TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDICIPLINAR DE GRADUAÇÃO: PRISMA

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.305 Palavras (22 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 22

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE UNIBH

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DE GRADUAÇÃO EM

MARKETING

ANA RÚBIA, JULIANA MENDES, LARICIA YASMIM, LIDIANE PIRES,

LIDIANE VENANCIO, RODRIGO OLIVEIRA

TRABALHO INTERDICIPLINAR DE GRADUAÇÃO

PRISMA

BELO HORIZONTE 2014

ANA RÚBIA, JULIANA MENDES, LARICIA YASMIM, LIDIANE PIRES,

LIDIANE VENANCIO, RODRIGO OLIVEIRA

TRABALHO INTERDICIPLINAR DE GRADUAÇÃO

PRISMA

Trabalho Interdisciplinar de Graduação apresentado no Curso Superior de Graduação Tecnológica em Marketing ao Centro Universitário de Belo Horizonte a fim de aprovação do quarto período.

Orientador: Prof. Diego Figueiredo

BELO HORIZONTE 2014

‘’ As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram’’.

( Philip Kotler )

SUMÁRIO

  1. Introdução
  1. Referencial Teórico

2.1Desenvolvimento de Produtos e Serviços

  1. Marketing Estratégico

  1. Estratégia de Precificação
  1. Gerencia Estratégica de Vendas
  1. Marketing Digital
  1. Metodologia
  1. Análise
  1. Desenvolvimento de Produtos e Serviços
  1. Marketing Estratégico
  1. Análise Ambiental
  1. Análise SWOT
  1. Estratégia de Precificação

4.6Gerencia Estratégica de Vendas 4.7Marketing Digital

  1. Considerações finais
  1. Referências Bibliográficas
  1. Anexos

1. INTRODUÇÃO

O cenário do mercado mundial atual, empresas nascem a todo momento e ao entrarem no contexto de competição acirrada, grande parte dessas empresas sucumbem, e por motivos comuns que são estudados com o intuito de mapear e analisar o perfil empreendedor de sucesso, suas atribuições e capacidades. Alguns autores reforçam que uma das características fundamentais do empreendedor é a capacidade de inovar, outros já defendem que a função principal de um empreendedor é de reformar ou revolucionar, explorando uma invenção ou método. Independentemente de sua definição ou empregabilidade, o empreendedorismo ao ser citado é geralmente acompanhado de uma abordagem associada ao fator inovação, seja ela em produtos ou serviços.

Uma das definições de inovação é a criação ou renovação de algo já existente, partindo de estudos, observações e persistência, na busca de soluções, que sejam práticas e simples, que possam ser facilmente entendidas e aceitas pelos consumidores, sendo definido como a introdução de algo novo no mercado (Katz, 2003), outra definição é a de inovação técnica como incorporação, combinação ou síntese de conhecimento em novos produtos, processos ou serviços (LUECKE, 2002).

Ao observar outras definições de inovações é possível encontrar em uma versão mais simples segundo Weisberg (2003),

‘’criatividade e inovação surgem do pensamento regular e ordinário, replicado de maneira extraordinária’’.

já Bernstein (2003) diz que :

‘’ propõe que a criatividade e a inovação são baseadas em primeiro lugar pela adequada formulação do problema que facilita o processo de inovação e evita a dispersão desnecessária de recursos e energia da organização’’.

Embora cada autor defenda sua análise sobre inovação de uma perspectiva concisaobserva-se uma definiçãoque embora simples, pode exemplificar claramente o contexto abordado onde “inovação é ação ou efeito de inovar,

Introdução de alguma novidade na legislação, nos costumes, na ciência, nas artes etc.; seu resultado: os velhos desconfiam das inovações...” que ao

retornar ao contexto a ser analisado e abordado no trabalho apresentado, o mercado, é possível, perceber e entendera novidade, sendo inserida nos meios, nos costumes de uma organização ou de uma sociedade, diante desse produto ou serviço os resultados podem ser favoráveis ou não o que depende da estratégia adotada pelo empreendedor ou organização para a conclusão dos objetivos na inserção dessa “novidade” para o público de interesse.

A função do empreendedor é reformar ou revolucionar o padrão de produção explorando uma invenção ou, de modo geral, um método tecnológico não experimentado para produzir um novo bem ou um bem antigo de maneira nova, abrindo uma nova fonte de suprimento de materiais ou uma nova comercialização para produtos, e organizando um novo setor (SCHUMPETER, 1952, pg. 72).

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Para o desenvolvimento de o trabalho a seguir foram utilizadas referências de outros trabalhos e estudos publicados sobre o tema em questão de acordo com a interdisciplinaridade proposta.

2.1 Desenvolvimentos de Produtos e Serviços

Com o mercado competitivo, para se destacar é necessário um posicionamento diante do público consumidor de uma forma mais atraente e uma das formas é através do início, tendo um objetivo claro através do que se espera conseguir com um produto ou serviço.

Segundo Las Casas (2005) que “produto é o objeto de uma transação ou relação de troca podendo ser ofertado para pessoas físicas ou jurídicas com intuito de satisfazer o consumidor “Podemos afirmar com segurança que a parte mais importante do composto de marketing é o produto”. Todas as atividades de uma empresa justificam-se pela sua existência”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (305.8 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com