TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia no marketing

Tese: Tecnologia no marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

Tecnologia em Marketing A falta de ética gera prejuízos às empresas

Hoje em dia, mais do que nunca o que mais ouvimos falar em ambientes corporativos e nos cursos superiores é a respeito da ética. Mas o que é a ética? Segundo Francisco Gomes de Matos a ética expressa os valores da verdade:

 Respeito à vida;

 Respeito à dignidade humana;

 Respeito a liberdade responsável;

 Respeito ao trabalho;

 Respeito ao bem comum.

O ser humano deveria desde seu primórdio ser guiado por esses conceitos, no entanto infelizmente ao passo que a ética caminha, junto a ela caminha a corrupção e se torna mais fácil ceder ao lucro fácil que a corrupção oferece.

No decorrer dos anos noventa, podemos ver a sede por crescimento das grandes corporações e de seus funcionários, esse crescimento é a qualquer custo e a ética é completamente deixada para traz. Ao passo que muitas organizações cresceram rapidamente, muitas outras despencaram de suas altas colocações nos rankings, muitas delas deixaram de existir.

Podemos citar como exemplo a Enron Corporation, uma companhia de energia, localizada no Texas (EUA). A Enron empregava cerca de 21.000 pessoas, tendo sido uma das companhias líderes no mundo em distribuição de energia e comunicações. Seu faturamento atingiu $101 bilhões de dólares em 2000, pouco antes do escândalo financeiro que ocasionou sua falência.

Alvo de diversas denúncias de fraudes contabilistas e fiscais e com uma dívida de US$ 13 bilhões, o grupo pediu concordata em dezembro de 2001 e arrastou consigo a Arthur Andersen, que fazia a sua auditoria. Na época, as investigações revelaram que a Enron havia manipulado seus balanços financeiros, com a ajuda de empresas e bancos, e escondeu dívidas de US$ 25 bilhões por dois anos consecutivos, tendo seus lucros inflados artificialmente.

O governo dos Estados Unidos abriu dezenas de investigações criminais contra executivos da Enron e da Arthur Andersen. A Enron foi também processada pelas pessoas lesadas. De acordo com os investigadores, os executivos e contadores, assim como instituições financeiras e escritórios de advocacia, que à época trabalhavam para a companhia, foram, de alguma

forma e em diferentes graus, responsáveis pelo colapso da empresa.

(professor Dr. Alexandre de M. da Silveira em

http://www.ceg.org.br/arquivos/Arquivo_1a.pdf).

A falta de ética corporativa levou aos executivos da Enron praticarem desvios

absurdos e camuflarem seus balanços o que infelizmente levou ao grupo entrar

em concordata.

Como já diz o dito popular à mentira tem perna curta, assim é a corrupção.

Ela dura pouco, mas infelizmente tempo suficiente para destruir uma

organização, prejudicar a sociedade, a economia e milhares de trabalhadores.

Outro detalhe importante é o de que não devemos praticar a falsa ética, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com