TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telemarketing

Tese: Telemarketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Telemarketing

Telemarketing é a aplicação integrada e sistemática de tecnologia de telecomunicações e processamento de dados, com sistemas administrativos, com o proposito de aperfeiçoar o composto de comunicação utilizado por uma empresa para atingir seus clientes. Ele desenvolve a interação personalizada com clientes enquanto simultaneamente, tenta fazer face às necessidades dos clientes e melhorar a eficiência de custos.

Quatro anos depois da invenção do telefone, um pasteleiro americano resolveu montar um cadastro com o nome de possíveis clientes. Foram cerca de 180 pessoas, para qual o pasteleiro depois ligava oferecendo seu produto. Hoje o mercado de vendas via telemarketing é gigantesco. Segundo pesquisas realizadas pela ABT (Associação Brasileira de Telemarketing), movimenta aproximadamente 60 bilhões de reais por ano, cerca de 6% do PIB brasileiro.

Ele é responsável por uma grande parcela do faturamento das empresas brasileiras: 23,4% na indústria, 32% no comercio, 27,5% no setor de serviços e 8,5% na área financeira. Entretanto sua distribuição pelo Brasil é bastante desigual: 81,8% das instalações de telemarketing estão na região Sudeste, seguida na região Sul, com 9,8% das instalações.

Assim, o telemarketing hoje é visto como fundamental para o sucesso das empresas. Além das vendas propriamente ditas ele também possibilita ter-se um canal direto com o cliente, conhecendo seus hábitos e ouvindo criticas. Nos últimos anos inúmeras empresas modificaram, criaram a te retiraram produtos e serviços de linha com base na manifestação de seus clientes, via telefone. Ouvir atentamente o cliente ou consumidor, transformar suas insatisfações e sugestões em realidade não depende exclusivamente do atendimento dado pelo operador de telemarketing. Ele deve ser treinado e preparado para atender clientes e solucionar problemas, mas nem sempre possui o poder de decidir por uma modificação ou alteração do produto. Entretanto, a excelência no atendimento e a satisfação do cliente devem ser responsabilidade de toda a organização.

Curiosidade: A Ford Motors é considerada a primeira grande empresa a realizar uma campanha forma l de telemarketing. No inicio dos anos 1970, ela contatou e treinou 15 mil donas-de-casa-para identificar pessoas com potencial para a compra de um automóvel. De seus próprios lares, elas acabaram efetuando cerca de 20 milhões de ligações.

Existem dois tipos de telemarketing, ele pode ser ativo, quando a iniciativa do contato parte da empresa ou receptivo, quando partem do consumidor que é o famoso 0800, as empresas também devem decidir pela utilização de uma estrutura de telemarketing própria ou terceirizada. As vantagens da terceirização são que ela faz com que a empresa mantenha seu foco na atividade principal, não precisando investir em instalações e tecnologia de comunicações e em recrutamento eficiente e treinamento dos atendentes. Além disso, a empresa torna-se mais eficiente e flexível, principalmente no que diz respeito a atuação tecnológica. Entretanto levando-se em conta que um ponto de atendimento de qualidade para uma empresa fora do setor custa em media 12 mil dólares incluindo equipamentos e outros necessários em que a empresa precisar de 100 pontos não gastara em tecnologia menos do que 1.5 milhões de dólares sem contar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com