TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA COM A PRÁTICA EMPRESARIAL

Tese: A TEORIA COM A PRÁTICA EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  4.133 Palavras (17 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 17

A TEORIA COM A PRÁTICA EMPRESARIAL

A logística, no Brasil, passou por extraordinárias mudanças. Pode-se mesmo afirmar que passamos por um processo revolucionário, tanto em termos das práticas empresariais, quanto da eficiência, qualidade e disponibilidade da infra-estrutura de transportes e comunicações, elementos fundamentais para a existência de uma logística moderna. Para as empresas que aqui operam, é um período de riscos e oportunidades. Riscos devido às enormes mudanças que precisam ser implementadas e oportunidades devido aos enormes espaços para melhorias de qualidade do serviço e aumento de produtividade, fundamentais para o aumento da competitividade empresarial .Assim, a antiga logística tornou-se hoje um conceito mais amplo, associado cadeia de suprimento. As empresas sabem o que querem: cadeias de suprimentos integradas, colaborativas, adaptativas e virtuais. Contudo, poucas estão fazendo o necessário para chegar lá. Para isso, elas devem pensar de forma diferente o gerenciamento da complexidade, relacionamentos e mudança .No varejo a distribuição para o ponto-de-venda serve para assegurar a disponibilidade contínua do produto para o consumidor. Se não há estoque em quantidade, forma e qualidade adequadas, o produto não será vendido. Por estar intrinsecamente relacionada com qualidade, constatou-se no ramo varejista que, na definição das estratégias logísticas bem-sucedidas, era imprescindível planejar o atendimento contínuo das necessidades dos clientes, tanto na produção de bens quanto na prestação de serviços, eliminando burocracia, demoras, insegurança, falhas, erros, defeitos, re-trabalho e todas as demais tarefas desnecessárias. Evidencia-se diante disso, que a maioria das organizações vê a logística apenas como uma maneira de reduzir custos, e isso é uma realidade no mundo inteiro. Algumas, contudo, começam a utilizar o sistema de distribuição como fonte de vantagem competitiva. Conseguem isso personalizando o pacote de serviços oferecido, a fim de atender às necessidades específicas de cada grupo de clientes. Para tanto, um bom trabalho no gerenciamento da logística no varejo resulta em encontrar novas formas de organizar a cadeia de suprimentos e de alinhar seus integrantes à estratégia global. Dessa maneira, estão-se preparando para o novo ambiente competitivo que começa a ser formado no setor de transportes e logística no Brasil. As mudanças são muitas, mas ainda existem grandes barreiras a serem vencidas. Entre elas, destaca-se a pequena oferta de profissionais com formação adequada para implementar os novos conceitos e tecnologias que caracterizam a moderna logística integrada.

MODELOS DE GESTÃO DE ESTOQUES INTERMEDIÁRIOS NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO

Atualmente as organizações encontram-se inseridas em um cenário de constante procura pela competitividade, do processo de globalização de mercado. Assim as empresas tendem a buscar as melhores condições para uma incersão estável e permanente no mercado de trabalho.O objetivo desta pesquisa bibliográfica é apresentar uma análise teórica sobre os modelos De gestão de estoques intermediários no processo de fabricação onde serão abordados: De produção, a logística, os desperdícios na produção e a gestão de estoques intermediários.

Sistemas de Administração da Produção (SAP) - Sistemas de Administração da Produção (SAP) são os corações dos processos produtivos. Eles têm o objetivo básico de planejar e controlar o processo de manufatura em todos seus níveis.

Os sistemas de administração da produção provêem informações que suportam o gerenciamento eficaz do fluxo de materiais, da utilização de mão-de-obra e dos equipamentos, a coordenação das atividades internas com as atividades dos fornecedores e distribuidores e a comunicação interface com os clientes no que se refere a suas necessidades operacionais ponto chave nesta definição é a necessidade gerencial de usar as informações para tomar decisões.

Algumas atividades gerenciais típicas que devem ser suportadas pelo SAP:

Planejar as necessidades futuras de capacidade - (qualitativa e quantitativamente) do

processo produtivo, de forma que haja disponibilidade para atender ao mercado com os níveis de serviços compatíveis com as necessidades competitivas da organização;

Planejar os materiais comprados - de modo que eles cheguem no momento e nas quantidades certas, necessárias a manter o processo produtivo funcionando sem rupturas prejudiciais aos níveis pretendidos de utilização de seus recursos;

Planejar níveis apropriados de estoques - matérias-primas, semi-acabadas e produtos finais nos pontos corretos, de forma a garantir que as incertezas do processo afetem o menos possível o nível de serviços aos clientes e o funcionamento suave da fábrica;

Programar atividades de produção - de forma que as pessoas e os equipamentos envolvidos no processo estejam, em cada momento, trabalhando nas coisas certas e

prioritárias,evitando, assim, dispersões desnecessárias de esforços;

Ser capaz de prometer prazos - com precisão aos clientes e, depois cumprí-los, mesmo em situações ambientais dinâmicas e, muitas vezes, difíceis de prever.

Desperdícios na Produção

Para Oliveira ,o alcance desses objetivos requer que as empresas adotem o controle e a eliminação dos desperdícios com prioridades ação dos desperdícios com prioridades. Assim, é necessário que se identifiquem inicialmente os desperdícios que estão gerando, ou seja, que se identifiquem às perdas em relação ao mau uso dos recursos de produção.

Shingo observa que, para uma redução efetiva dos custos da produção, os desperdícios devem ser todos analisados e ponderados porque estão inter-relacionados e são facilmente encobertos pela complexidade de uma grande organização.

Segundo Oliveira, o desperdício pode ser definido como “qualquer atividade que não agregue valor ao produto/serviço.

• Superprodução - produzir mais do que é imediatamente necessário para o próximo processo.

• Transporte - é o desperdício que ocorre na medida em que existem longas distâncias a serem percorridas pelos fatores de produção ao longo do processo.

• Processo - pode ocorrer na medida em que as etapas e atividades desenvolvidas que não agregam valor continuem sendo executadas em decorrência da não realização de uma análise efetiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com