TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administracao

Dissertações: Teoria Da Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria dos Sistemas

A empresa se apresenta como uma estrutura autônoma com capacidade de se reproduzir e pode ser focalizada através de uma teoria de sistemas capaz de propiciar uma visualização de um sistema de sistemas de tomadas de decisões, tanto do ponto de vista individual como coletivo, ou seja, da organização como um conjunto. A abordagem sistêmica tem por objetivo representar, de forma compreensiva e objetiva, o meio em que tem lugar à tomada de decisões, uma vez que a tarefa de decisão seria muito mais fácil se contasse com uma descrição concreta e objetiva do sistema dentro do qual ela deve ser tomada.

A empresa constitui um sistema. Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos. Enquadra-se na conceituação dos sistemas:

Conjunto de elementos; Elementos ou subsistemas dinamicamente inter-relacionados; Sistemas que desenvolvem uma atividade ou função; Sistemas para atingir um ou mais objetivos ou propósitos.

Para poder funcionar, o sistema apresenta os seguintes parâmetros:

Entradas ou insumos (inputs); Operação ou processamento; Saídas ou resultados (outputs); Retroação ou realimentação (feedback).

Esta teoria está presente na empresa Riachuelo, pois o que compõe ela é um conjunto de elementos interligados com o mesmo objetivo, são vários setores dentro da empresa com o mesmo objetivo: Ser reconhecida como órgão de excelência em prestação de serviço.

A Riachuelo sabe a importância de manter o ambiente de trabalho um espaço agradável, onde o profissional, além de cumprir suas tarefas, possa aprender e progredir, um lugar onde é possível deixar o lado criativo e empreendedor livre, para trazer frutos produtivos para a empresa, para isto, novas idéias são sempre incentivadas e o medo de errar não deve existir. A vontade de vencer é estimulada, assim como a liderança e a iniciativa

Teoria Comportamental

De acordo com Maslow, as necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc. As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. A necessidade de estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. As necessidades de auto-realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.

Geralmente na Riachuelo o que ocorre é subida de cargo em cargo até se alcançar uma posição de destaque na empresa, ou seja, boa parte dos funcionários passa ou passaram por diversos degraus da pirâmide de Maslow.

A teoria de Mc Gregor é na verdade um conjunto de dois extremos opostos de suposições. Estes conjuntos foram denominados "X" e "Y". Por esse motivo, também é conhecida pelo nome de "Teoria X e Teoria Y".

Para Mc Gregor, se aceitarmos a teoria "X", e nos comportarmos de acordo com ela, as pessoas se mostrarão preguiçosas e desmotivadas. Já se aceitarmos a teoria "Y", as pessoas com quem interagimos se mostrarão motivadas.

Teoria X

• Homem indolente;

• Trabalha pra receber recompensa;

• Preguiçoso, sem entusiasmo

• Sem visão á longo prazo.

Teoria Y

• Dinâmico;

• Atuante, interessado;

• O trabalho para ele significa crescimento;

• È auto-motivado;

• O empregado exercerá e usará sua engenhosidade, quando lhe permitirem auto-direção e autocontrole

As duas teorias se aplicam na Riachuelo onde existem os lideres e os funcionários de cada extremo o maior desafio para esse líder é passar um funcionário X para Y.

O tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com