TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL Estudo De Caso: Seleto - Desafios

Trabalho Escolar: TRABALHO INDIVIDUAL Estudo De Caso: Seleto - Desafios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  5.459 Palavras (22 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS 4

2.2 SEGUNDO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 15

2.3 TERCEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 18

3 CONCLUSÃO 25

REFERÊNCIAS 26

1 INTRODUÇÃO

.

Este trabalho é uma atividade acadêmica do sétimo período de Administração, desenvolvida com o objetivo de proporcionar um melhor conhecimento de como é criar um pré projeto de embalagens ecológicas para uma empresa que já esta no mercado, mas que tem experiência em outro segmento de ramo.

O trabalho descreve todas as etapas desse pré projeto e de como foi elaborado de acordo com as nove áreas do conhecimento da disciplina de Gestão de Projetos. O grande desafio desse projeto será levar para o mercado um produto diferenciado e ecologicamente correto, pois a embalagem reflete a cultura e estagio de desenvolvimento de uma nação e seu aprimoramento vem acompanhando a evolução da sociedade deste os tempos primórdios, se adequando a sua nova organização, padrão e necessidades. A utilização da embalagem esta diretamente atrelada ao nosso estilo de vida tendo como função tão fundamental que passa a ser confundida com o próprio produto em si.

O trabalho também aborda os conceitos das disciplinas de Administração de Produção, e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negocio.

Um estudo de mercado foi realizado para identificar as possíveis oportunidades de novos negócios de acordo coma as características da região de Santa Luzia.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS

1) Elaboração do Pré-projeto

O pré projeto de Embalagens Ecológica elaborado para a empresa Seleto, foi realizado após um estudo sobre novos produtos sustentáveis no mercado. Houve uma preocupação de não só criar um produto viável para o novo negócio, mas também de um produto que apresentasse algum beneficio para o meio ambiente. A idéia de embalagens ecológica surgiu após perceber os benefícios que esses produtos oferecem ao meio ambiente e a sociedade. Todos os dados do projeto são para uma empresa de pequeno porte.

Alguns exemplos de embalagens ecológicas que podem ser produzidas pela empresas:

TÍTULO DO PROJETO

FABRICA DE EMBALGENS ECOLOGICA

APRESENTAÇÃO/ DESCRIÇÃO DO PROJETO

O negócio de fábrica de embalagens ecológicas está relacionado à qualidade de vida das pessoas, uma vez que contribui de forma significativa para a sustentabilidade. O foco principal será a relação entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente. A empresa será ecologicamente correta desde o inicio no planejamento ate produção final do produto. O modelo de negócio de fabricação de embalagens ecológicas que se apresenta será direcionado para sacolas destinadas a transportar produtos adquiridos em supermercados e/ou lojas, não entrando no segmento de embalagens de produtos em geral, devido à complexidade e nível de especialização que requer.

A empresa a visa a princípios clientes potenciais como: lojistas, supermercados e pequenas empresas de bens de consumo. A estrutura de pessoal será de 11 colaboradores. O investimento inicial esta orçado em aproximadamente R$ 400.914,00 reais, valor suficiente para gasto com instalação, insumos, mão de obra, maquinário e despesas operacionais, pelo menos 12 meses. O retorno investido esperado será de 18 meses após o inicio das operações. A empresa será de pequeno porte.

OBJETIVO GERAL

Elabora um modelo de negocio visando a viabilidade de implantar uma empresa de embalagens ecológicas

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Melhorar a qualidade de vida da sociedade, fazendo com que suas ações visam reduzir o impacto ambiental utilizando matérias pos consumo recicláveis que muitas vezes não tem destinação correta para a produção de embalagens sem a necessidade de nova extração dos recursos naturais hoje utilizados por empresas presentes no mercado.

• Crescer no mercado, buscando grandes empresas com altas demandas por embalagens, aumentando assim sua carteira de clientes.

JUSTIFICATIVA

O modelo de desenvolvimento econômico e social está proferido nas últimas décadas um colapso ambiental, os recursos naturais estão cada vez mais escassos, e a vida no planeta está se tornando cada vez mais difícil, a harmonia entre meio ambiente e homem começa a dar sinais de seu final.

Uma das causas dessa desarmonia ambiental está na falta de preocupação com meio ambiente na prática projetual de objetos, tanto visuais como físicos, para o uso do homem.

Nesses aspectos se têm nas embalagens, mercados que vem crescendo e se diversificando. As embalagens passaram a ser essenciais para a vida do homem moderno, entretanto ao mesmo tempo, uma das responsáveis por grande do lixo presente no planeta hoje. Com esse entendimento torna-se viável a realização deste negocio

PERIODO DE REALIZAÇAO DO PROJETO

O período para que o projeto seja concluído será de um ano, após esse período a empresa deve projetar novos projetos de melhoria tanta nos produtos fabricados como também na empresa, afim que a empresa cresça e alcança novos mercado, maiores produções e novos produtos.

• Inicio estimado 01/01/2015, inicio de planejamento, execução e controle do projeto.

• Termino estimado 01/01/2016, fim do projeto e abertura para novos projetos.

CUSTOS

São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados.

O cuidado na administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com