TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação - Atps

Exames: Tecnicas De Negociação - Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS – Técnicas de negociação

1. Dar alguns exemplos de negociação que você já se envolveu na sua vida pessoal. Citar pelo menos um exemplo de: Negociação com familiares (pais, cônjuge, filhos ou irmãos); negociação com amigos; negociação sobre uma viagem ou estudo ou outra questão pessoal. Você obteve sucesso nessas negociações? Se não, o que falhou?

R: Quase todos os finais de semana eu tenho que fazer uma negociação com meus filhos e com minha esposa sobre onde comer e oque fazer nas horas de lazer. Por exemplo, eu gosto de lugares para comer massas, minha esposa prefere restaurantes com peixes e opções de comida leve, já meus filhos gostam de ir à restaurantes fast food, com isso nos sábados a noite temos sempre um empasse de onde vamos comer. Esta negociação costuma ser ganha-ganha em alguns momentos e perde-ganha em outros, pois podemos ir a um shopping onde encontramos todas as opções mas quando não vamos ao shopping alguém deve deixar de lado as próprias preferências e ceder, neste caso usamos o final de semana anterior como base para ir quem vai ter suas preferências atendidas fazendo uma espécie de rodízio.

2. Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo íntimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir alguma prioridade doméstica, mudança no emprego ou de cidade etc.).

R: Em minha opinião negociar com a familiares é mais difícil, porque com as pessoas do nosso convívio diário que trabalhamos em uma equipe sempre terá negociação do tipo ganha-ganha. Muitas das vezes as negociações entre familiares não dão muito certas por pensamentos diferentes que entram em conflitos com os familiares..

3. O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual? Justificar suas respostas a cada questão.

R: “Pessoas preferem fazer negócios com quem elas gostam.” esta é uma frase de Rafael Esberard que aprendi ao longo dos anos trabalhando com pessoas dos mais diversos tipos e que ajuda a entender que a proximidade e/ou intimidade facilita a negociação.

Quando negociamos com alguém que não conhecemos existem algumas barreiras de desconfiança a serem superadas antes de ter sucesso na negociação, somente após, e se essas barreiras serem ultrapassadas o comportamento na negociação pode ser semelhante.

4. Nas suas negociações em família, você sente que os dois lados ganham ou só um dos lados sempre sai vencedor? Com base no que você viu sobre a definição de negociação, o que está faltando em suas negociações pessoais para que a sua negociação sempre seja um processo de ganha-ganha?

R: Quando se trata de negociação com a família, na maioria das vezes as negociações são ganha-ganha pois mesmo quando a vontade de um integrante da família é deixada em segundo plano o familiar fica contente por ver as outras pessoas a sua volta felizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com