TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abraham Maslow e a Psicologia da Auto-Realização

Por:   •  24/11/2016  •  Resenha  •  3.308 Palavras (14 Páginas)  •  1.685 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEEVALE

[pic 1]

GERSON ALVES JÚNIOR

                                         RESUMO e CRÍTICA

Abraham Maslow e a Psicologia da Auto-Realização

AVALIAÇÃO II

                                                NOVO HAMBURGO/RS

2016

GERSON ALVES JÚNIOR

RESUMO e CRÍTICA

Abraham Maslow e a Psicologia da Auto-Realização

AVALIAÇÃO II

Resumo e resenha crítica do texto “Abraham Maslow e a Psicologia da Auto-Realização”

Profª. Charlotte Spode

                                              Novo Hamburgo/RS

                                                            2016

1 . CONCEITOS PRINCIPAIS:

a) Autoatualização;

Maslow definiu vagamente auto-atualização como “o uso e a exploração plenos de talentos, capacidades, potencialidades etc.”

“Eu penso no homem que se auto-atualiza não como um homem comum a quem alguma  coisa foi acrescentada, mas sim como o homem comum de quem nada foi tirado. O homem comum é um ser humano completo com poderes e capacidades amortecidos e inibidos”.

Maslow começou a estudar a auto-atualização mais formalmente através da análise das vidas, valores e atitudes das pessoas que considerava mais saudáveis e criativas.Começou por olhar aqueles que ele acreditava serem altamente auto atualizados:os que haviam alcançado um nível de funcionamento melhor, mais eficiente e saudável do que o homem oua mulher comuns. Maslow argumentava que era mais exato generalizar sobre a natureza humana estudando os melhores exemplos que pudesse encontrar, do que catalogando os problemas e falhas dos indivíduos comuns ou neuróticos.

Estudando homens e mulheres melhores e mais saudáveis, é possível explorar os limites da potencialidade humana. Por exemplo, para estudar a rapidez com que os seres humanos podem correr, deveríamos trabalhar com os melhores atletas e corredores disponíveis. Não teria sentido testar uma “amostra média” da população geral. Do mesmo modo, argumentava Maslow, para estudar saúde e maturidade psicológica, deveríamos investigar as pessoas mais maduras, criativas e bem integradas.

b) Teoria da Autoatualização;

Em seu último livro, The Farther Reaches of Human Nature (1971), Maslow descreve oito modos pelos quais os indivíduos se autoatualizam, oito comportamentos que levam à auto-atualização. Não é uma lista relacionada logicamente, ordenada e clara, mas representa o auge do pensamento de Maslow sobre a auto-atualização.

1. “Em primeiro lugar, auto-atualização significa experienciar de modo

pleno, intenso e desinteressado, com plena concentração e total absorção”
(Maslow,1971,p.45). Em geral, estamos relativamente alheios ao que acontece dentro de nós e ao nosso redor. (A maioria das testemunhas, por exemplo, relatará diferentes versões do mesmo acontecimento.) Entretanto, todos nós tivemos momentos de exaltada consciência e intenso interesse, momentos que Maslow chamaria de auto-atualizadores.

2. Se pensarmos na vida como um processo de escolhas, então a auto-

-atualização significa fazer de cada escolha uma opção para o crescimento. Muitas vezes temos que escolher entre o crescimento e a segurança, entre progredir e regredir. Toda escolha tem seus aspectos positivos e negativos. Preferir a segurança significa optar pelo conhecido e pelo familiar, mas também significa arriscar tomar-se inútil e velho. Escolher o crescimento é abrir-se para experiências novas e desafiadoras, mas arriscar o novo e o desconhecido.


3. Atualizar é tomar verdadeiro, existir de fato e não somente em potencial. E, para Maslow, o self é o âmago ou a natureza essencial do indivíduo, incluindo o temperamento da pessoa, seus gostos e valores únicos. Assim, auto-atualizar é aprender a sintonizar-se com sua própria natureza íntima. Isto significa decidir sozinho se gosta de determinadas comidas ou de determinado filme, independentemente das idéias ou opiniões dos outros.



4. A honestidade e o assumir a responsabilidade de seus próprios atos são elementos essenciais na autoatualização. Ao invés de posar e dar respostas calculadas para agradar outra pessoa ou dar aimpressão de sermos bons, Maslow pensa que as respostasdevem ser procuradas em nós mesmos. Todavez que fazemos isto entramos em contato com o nosso íntimo.

5. Os primeiros quatro passos ajudam-nos a desenvolvera capacidade de “melhores escolhas de vida”. Aprendemos a confiarem nosso próprio julgamento e em nossos próprios instintos e a agirem termos deles. Maslow acredita que isto leva a melhores decisões sobre o que está constitucional mente certo para cada pessoa-decisões sobre arte, música e alimentação,assim como escolhas de vida mais importantes, tais como um marido ou esposa e uma profissão.

6. Auto-atualização é também um processo contínuo de desenvolvi-

Mento das próprias potencialidades. Isto significa usar suas habilidades e inteligência e “trabalhar para fazer bem aquilo que queremos fazer” (Maslow,1971,p.48).Um grande talento ou inteligência não é o mesmo que auto-atualização; muitas pessoas dotadas não conseguem usar plena mente suas capacidades, e outras, talvez com talentos apenas médios, realizam uma extraordinária quantidade de coisas. Auto-atualização não é uma “coisa” que alguém tem ou não tem. É um processo jamais findo, similar ao caminho budista para a iluminação. Refere-se a um modo contínuo de viver,trabalhar e relacionar-se com o mundo, e não a uma simples realização.

7.“ Experiências culminantes são momento strart sitórios de auto-atualização” (Maslow,1971,p.48). Durante momentos culminantes estamos mais inteiros, mais integrados e mais conscientes de nós mesmos e do mundo. Emtais momentos pensamos, agimos e sentimos mais clara e acuradamente. Amamos e aceitamos mais os outros, estamos mais livres de conflitos interiores e ansiedade e mais capazes de usar nossas energias de modo construtivo.

8. Um passo além na auto-atualização é reconheceras próprias defesas e então trabalhar para abandoná-las. Precisamos nos tomar mais conscientes das maneiras pelas quais distorcemos nossa auto-imagem a do mundo e exterior através da repressão, projeção e outros mecanismos de defesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (251.4 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com