TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa de câmbio

Tese: Taxa de câmbio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

Q 1 )A inflação(queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. é usada para se referir ao aumento geral dos preços em um país ou região.)é ruim para a economia de um país,quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro, como por exemplo num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra. Quando a inflação esta em um nível baixo acontece a estabilização dos preços ou seja o valor dos produtos não aumentam.

A inflação já foi o grande drama da economia brasileira, a partirdos anos 1980, vários planos fracassaram na tentativa de impedir o seu crescimento. Mas, desde 1994, com a implantação do Plano Real, ela está relativamente sob controle.

taxa de juros (Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado).

Quando a empresa tem dinheiro sobrando em caixa ela empresta para o banco passar para terceiros mais para que isso aconteça a empresa cobra uma taxa de remuneração porém quando a empresa tem uma divida de longo prazo e a taxa de juros sobe a empresa terá que pagar mais juros já se a empresa tiver muito dinheiro emprestado logo terá menos dinheiro sobrando em caixa ou seja a margem ilíquida vai baixar.

Como o exemplo o FED ( O Banco Central dos Estados Unidos) banco central dos estados unidos,para manter a inflação sob controle, o Fed pode elevar a taxa de juros dos fundos federais, que são os juros que os bancos pagam sobre os empréstimos que eles fazem da reserva federal. Vamos imaginar que o FEDseja como um cartão de crédito para os bancos Quando os bancos têm de pagar uma taxa de juros maior, eles costumam aumentar as suas taxas em empréstimos e contas de cartões de crédito para empresas e indivíduos. Isso significa que as empresas e os clientes devem pagar taxas de juros maiores por fundos tomados em empréstimo. Isso costuma fazer com que os clientes gastem menos e as empresas façam menos empréstimos. Quando as empresas não pegam dinheiro emprestado para desenvolver aquele novo projeto, a tendência é que elas cresçam mais devagar Quando os clientes não compram mercadorias e os negócios não crescem, os lucros das empresas diminuem, e isso causa uma redução nos preços das ações. Por outro lado, quando o Fed reduz a taxa de juros, os investidores costumam ficar animados. A redução significa que os bancos tomarão mais empréstimos e concederão empréstimos com melhores taxas. Os negócios irão crescer e os consumidores irão gastar. Os lucros das empresas irão subir. Os investidores costumam comprar, comprar, comprar!

Taxa de câmbio(o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional.)

A taxa de câmbio pode ser definida em termos diretos ou em termos indiretos A taxa de câmbio está definida em termos diretos quando exprime o preço de uma unidade monetária estrangeira em unidades monetárias de moeda nacional.

exemplo: a taxa de câmbio USD/EUR está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com