TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PESQUISA DE MERCADO

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.313 Palavras (22 Páginas)  •  1.263 Visualizações

Página 1 de 22
  1. Introdução

A ESAMC (Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação), presente na cidade de Campinas, uma faculdade com apenas 17 anos de fundação é reconhecida pelos excelentes professores a qual formam bons profissionais prontos para o mercado de trabalho. Atualmente oferece cursos de graduação em engenharia, na área de negócios com administração, de comunicação, design, moda e direito, com o total de 15 cursos, o serviço educacional também oferece tecnólogos com 12 cursos e MBA apresentando 11 cursos, ao todo a instituição situada em Campinas possui 1.441 alunos matriculados na unidade I, localizada no centro da cidade, e na unidade II, localizada no Jardim Paraiso, visando que este número corresponde somente aos matriculados em bacharelado e tecnólogo.

A instituição acadêmica possui um site com algumas informações, não somente de suas unidades situadas em Campinas, mas também de outras cidades que comportam a mesma, antes da atualização o site continha a opção para realizar o login de seus alunos e professores para acessar o Blackboard, um sistema de compartilhamento de materiais de apoio referentes as matérias cursadas e o contrato pedagógico e o Aluno@Net, sistema utilizado para a verificação de notas, faltas, boletos, realização de avaliações institucionais e  renovação de empréstimos de livros da biblioteca. São duas ferramentas importantes para os alunos e professores ESAMC acessado frequentemente, porém na última atualização no site da faculdade foi retirado a opção de login para funcionários e alunos, o que fez com que para realizar o acesso do Blackboard e do Aluno@Net os interessados precisam logar direto com o endereço dos mesmos.

Ao observar uma dificuldade dos alunos para encontrar o endereço correto e pelo uso frequente dos sistemas de arquivos e notas pelo smartphone devido a facilidade que o aparelho proporciona e pela rotina de vida, este trabalho traz a proposta de um aplicativo ESAMC, com as funções necessárias para os seus clientes, ou seja, o aluno ESAMC.


  1. Objetivos
  1. Objetivo Geral

        O objetivo geral é descobrir se haverá demanda pelo novo produto, o Aplicativo ESAMC, e se de fato o aplicativo fará parte da vida acadêmica do aluno matriculado na mesma instituição, contudo durante esta pesquisa é trabalhado na identificação do público alvo explorando mais as informações precisas medindo a satisfação do aluno com o site acadêmico, encontrando as opiniões positivas e negativas referentes ao Blackboard, Aluno@NET e site ESAMC, encontrando seus desejos referentes aos sistemas online da faculdade e o que realmente é necessário, buscando os pontos principais para a elaboração de um aplicativo que oferece facilidade e funcione de maneira eficiente.

  1. Objetivos Específicos

A pesquisa se estende na quantificação de usuários disponíveis para o uso do aplicativo, identificar qual o sistema operacional mais usado, (IOS, Android, Windows Phone) e quais são viáveis para a elaboração do produto, visando também descobrir qual o perfil do público alvo para trabalhar em uma melhor comunicação construindo um design moderno, bonito e eficaz para o Aluno ESAMC trazendo a identidade da devida instituição que oferece um serviço de formação acadêmica e caso não houver demanda para o aplicativo, na existência de uma solução será apresentado algum fator adequado para o lançamento do produto.

  1. Metodologias
  1. Pesquisa de Dados Secundários

No primeiro momento a metodologia escolhida foi realizar uma pesquisa de Dados secundários que são, por definição, dados já publicados anteriormente que não foram coletados em prol da pesquisa em questão, mas que estão disponíveis para consultas; Nada mais é que levantar informações que já estão disponíveis no mercado.

Alguns exemplos de fontes confiáveis bastante utilizados neste tipo específico de levantamento são o IBGE e o IPEA. Os levantamentos em fontes secundárias compreendem: levantamentos bibliográficos, documentais, estatísticos e de pesquisas previamente realizadas tanto do meio externo quanto do meio interno da empresa. Esses dados são essenciais para o início de uma investigação, ou seja, para mapear o cenário em questão e auxiliar nas tomadas de decisão do gestor. Utilizar a metodologia de levantamento de dados secundários consiste em usar dados pré-existentes que seja condizente ao objeto de estudo em questão; Para isso pesquisamos assuntos relacionados à utilização de telefones celulares, publico alvo, tecnologia em relação aos aplicativos mobile, crescimento de acesso à internet através de smartphones, aplicativos mais utilizados pelos jovens e o aumento na demanda de aplicativos.

Usando a pesquisa de dados secundários encontramos as seguintes informações:

  • Desde que o telefone celular passou a ser considerado um aparelho indispensável para facilitar as necessidades cotidianas das pessoas, investigações sobre o seu uso começaram a ser desenvolvidas desde diversas perspectivas (Campbell, 2006; Fortunati, 2002). Estudos buscam compreender como tal tecnologia vem se inserindo na sociedade e revelando tendências de comportamento. Frente a esses achados, observa-se que a abrangência do telefone celular na vida dos adolescentes é proporcionalmente maior do que na de adultos (Eliot e Jankel-Elliot, 2003).

  • Foram investigados 500 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 18 anos, residentes na cidade de Porto Alegre, estudantes de escolas públicas e privadas e de nível socioeconômico médio. Os resultados parciais desse estudo revelam que existe uma diferença conforme o sexo no uso do telefone celular, isto é, meninos o utilizam mais para jogos e envio de mensagens e meninas para conversas com amigas. Também é possível observar que a variável idade interfere na quantidade de horas de utilização do aparelho por adolescentes, pois a quantidade de horas de uso do aparelho tende a diminuir, conforme aumenta a idade do jovem. Pode-se concluir então que desde a perspectiva das relações familiares, o celular, acabou ocupando um espaço com dimensões que extrapolam sua função primária que seria a de estabelecer uma comunicação interpessoal.
  • O celular superou os computadores de mesa e passou a ser o aparelho mais usado por crianças e adolescentes para acessar a internet. Pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet revela que 82% dos jovens entram na rede por telefones móveis, enquanto 56% navegam em dispositivos fixos. Os dados foram coletados em 2014, a partir de 2,1 mil entrevistas domiciliares com jovens de 9 a 17 anos.
  • A maior motivação dos jovens para usar a rede é entrar nas redes sociais (73%), buscar informações para trabalhos escolares (68%) e pesquisas de interesse pessoal (67%). Outro uso importante é o de aplicativos de mensagens instantâneas (64%). Em seguida vêm atividades recreativas como ouvir música (50%) e assistir a vídeos (48%).
  • O uso dos Apps mobile cresceu de 58% em 2015 em relação ao ano anterior, sendo que 40% deles foram feitos por usuários antigos. O número de usuários que passaram a consumir mais aplicativos é alto se comparado com os últimos anos, 20% em 2014 e 10% em 2013.
  • Das áreas que mais tiveram crescimento, os apps de “personalização” se destacam com um aumento de 332% em 2015. De acordo com a análise, os usuários aderiram mais aos aplicativos de emojis e configurações de tela para serem usados em conversas no WhatsApp, Facebook Messenger, Line e Snapchat. Outro setor com desempenho na casa dos três dígitos foi o dos aplicativos de “notícias e revistas”. Com 141% de aumento em relação a 2014, eles demonstraram uma mudança do consumo de conteúdo e notícias das TVs e PCs para smartphones e tabletes.
  • O principal motivo para o crescimento é a utilização de handsets como principal dispositivo dos estudantes do ensino médio e superior, pois a maioria utilizaria apps de e-mail e documentos como Gmail, Google Docs, Quip, Slack e Microsoft Office.

Essas pesquisas de dados secundários foram encontradas em fontes buscadas na internet nos determinados sites abaixo:

O telefone celular e o adolescente: sua utilização e repercussões na família                  Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs/online/IIImostra/Psicologia/62338%20-%20FABIANA%20VERZA.pdf

Celular é usado por 82% das crianças e adolescentes para acessar internet Disponível em: http://m.agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-07/celular-e-usado-por-82-das-criancas-e-adolescentes-para-acessar-internet

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (576.2 Kb)   docx (269.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com