TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Abraham Maslow (1908-1970)

Por:   •  19/11/2017  •  Bibliografia  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 4

Biografia de Abraham Maslow (1908-1970)

Iremos agora descrever um breve resumo biográfico sobre A. Maslow.

Nascido em 1 de Abril de 1908 no Brooklyn, Nova York, Abraham Maslow foi o primeiro dos sete filhos, de pais judeus que emigraram da Rússia para os EUA, teve uma infância bastante infeliz e miserável, segundo o próprio. Seu pai era alcoólatra e se ausentava de casa por longos dias. Sua mãe possuía caracterizas rígidas, o punia pelo mínimo comportamento incorreto, e o rejeitava diante de seus outros filhos. Ele nunca perdoou sua atitude e seu comportamento para com ele e, quando ela morreu, recusou-se a ir ao funeral. Essas experiências tiveram sobre Maslow um efeito que durou toda a vida. “Todo o impulso da minha filosofia de vida”, escreveu ele, “e todas as minhas pesquisas e teorias... têm suas raízes no ódio e na revolta contra tudo o que ela representava” (Hoffman, 1988, p. 9).Por causa do seu físico esquelético e do seu nariz grande, Maslow caracterizou sua adolescência como um gigantesco complexo de inferioridade, que ele tentou compensar desenvolvendo habilidades atléticas. Como não teve êxito no tocante a suas habilidades atléticas, Maslow decidiu se dedicar aos livros e aos estudos.

Cedendo aos desejos dos pais de estudar Direito, matriculou-se no City College de Nova York e iniciou o curso onde manteve-se por três semestre, até que desistiu e resolveu estudar Psicologia. Ele se inscreveu na Universidade Cornell, onde seu primeiro curso de psicologia foi, segundo ele, “terrível e exangue, nada tendo que ver com as pessoas; por isso, dei de ombros 395 abandonei” (Hoffman, 1988, p. 26). Ironicamente, o professor de Maslow naquele curso era E. B. Titchener, que ainda (em 1927) ensinava apenas sua própria fomia estreita de psicologia estrutural, ignorando as outras escolas de pensamento. Maslow transferiu-se para a Universidade de Wisconsin e doutorou-se em 1934. No início, Maslow defendia o comportamentalista, creditando que a abordagem mecanicista da ciência natural tinha respostas para todos os problemas do mundo. Até que uma série de experiências pessoais, que foram do nascimento do seu primeiro filho à eclosão da Segunda Guerra, passando pela exposição a outras abordagens da natureza humana (tais como a filosofia, a psicologia da Gestalt e a psicanálise freudiana), o persuadiram de que o comportamentalismo era demasiado limitado para ter relevância para questões humanas dura douras. Maslow também sofreu a influência de alguns psicólogos europeus que tinham fugido da Alemanha nazista e se instalado nos Estados Unidos — Alfred Adier, Karen Horney, Kurt Koffka e Max Wertheimer. Seus sentimentos de assombro diante de Wertheimer e da antropó loga americana Ruth Benedict o levaram ao seu primeiro estudo das pessoas auto-realizadoras psicologicamente saudáveis. Wertheimer e Benedict foram os modelos de Maslow para a melhor expressão da natureza humana.

Trabalhando principalmente na Universidade Brandeis, em Waltham, Massachusetts, entre 1951 e 1969, Maslow desenvolveu e aprimorou sua teoria numa série de livros provoca dores. Ele apoiou o movimento dos grupos de sensibilidade e veio a ser um dos mais bem conhecidos psicólogos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com