TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa De Câmbio

Resenha: Taxa De Câmbio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Resenha  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  139 Visualizações

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medida em unidades da moeda nacional. Por exemplo, quando o Brasil se diz que a taxa de câmbio é de 1,80 isso significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,80 porque essa é a moeda mais cotada no nosso país. Sendo assim, a taxa de câmbio representa o custo de uma moeda em relação à outra. Para compra e para a venda da moeda, as cotações apresentam taxas, sendo essas reverenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central.

No Brasil, a população tem livre acesso às taxas de câmbio praticadas, seja através da imprensa ou através da página do Banco Central do Brasil, na Internet, sendo cotações de diferentes moedas diariamente. Não há nenhuma taxa de câmbio fixada pelo Banco Central, estas são livremente acordadas entre as partes contratantes. Vale ressaltar que as taxas de Câmbio divulgadas pelo Banco Central do Brasil, são referência para cálculo aproximado dos valores.

Há diferentes terminologias para indicar as diferentes taxas praticadas de acordo com a natureza da operação. Por exemplo, a expressão "câmbio turismo" é utilizada para representar a compra e venda de moeda em viagens internacionais, geralmente em espécie. Já, o "câmbio comercial" é usado para definir operações realizadas no mercado de câmbio, tais como: importação, exportação e etc.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com