TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia na gestão da UNOPAR

Trabalho acadêmico: Tecnologia na gestão da UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

EMPREENDEDORISMO

E SUAS COMPETÊNCIAS

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Processos Gerencias da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Empreendedorismo e Plano de Negócios, Administração Estratégica e Sistemas de Informações e Direito Empresarial e Trabalhista.

Canarana-MT

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................

2 QUESTÕES..............................................................................................................

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................

REFERÊNCIAS...........................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

Ao depararmos com o mundo dos negócios, muitas vezes passamos despecebidos pelo processo existente para que empresas de vendas de produtos e serviços tenham seu espaço conquistado no universo dos consumidores.

Para se iniciar um negocio, é necessario ter a percepção da carência e procura de certo produto ou serviço no local ao qual deseja começar seu próprio negócio. Essa visão cabe ao empreeendedor que consegue visualizar essa necessidade perante o mercado. Mas essa observação não é pra qualquer pessoa, e sim de pessoas que possuem a habilidade e coragem de planejar seu póprio negócio. Elas são os empreendedores.

Contudo, isso não é suficiente. É necessário planejar o novo negócio. Técnicamente, chama-se montar seu Plano de Negócios. Através dessa ferramenta é possível observar o desenvolvimento do negócio, suas potencialidades, seus riscos, enfim, possuir informações que o ajudarão na tomada de decisão para a instalação e permanencia da empresa no mercado, mantendo-a competitiva.

A competitividade no mercado atual é algo intrinseco. A concorrência é acirrada e por causa da globalização não é somente interna. A abertura do comércio para entrada de empresas estrangeiras acirrou ainda mais a competitividade. Com isso, é necessário uma Administração Estratégica. Onde procura-se antecipar as tendências do mercado em produtos ou serviços, previnir quanto as próximos passos que os concorrentes diretos estão planejando, observar a tendência do mercado, bem como sua modernização.

Tudo isso é necessário, pois a abertura oficial do negócio não é passivel de erro. O capital envolvido para se iniciar não é para uma simulação. Os possível erros no planejamento pode trazer grandes prejuízos financeiros e levar o empreendedor a perdas significativas, muitas vezes a falência do negócio.

Compondo também os itens inerentes a gestão do negócio, citamos o Sistema de Informação. Resumidamente, é a informatização da empresa. Onde, através de sistemas de informatica dados são coletados da movimentação da empresa e esses são “tabulados”, ou seja, são compilados de forma a gerar informações para diversas decisões de gestão da empresa.

Mas, não somente isso. Podemos citar os programas que interlingam setores da empresa, chamados de intranet. Existem sistemas extranet, onde pessoas autorizadas tem acesso a informações pre-estabelecidas, como exemplo são os parceiros ou empresas terceirizadas. Outra utilizadade dos Sistema de Informação é a liberação de sites on-line onde o consumidor tem acesso as informações de produtos e podendo até comprá-los. Podemos afirmar no mercado atual que uma empresa está fadada a falência se não inserir na sua gestão o Sistema de Informação.

Por fim, podemos lembrar das Leis que regem o mercado de negócios. São Leis trabalhista, do consumidor, cível, tributária. Todas de uma forma ou outra regem as regras gerais do mercado. Esse ônus que não pode-se ignorar na abertura e gestão de um negócio.

Empreendedorismo e Plano de Negócios.

A abertura do negócio é algo bem complexo, pois trata-se do envolvimento de capital, trazendo assim risco com relação a sua perda se o mesmo não for bem aplicado. Nessa visão entra o papel do empreendedor. Sujeito que consegue perceber e administrar todos os fatores que envolve o negócio.

Para defíni-lo é necessário saber de suas características, ou seja, seu perfil. Conforme SCARAMUZZA (2009), o empreendedor tem que ter: disposição para assumir riscos, iniciativa e independência, persuasão e rede de contatos, liderança e comunicação, organização conhecimento do ramo, saber identificar oportunidades e possuir aptidões empresariais.

Assumir riscos é inerente ao negócios. Não existe negócio sem risco, seja ele de imagem, de mercado, do crédito, de processos, de alterações de Leis, entre outros. E para enfrentar isso o empreendedor precisa ter a coragem e o disernimento de ponderá-los de forma que o negócio cresça, mas reduzindo o máximo as incertezas dos investimentos. Cabe ao empreendedor essa capacidade de planejamento.

Faz parte do perfil do empreendedor a iniciativa e a independência. Ele próprio se alto motiva. Esta sempre em busca de algo novo ao seu negócio, seja inovando ou melhorando seus processos. E a independência faz com que suas idéias sejam originais e únicas, fazendo com que seu espaço no mercado seja reipeitado e não plagiado como acontece com muitas empresas que somente copiam idéais já existente.

A persuasão é um ponto chave ao empreendedor. É necessário para que suas idéias fluam o engajamento de outras pessoas para que executem o plano de negócios como sendo também seus ideais. Sem essa parceria torna-se difícil a propagação das idéias que serão dissimidas através da rede de contatos, não somente do empreendedor, mas de todos seus colaboradores diretos e indiretos.

Para que aja uma equipe focada nos objetivos do negócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com