TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA

Por:   •  18/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TRABALHO DE COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA

Disciplina: Empreendedorismo
Professora: Andrea van Herk
Aluno
: Guilherme Francisco Silva Vidigal
Matrícula: 31611BSI003



Monte Carmelo / 2016

1ª Parte

Respostas para as perguntas das páginas 68 e 77 da apostila sobre Oportunidades.

Pagina 68

  1. Quais as diferenças entre administrar uma empresa de tecnologia do mundo real e uma empresa puramente de internet? O que levou muitos jovens executivos a deixarem carreiras promissoras em empresas de sucesso para começar do nada, criando uma empresa pontocom?

Uma empresa virtual pode ser, basicamente uma pequena empresa, como um Shopping virtual, um site de compras coletivas, ou até mesmo um distribuidor que se baseia na criação e no gerenciamento de catálogos de produtos de grandes fornecedores, disponibilizados para revendedores de todos os portes. A grande vantagem em se criar uma empresa na web são os custos baixos, não necessariamente ter uma sede física. Suas receitas e lucros são as principais métricas de bom um negócio, seja ele on-line ou tradicional.

Uma empresa real, já precisa ter seu renome, sede física, custos físicos, despesas de aluguel, energia, muitos funcionários, clientes, e em alguns casos já deve ser reconhecida. Após já ter seu público alvo, fica fácil para a partir daí ter seu espaço virtual, e muitas vezes, podem vender mais que no real, por colocarem promoções, diárias, banners, novos produtos, dentre outros atrativos de fácil visualização para o cliente.

O que levou jovens a abandonarem suas carreiras e investir em uma pontocom foi ousadia, espírito de empreendedorismo, e muitos deles motivados pelos constantes "casos de sucesso" de jovens empreendedores americanos que criaram um site na garagem de casa e, em pouco tempo, mudaram de vida, ou melhor, tornaram-se empreendedores no papel, com muitas ações de empresas com valores de mercado extraordinários e aposentadoria jovem (acumulo de fortuna).

  1. Por que muitas empresas pontocom fecharam suas portas? Se você fosse um investidor, o que levaria em consideração no momento de investir em uma pontocom?

Para se criar uma empresa é necessário muito planejamento estratégico e tático, e como qualquer empresa no mundo real, a empresa virtual necessita de um plano de negócios bem estruturado, controle de custos, receitas e lucros. E muitas empresas declaram falência pois não são previamente planejadas. É necessário pesquisa e desenvolvimento, um bom plano de marketing, e inicialmente lógico, uma grande ideia inovadora.

Atualmente sou o fundador de uma empresa de websites, onde meu maior objetivo é atender os clientes e oferecer soluções a um baixo custo, pois trabalho sozinho e não tenho gastos, servindo com serviços de qualidade e buscando a satisfação plena dos meus clientes.

  1. Você considera que os criadores da primeira geração de empresas pontocom do país foram mais oportunistas ou mais empreendedores? E no caso das empresas pontocom dos Estados Unidos? Cite um exemplo de sucesso e fracasso de empresa pontocom nos dois países e compare os fatores que influenciaram essas empresas.

Foram empreendedores inovadores, pois tiveram coragem e investiram em algo completamente novo no mercado nacional, baseando se em ideias de outros países.

Fica claro que pelo estouro da bolha no início dos anos 2000, a grande maioria eram oportunistas e pegaram uma novidade que balançou todos os mercados. No Brasil em específico, a sensação é que o movimento foi muito mais tímido em comparação aos EUA e que a proporção entre oportunistas / empreendedores foi um pouco menos desequilibrada, mas sem dúvida mantendo o predomínio dos oportunistas.

Exemplos de sucesso: UOL, Google, Terra.
Exemplos de fracassos: BOL, AOL, Sun Microsystems, Napster (apesar do seu grande sucesso inicial entre 1999 a julho de 2001, o serviço foi fechado e adquirido por outra empresa.

  1. Qual o futuro da Internet como celeiro para oportunidades de negócios? Analise nichos específicos de mercado, como os dos adolescentes, dos jovens profissionais entrando no mercado de trabalho e, ainda, o dos mais idosos, da chamada terceira idade.

A internet revolucionou e ainda está revolucionando a forma como nos comunicamos, nos relacionamos, compramos, fazemos negócios, etc.

Imagino que cada vez mais empresas e mercados passarão a utilizar esse canal para realização de negócios. A nova geração já nasce num mundo imerso em grandes quantidades de informação e tecnologia, então, para eles tudo já vem de forma muito natural. Os mais idosos, buscam adaptar-se, buscando atualização e competitividade todos os dias. Seja uma empresa apenas do mundo real, ou uma empresa totalmente virtual, alguma referência na internet é sempre necessária nos dias atuais.

Página 77

  1. O que o Buscapé deverá fazer para manter seu crescimento? Quais as oportunidades e ameaças que se apresentam ao Buscapé neste novo cenário? Será que uma empresa brasileira conseguirá se tornar competidor importante no mercado mundial?

Nestes tempos de crise econômica, primeiro é necessário manter-se vivo no mercado, fazer novas parcerias, manter-se atualizado (mercado, tecnologia, negócio, consumidores, compradores, marketing), apostar na mobilidade do usuário (outras plataformas móveis), diversificar o sistema de compra e vendas. Investir na internacionalização e sempre implementar o sistema são estratégias para o crescimento da empresa.

Acredito que no Brasil não temos competidor forte com os Estados Unidos, pois toda tecnologia nossa é digamos que “copiada” e implementada em cima. Porém os mercados são extremamente distantes, portanto objetivam clientes e/ou um público alvo diferente.  Necessitamos de novas ideias, investidores e lógico mão de obra qualificada para colocar as ideias em prática.

  1. Muitas empresas têm aberto o capital na Bovespa (bolsa de valores brasileira) recentemente. Analise esta possível estratégia de saída do negócio para a empresa de capital de risco Great Hill Partners. Quais outras estratégias de saída seriam interessantes para esta empresa de capital de risco, considerando seu portfólio de investimento e histórico de negócios anteriores (visite o site da empresa e pesquise na Internet para obter mais informações)?

A GreatHill Partners poderia ter aguardado mais dois ou três anos (podendo assim completar o tempo limite de sete anos do fundo de investimento), para acompanhar como será o crescimento da empresa no mercado latino americano. Esta ação se enquadraria em seu critério de dar suporte às empresas que estão em expansão, porém, poderia ser arriscado para o fundo, analisando as recentes aquisições de competidores internacionais como Google, eBay, Microsoft e Yahoo.

A abertura do capital do BuscaPé na Bolsa de Valores seria interessante para garantir um retorno financeiro pois facilitaria a internacionalização da empresa, devido ao novo suporte recebido. Porém, esta abertura de capital poderia trazer riscos externos à empresa, como a volatilidade e grande oscilação do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com