TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnica De Negociação E Processo De Negociação CONCEITOS - NEGOCIAÇÃO. ESTRATÉGIAS E TÁTICAS A Negociação Ocupa Um Lugar Importante Nas Atividades Humanas, Isto Porque Todos Negociamos Mesmo Quando não Temos Ciência Disso: Para C

Por:   •  4/12/2013  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITOS - NEGOCIAÇÃO. ESTRATÉGIAS E TÁTICAS

A negociação ocupa um lugar importante nas atividades humanas, isto porque todos negociamos mesmo quando não temos ciência disso: para conseguir um emprego, obtiver promoção, casar-se, obter divórcio, alugar um imóvel, comprar ou vender uma propriedade, participar em algum evento, fazer acordos, encontrar harmonia entre diferentes departamentos de uma organização, etc.

Posto isso, a negociação é um processo de tomada de decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos. O início do processo de negociação se dá pela necessidade de uma das partes em resolver um determinado problema ou solucionar um conflito. Isso implica dizer que, para que haja um processo de negociação, necessariamente precisa haver duas ou mais partes envolvidas e interessadas em negociar para chegarem a um acordo.

Quando falamos em acordo, implicitamente, podemos dizer que as partes envolvidas no processo precisam fazer algumas concessões de seus interesses ou pontos de vista para que o acordo seja firmado. Contudo, não se pode afirmar se as partes fecharam ou não um bom acordo, pois isto é muito subjetivo e, muitas vezes, a negociação se dá como já dissemos, para corrigir problemas ou conflitos existentes, que não são solucionados, trarão ainda mais problemas ou prejuízos às partes envolvidas.

Neste caso, existem alguns fatores importantes que precisam ser levados em consideração num processo de negociação:

• Interesse em negociar - As partes envolvidas precisam estar interessadas na negociação, só assim ela se concretizará.

• Saber fazer concessões - Dificilmente as partes chegarão a um acordo se abrir mão muitas vezes de valores pessoais ou sentimentais, pois um bem que tenha valor sentimental, por exemplo, para quem está se desfazendo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com