TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Trabalho Universitário: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2012  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

Introdução 5

Inovações 6

Consumidor 6

Ambiente de Trabalho 7

Motivação 7

Analise vertical e Horizontal 8-9

Índices 10

Perfil 11

Conclusão 12

Referências 13

Introdução

Este trabalho demonstra as técnicas e percepções adotadas por um empresário de empreendedor., que não poupou esforços para fortalecer o seu negócio.

Atuando em uma área onde a concorrência joga firme, medidas simples obtiveram êxito e ajudaram o empresário a cravar sua marca no mercado varejista do Brasil.

Tornou-se quase que um senso comum a afirmação de que a globalização tem levado os Estado nacionais a uma crise irreversível. Até pelo muito que contem de verdade, essa afirmação precisa ser completada com uma análise prospectiva e recheada com as necessárias mediações e particularidades de caráter histórico e político. Um elemento essencial deve ser a permanente referencia ao indissociável vínculo existente entre a dinâmica do capital e o poder político. Sem a compreensão de que o Estado, tal como o mercado, é um elemento material constitutivo da dinâmica do capital, não conseguiremos escapar do plano da generalidade extrema e a abordagem da crise e reformulação do Estado brasileiro no contexto da chamada globalização não poderá ao menos ser tangenciada.

É de todo conveniente recordar então que a origem dos modernos Estados nacionais encontra-se imbricada com a autonomização do capital mercantil como decorrência e via de superação da crise estrutural da ordem feudal ocorrida no século XIV, acompanhando seu lento declínio. Não podiam, no entanto, serem na origem chamados de Estados-nação, pois tendo sido conformados sobre comunidades autônomas forjadas na época feudal (cuja característica era a fragmentação da autoridade a relação hierárquica interpessoal), os Estados territoriais se definiam pela extensão da soberania exercida sobre os súditos.

A razão de ser desses Estados territoriais formados no Ocidente europeu, era complexa e contraditória. Significava a um só tempo a solução para a crise de representação sociocultural desdobrada da crise da instituição eclesial, projetando-se o rei como novo ser vinculante do céu com a terra, como também a solução para a crise da dominação da nobreza feudal, ameaçada pela rebelião camponesa e a desintegração das relações de trabalho servis. A força coerciva concentrada no poder soberano foi capaz de reconduzir os camponeses ao domínio da nobreza, agora intermediária da relação dos súditos camponeses e artesãos, com o poder soberano.

Mas os Estados territoriais cumpriram ainda um outro e fundamental papel, o de dinamizadores da acumulação mercantil do capital. Elemento constitutivo da ordem feudal, o capital mercantil encontra-se sediado nas cidades e submetido ao predomínio da produção agrícola. Com a crise feudal, o capital mercantil ganhou autonomia e transformou-se na força capaz de conduzir a recomposição da ordem. Para tal, o capital mercantil promoveu a conquista da América e a formação de um mercado mundial, cuja circulação de metais, especiarias e escravos, permitiu a portentosa acumulação originária do capital no núcleo do Ocidente. Mas isso só foi possível pelo vínculo com os Estados territoriais em formação que, ademais, se empenhavam em garantir o espaço para a alocação e a circulação de bens.

Nesses Estados territoriais, que, com a significativa exceção da Holanda, tomaram a forma de monarquias absolutas, as diversas frações da nobreza tiveram que encontrar um novo convívio com a burguesia mercantil, entrecruzando seus interesses numa economia agro-mercantil. As alianças e os conflitos entre os Estados, preservando a tradição feudal, ocorriam por relações interpessoais de caráter dinástico, de modo que Estados poderiam se unir ou se separar, a contiguidade territorial poderia ser recortada, e a legislação civil poderia ser diferenciada. Os conflitos interestatais com grande freqüência tinham respaldo em justificativas de caráter dinástico e religioso, embora redundassem em disputa por fontes de acumulação de capital e parcelas do mercado mundial.

Em meados do século XVII, quase por toda a parte, a nobreza feudal empenhou-se em reaver parcelas do poder econômico-político que viera perdendo em favor da burguesia mercantil e do poder estatal. O capital mercantil, por sua vez, perdeu sua capacidade de reprodução ampliada, com os metais tendo inflacionado o mercado europeu e se completado o saque e genocídio dos povos da América. Para as precoces monarquias absolutas ibéricas (Portugal e Espanha) não restou mais que vivenciar um longo período de estagnação, enquanto que no seu imenso império se consolidava uma variante extremamente diversificada de feudalismo colonial. Desdobrado do feudalismo de "fronteira" da península ibérica -- caracterizado pela centralização político-militar e por numerosa nobreza --, paradoxalmente, as zonas coloniais mais estreitamente ligadas ao mercado mundial implementaram relações escravistas de produção

Ambiente de Trabalho

Hoje diversas mudanças ambientais como a preocupação maior com o meio ambiente, com o domínio de comunicação e comércio on-line, a concorrência acirrada com empresas de outros países faz com que tenhamos a necessidade de novos perfis profissionais.

As mudanças de ambiente de trabalham afetam o desenvolvimento de tarefas, quando mal coordenadas ou de forma inesperadas.

As necessidades de mudança, adaptação e conceito no relacionamento com o público. É uma estratégia utilizada com bastante êxito em diversas partes do mundo e que, no Brasil, desponta como uma forte tendência em ações que visam reposicionar e fortalecer marcas e o relacionamento com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com