TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO MIDIA

Por:   •  8/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO - RESUMO

  • Funcionalismo -> Positivismo

Pessoas que buscavam o sucesso da comunicação global através da globalização, isso antes do estouro da globalização. Este movimento só pensa em dinheiro, em como a mídia pode lucrar.

  • Teoria Critica -> Escola de Frankfurt

Os fundadores da escola de Frankfurt foram Adorno e Horkheimer, que criaram a teoria critica baseado no medo, pensando no perigo da venda de cultura a indústria cultural, onde a arte é usada como mercadoria e dela é tirada a essência da sua criação.

Hoje é tanta informação que fica difícil segmentar o que pode virar conhecimento, muito menos sabedoria.

  • Desafio Cívico

Capacidade de tratar sobre assuntos relevantes que não estão na mídia. Em tempos atuais a mídia toma dado atenção somente a coisas irrelevantes,  deixando acontecimentos históricos de lado. Fazendo isso o ser humano tem o desafio de criar capacidade para segmentar os assuntos a serem discutidos, e este é chamado de desafio cívico.

  • Voltando a torre de Babel

Para Morin, em sua visão, a quantidade absurda de informação que nos aparece todos os dias impede o cérebro, ao menos dificulta o processo de transformar uma informação em conhecimento, que posteriormente pode chegar ao nível sabedoria, se transformando em algo muito valioso, como temos hoje as leis da física, por exemplo.

  • Z. Bauman - Vida liquida / superficialidade de laços humanos

Sociólogo que diz que hoje nós vivemos uma ditadura do “eu”, onde as intimidades são expostas, como microfones em confessionários. Bauman diz que as relações humanas são liquidas atualmente, não ficam estáticas, liquido esta em constante mudança.

  • E. Morin - Hiperespecialização, conhecimento pertinente, perda de nações de coo cidadania.

Sociólogo que diz que estamos no século onde todos querem ser especialistas em algo, mas algo especifica não todo o saber. Morin percebe que hoje separamos o conhecimento, fazendo com que pensamos que não precisamos conhecer tudo, só o que nos realmente interessa. Morin segue o pensamento do Aristóteles, onde conhecimento é uma só coisa, mas que hoje, para atender ao mercado, o homem segmenta o conhecimento, o que não é tão real como parece, pois o conhecimento é uma coisa só.

A escola de Frankfurt consiste em um instituto que desenvolveu a chamada teoria Critica responsável por examinar profundamente a intimidade entre interesse econômico e produção cultural. O funcionalismo parte do pressuposto de que tudo pode e deve ser explicado, o que leva o homem a buscar interminavelmente os porquês de tudo. Para os fundadores da Escola de Frankfurt, a indústria cultural converte cultura em mercadoria, e de tal modo que o produto prescreva toda a reação do consumidor.

  •  Funcionalismo – O Emissor é sujeito, o receptor é prejudicado.
  • Teoria Critica – Para enfrentar o pensamento único que legitima a ideia de que a técnica é o grande mediador das relações humanas.
  • Mundo Liquido – Para entender as diferenças entre vinculo e conexão na pós-modernidade.
  • Hiperespecialização – Para entender o que enfraquece a percepção da solidariedade humana.

A escola de Frankfurt nasceu em 1924 com a criação do instituto de pesquisa social, seus principais integrantes eram Theodor Adorno e Max Horkheimer, esses intelectuais cultivavam a conhecida teoria critica da sociedade, porque consumimos até o que não precisamos? Na indústria cultural o que ocorre é a implantação da necessidade de consumo, logo compramos para alcançar o bem estar, vemos a alienação claramente na televisão, onde somos incentivados cada vez mais pelas mídias de massa a consumir, a comprar e a cada vez ficarmos mais ligados a essas marcas. Outro meio em que somos influenciados a consumir e neste caso consumir informação é em ser necessário saber as ultimas noticias que estão sendo anunciadas em todos os jornais. A indústria cultural já estava presente na segunda guerra, foi um meio utilizado por Hitler que implantou a ideologia do nazismo na Alemanha e fez com que todos acreditassem que a ideia dele era a ideia de todos e que o desejo dele era o desejo de todos. E a indústria cultural até nos dias de hoje funcionam assim, implantação de ideias que ser feliz é sinônimo de consumo. Para entendermos mais claramente sobre, basta analisar os investimentos que são feitos para realizar propaganda de cada marca, como propagandas de cerveja, roupas, sapato, etc. Em contraposição a teoria critica visa não permitir a reprodução constante dessa dominação e oferecer um comportamento critico nos confrontos com a ciência e a cultura, apresentando uma proposta politica de reorganização da sociedade de modo a superar o que eles chamavam de crise da razão.

Modernidade liquida e pós-modernismo: Bauman ele é um sociólogo polonês que nasceu em 1925, ele fez faculdade após a guerra de sociologia e foi expulso da faculdade, quando se aposentou em 1990 começou a trabalhar melhor a questão do mundo Liquido. A modernidade liquida é o período especifico do capitalismo em que a sociedade produtora é substituída pela sociedade consumidora, o que não significa que não há mais produção, mas que a via do consumo é a prioridade. A sociedade de consumo constitui indivíduos aptos a agir a consumidores de mercadorias, tudo é descartável, tudo pode ser um objeto a ser consumido, desde um emprego até as próprias pessoas, de lá vem as noções que os relacionamentos são mais frágeis, não duram e não são feitos para durar. Para Bauman a gente não se relaciona, a gente se conecta, a vantagem que a conexão tem é a facilidade de se desconectar. Até mesmo os ídolos atualmente são descartáveis, eles duram uma quantidade de shows, temporadas e após nem são lembrados, portanto em transformar a própria identidade em mercadoria. As identidades da modernidade liquida deixou de ser algo que você herda e viraram algo que você procura, no entanto essa busca pela necessidade que é mediada pelo consumo é uma busca sem fim. As necessidades sempre serão passageiras, pois são sempre descartáveis e nunca é mais absoluta, hoje você pode mudar os pensamentos a qualquer momento, ninguém é mais obrigado a nada, simplesmente você escolhe o que é melhor para você. E por isso que as relações de trabalho mais se desgastam. A modernidade liquida é uma época de instabilidade e de incertezas, para Bauman uma das formas de dominação é através da incerteza, através das possibilidades de controlar as incertezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com