porque parece que algumas empresas insistem em não utilizá-la? Será que elas realmente não usam a estratégia ou fazem uso dela sem percebem?

Antigamente os empreendedores escolhiam o negócio ou segmento de mercado que gostariam de atuar, abriam o negócio, muitas vezes, sem nenhum planejamento e era só esperar o cliente chegar ou até mesmo dependendo da característica do negócio, o empreendedor até escolhia para quem vender. Hoje isto não é mais possível. Não há mais lugar para o amadorismo.

A premissa fundamental para abertura de uma empresa nos dias de hoje ou o sucesso de um negócio que está operando é o planejamento baseado em uma estratégia.

Realmente ainda existem empresas que não traçam uma estratégia por isso ainda é muito alto o índice de mortalidade das empresas nos primeiros anos.

2.2 Uma vez que as estratégias de empresa foram elaboradas, porque dizemos que é tão importante que ela seja disseminada por toda a empresa?

É de suma importancia que todos na empresa esteja ciente das estratégias propostas para que todos esteja unidos e seguindo na mesma direção.

2.3 Será que a empresa na qual seus colaboradores não estão envolvidos com as estratégias traçadas tem menos chance de sucesso? Porque?

O principal fonte de sucesso de uma empresa a meu ver é o capital humano. Se os colaboradores não estão envolvidos com es estratégias da empresa ela não tem como seguir no mercado, o sucesso de uma empresa está ligada não só ligada aos clientes mais sim com seus funcionarios, pois eles que podem fazer um produto diferenciado.

2.4 Quais ações foram determinantes no caso apresentado?

A participação da Associação das Floriculturas Pioneiras de Campinas e Região foi determinante para o resultado positivo. Foi a associação que sentiu o aquecimento ou não do mercado e que participou de programas de televisão, entrevistas para telejornais e rádios e da ação de distribuição de flores nas saídas dos cinemas. Na apresentação dos resultados da campanha, todas as redes locais de televisão estiveram presentes. Participando do +Flores a associação cresceu em número de associados, mostrando sua importancia e força.

2.5 Pesquise pelo menos outros dois casos de sucesso do Sebrae ou de outra fonte e comente de que forma e estratégia foi importante.

Os casos que li, todos tem início com a análise do ambiente, isto é, com o processo de monitorar o ambiente organizacional para identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras. Nesse contexto, o ambiente organizacional encerra todos os fatores, tanto internos como externos à organização, que podem influenciar o progresso obtido através da realização de objetivos da organização.

Há dois indicadores principais de direção para os quais uma organização é levada: a missão e os objetivos organizacionais. A missão organizacional é a finalidade de uma organização ou a razão de sua existência. Os objetivos são as metas das organizações. Há outros dois indicadores de direção que, atualmente, as empresas estabelecem: a visão, que é o que as empresas aspiram a ser ou se tornar, e os valores, que expressam a filosofia que norteia a empresa e a que a diferencia das outras.

2.6 Agora que já exploramos bastante o tema, e, sabemos que muitos líderes de empresas são também empreendedores, desenvolva um texto de sua autoria comentando a respeito dos principais aspectos do empreendedorismo para a estratégia empresarial. Esse texto deve ter em torno de 2 (duas) páginas.

Toda Empresa é parte integrante do seu ambiente. Enquanto os níveis mais baixos (operacional) da empresa estão relacionados com os seus aspectos internos, a tarefa dos níveis mais elevados (estratégico) é estudar e mapear as oportunidades e ameaças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com