TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Baseada em Recursos e Diversificação Empresarial: Conquistas e Oportunidades

Resenha: Teoria Baseada em Recursos e Diversificação Empresarial: Conquistas e Oportunidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Resenha  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

A presente resenha busca apresentar pontos relevantes desenvolvidos nos artigos “Resource-Based Theory and Corporate Diversification: Accomplishments and Opportunities¹ e Organizational Fit and Acquisition Performance: Effects of Post-Acquisition Integration²”.

Após a análise das contribuições apresentadas pelo artigo Resource-Based Theory and Corporate Diversification, é razoável inferir que o objetivo dos autores é promover a analise do fenômeno da diversificação sob a lente da teoria baseada em recurso - RBT. Assim, os autores apresentam uma crítica e uma contribuição. A crítica refere-se a utilização quase que única das teorias da agência e da teoria dos custos de transações - TCT para entender a lógica da diversificação corporativa. A contribuição centra-se na apresentação da trajetória da diversificação corporativa abordando as razões que levam as empresas a se diversificarem. Para validar suas ideias os autores utilizam-se de referências seminais como: Teece, 1982; Wernerfelt, 1984; Porter, 1985; Barney, 1997.

Na seqüência os autores avançam para uma análise dos artigos que abordam o tema diversificação. Para tal análise foi utilizado a base de dados EBSCO e realizada a busca em journals de destaque obtendo 64 artigos para analise. Após a codificação dos artigos foi realizada uma análise sistemática dos artigos. Assim foi possível categorizar os artigos em três categorias: i) Antecedentes da diversificação corporativa; ii) Resultados da diversificação corporativa; iii) Moderadores da diversificação corporativa. Com base na analise do conteúdo dos artigos, os autores produziram uma relação de futuras oportunidades de estudo. Essa relação pode ser considerada a grande contribuição do artigo. As principais oportunidades reveladas pelo estudo são: aprofundar os estudos sobre a teoria baseada em recurso, teoria baseada em recursos e tipos de recursos, relação entre diversificação e desempenho, avaliação e mensuração, integração da RBT e economia organizacional, TCE e teoria da agência e RBT e nova economia institucional.

No que tange o artigo Organizational Fit and Acquisition Performance: Effects of Post-Acquisition Integration pode-se dizer que os autores examinam o impacto das diferenças organizacionais e o desempenho pós-aquisição. Assim, o objetivo central do artigo é analisar a relação entre as dimensões estilo de gestão, sistema de avaliação e recompensa pós-aquisição. Para atingir o objetivo do artigo os autores iniciam o artigo relacionando cinco características que são fatores motivacionais para uma aquisição: i) busca pela diversificação; ii) aumento da eficiência e da economia de escala; iii) ampliar o mercado de atuação; iv) compartilhar e aproveitar adequadamente os recursos; e v) reduzir custos de produção.

Na tentativa de evidenciar o problema de pesquisa levantando pelos autores, eles propõem uma revisão da literatura sobre desempenho e aquisição. Apresentam, ainda, o papel da integração pós-aquisição em influenciar a relação entre adequação organizacional e desempenho. Após fornecer o arcabouço teórico necessário para compreensão do tema, os autores propõem 6 hipóteses de pesquisa, sendo 3 relacionadas as diferenças no estilo de gestão e 3 vinculadas as diferenças nos sistemas de avaliação e recompensa. Estas hipóteses são analisados pelo prisma de 5 categorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com