TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico Mídias Sociais

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES

1.        Para o determinista tecnológico Mc Luhan, o poder transformador da mídia é a própria mídia. Segundo o autor canadense, o homem é constantemente modificado pelas suas próprias invenções, mesmo que tais modificações sejam invisíveis. O que verdadeiramente interessa não é o que a rádio ou televisão dizem, mas sim o fato de existirem, trazendo transformações à sociedade. Como a evolução tecnológica dos meios de comunicação provoca transformações na sociedade?  

A evolução tecnológica tem a ver com o crescimento do pensamento humano que motiva a criar maneiras diferentes de vencer as dificuldades. E com base em estudos realizados por sociólogos, historiadores e antropólogos apontam que as transformações sociais podem ser sutis e muito complexas quando explicadas pela visão das mudanças dos meios de comunicação. Por que envolvem interações entre forças culturais, econômicas e sociais, bem como influências científicas e tecnológicas. Para esta corrente de ideias, alguns estudiosos usam o termo superdeterminação, que significa que um fenômeno pode ser atribuído a vários fatores determinantes.

2.        Explique como o conceito de cibridismo está ligado as teorias do determinista tecnológico Marshal McLuhan. 

Artigo: https://marketingnaeradigital.com.br/blog/marshall-mcluhan-e-altered-carbon-passado-e-futuro-convergindo-no-presente

Atualmente, é impossível não estarmos conectados. Essa cultura faz parte da rotina e comportamento da sociedade. É praticamente um cruzamento natural entre dois mundos: on-line e off-line. E quanto mais o tempo passa, fica mais difícil avaliar o quão rapidamente esse processo, chamado de Cibridismo, avança.

Muitos locais físicos incentivam essa interação, por exemplo: restaurantes, espaços urbanos que estão sendo projetados com a preocupação de melhorar o layout e a funcionalidade do ambiente para facilitar e incentivar o usuário para: compartilhar fotos, interagir colocando hastags nas mídias sociais; e assim promovendo o próprio negócio local.  Essas ações, já não são mais novidades.

Isto é um sinal do quanto a população já está vivendo os impactos da evolução tecnológica.

3. A inovação de Henry Jenkis (2009) foi não enxergar a convergência sob o ponto de vista tecnicista. Para o autor, a convergência deve ser compreendida como o fluxo de conteúdos que acontece através de diferentes plataformas; as audiências segmentadas colaboram com a criação e circulação de produtos culturais da indústria de entretenimento. Os estudos de Jenkins focam seus esforços de pesquisa no estudo da cultura de fãs. Explique a principal crítica que Alex Primo faz a teoria de Jenkis.

Link para o Texto de Alex Primo: 

http://alinecorso.com.br/wp-content/uploads/2019/03/Critica_da_cultura_da_convergencia_parti.pdf

A principal crítica de Alex Primo está no menosprezo a análise crítica dos aspectos políticos envolvidos. Os problemas e a complexidade que surgem do reconhecimento de uma cultura de convergência devem ser expostos. “Alertar que o debate não pode resumir-se à celebração da convergência dos interesses da grande mídia com os desejos de consumo de fãs. Esse relacionamento — relevante e inovador, não há dúvida — deve ser visto como apenas um entre tantos fenômenos da cibercultura e não como aquele que descreve e resume nosso tempo”, conforme o texto.

4. “A tecnologia precursora dos meios de comunicação de massa foi o tipógrafo, aparelho capaz de reproduzir a escrita em grande escala inventado pelo alemão Johannes Gutenberg no século XV. Esta técnica de impressão, que inicialmente era usada para produção de livros, passou a ser utilizada comercialmente como meio massivo para imprimir jornais somente a partir do século XVIII. Neste período, a forma escrita fixa-se e a produção de informação acelera, atingindo uma escala industrial (MCLUHAN, 1972).

A partir da Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra em meados do século XVIII e disseminou-se pelo mundo a partir do século XIX, as tecnologias aperfeiçoaram-se numa velocidade cada vez maior. A economia industrial deu lugar à economia digital, na qual a tecnologia se torna a força dominante. Objetos digitais passaram a circular em escala mundial através da rede, possibilitando o uso e acesso à informação de maneira mais rápida, devido à interação direta entre o receptor e a informação. Portanto, no momento que as empresas se encontravam em estágio avançado no tratamento da comunicação com os seus diversos públicos, surge uma nova mídia e ferramenta de marketing e comunicação, dinâmica, moderna e interativa: a Internet.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (215.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com