TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG Unip vi

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 2

A Constituição de 1988 e o acesso aos direitos sociais

A constituição Federal de 1988, conhecida também por Constituição Cidadã. É a Lei suprema do Brasil. É na Constituição federal que está definida as regras, normas, direitos e proibições que guiam nos brasileiros. A constituição foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988, representou o retorno dos direitos civis e políticos e houve uma extensão dos direitos sociais.  

No artigo 6º da Constituição federal, estabelece que são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.

Direitos sociais foram conquistados ao longo dos séculos, sendo a maioria no século XX, grande parte por meio de movimentos sociais e de trabalhadores, greves dos trabalhadores entre outros. Para as autoridades tornou-se visível apenas cenas de greve, conflitos e desordem. Os direitos sociais tem como principal objetivo a, igualdade, solidariedade e dignidade da pessoa humana.

Neoliberalismo e a desigualdade social

Foi um método utilizado no governo de Fernando Henrique Cardoso, com a privatização de empresas em diversos Estado. Com isso se tinha a intenção da super valorização do real, mas aqui no Brasil acabou trazendo conseqüências ruins. A consolidação do neoliberalismo trouxe o desemprego, salários baixos, desigualdade e a exclusão social. O neoliberalismo visava somente lucros e com isso acarretou na desvalorização da população.

Os movimentos sociais e as transformações sociais

Os movimentos sociais são responsáveis pela mudança de normas do sistema político, com isso ocorre um grande impacto na sociedade, trazendo para a mesma modificações nos direitos que o Estado nega ou não disponibiliza para sociedade.

Nos anos 60 no Brasil os movimentos sociais ganharam força e foram se alastrando por todo o território pela luta dos direitos sociais. Já nos anos 70 movimentos ligados aos sindicatos e estudantil tiveram um grande destaque.

Na década de 80 movimentos ao direito do consumidor e ecológicos foram os que ficaram intensos. Década de 90 foram criadas ONG’s e os movimentos sociais perderam a força.

Em 2013,2014 e 2015 no Brasil por meios das redes sociais, houve uma grande motivação para ir às ruas e protestar contra o atual governo e as corrupções.

Ao meu ponto de vista a população brasileira deveria se aprofundar mais em estudos e entender como funciona o governo e cobrar dos nossos governantes com mais eficácia, já que muitos saem na rua e nem sabe direito o motivo dos movimentos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com