TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABRAHAM MASLOW

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Abraham Harold Maslow (1908-1970) foi um psicólogo adepto da psicologia humanista, que propôs que o homem só estará de fato satisfeito caso suas necessidades forem atendidas. Maslow criou uma teoria em forma de pirâmide mostrando todas as necessidades que devem ser atendidas para que o ser humano esteja em seu ápice da motivação se tornando cada vez mais produtivo.

No presente trabalho será apresentado a “Pirâmide das necessidades” ou Hierarquia das necessidades de Maslow.

2. ABRAHAM MASLOW

Abraham Maslow, nascido no Brooklyn em Nova York, em 1 de abril de 1908. Obteu seu Ph.D em 1934 e começou a lecionar na Brooklyn College, onde começou suas primeiras tentativas de humanizar a psicologia, que mais tarde tornaram-se consequências negativas. Embora os demais estudantes simpatizassem com suas ideias, os demais professores evitavam-no e os editores das principais publicações recusavam-se a publicar seu trabalho. Somente entre os anos de 1951 e 1969 que Maslow desenvolveu e aprimorou sua teoria, divulgando-a em uma série de livros populares e tornando-se uma celebridade, um herói do movimento da contracultura. Os jovens consideravam o trabalho de Maslow extremamente interessante, e muitos o viam como um verdadeiro guru.

"Quanto mais saudáveis nós somos emocionalmente, mais importantes se tornam nossas necessidades de preenchimento criativo no trabalho. Ao mesmo tempo, menos nós toleramos a violação de nossas necessidades para tal preenchimento." Abraham H. Maslow

Na visão de Maslow, cada individuo é dotado de propensão inata à auto realização. Esse estado envolve o uso ativo de todas as qualidades e habilidades, além do desenvolvimento e da aplicação plena do potencial individual. Para o individuo se sentir auto realizado, primeiro é necessário satisfazer as necessidades mais interiores na hierarquia inata e cada uma deve ser satisfeita, antes que a próxima nos motive.

3. A PIRAMIDE DE MASLOW

Dentro de todo estudo sobre motivação, a pirâmide de Maslow é uma das mais conhecidas. A Escola Hierárquica das Necessidades Humanas Básicas de Maslow é apresentada como um processo racional, segundo o qual a motivação cresce através de vários níveis de necessidades.

Maslow hierarquizou as necessidades humanas na seguinte escala em ordem decrescente: necessidades de auto realização, necessidades de auto estima, necessidades sociais, necessidades de segurança e necessidades fisiológicas.

As necessidades fisiológicas são as mais prementes, e demandam um nível de satisfação para a sobrevivência do homem. Detêm-se nelas a fome, sede, sono, alivio de perigos de ordem imediata e etc.

As necessidades de segurança estão num nível acima das de necessidades fisiológicas, relacionando a segurança física, a estabilidade, o sentimento de dependência e proteção, as ordens, as leis, os limites e etc.

As necessidades sociais estão vinculadas a carência que as pessoas têm de amar, participar de clubes sociais, igrejas, grupos e etc.

As necessidades de auto estima se apresentam sob aspecto de auto afirmação, ou de valorização das pessoas em relação a elas mesmas ou os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com