TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e Prática da Comunicação Publicitária

Por:   •  29/1/2022  •  Resenha  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 6

Teoria e Prática da Comunicação Publicitária

Atividade 09

Camila Britto Faller

  • A partir da leitura do cap. 9 do livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital, de Kotler et.al., disserte sobre a "nova" estratégia de Marketing de Conteúdo e o que mudou na relação do consumidor com o processo de conhecimento e escolha de um produto/marca.

PONTOS DE DESTAQUE DA LEITURA

O marketing de conteúdo envolve criar e distribuir conteúdos que sejam relevantes para um público específico; pode ser o responsável por criar conexões permanentes dos consumidores com as marcas. Um marketing de conteúdo considerado eficaz é aquele o qual as marcas fornecem conteúdos originais e contam histórias novas e interessantes. Assim sendo, não basta somente promover marcas, é importante também que sejam contadas histórias reais que estão por trás.

Por meio de casos de marcas que tiverem um sucesso progressivo através do marketing de conteúdo, é possível afirmar que o conteúdo se tornou a nova propaganda e as hashtags usadas para divulgação substituíram os slogan tradicionais.

O marketing de conteúdo pode até ser considerado como o futuro da publicidade na economia digital. Sendo que um dos fatores que impulsionou a produção de conteúdos no ambiente digital foi a transparência com a qual determinadas marcas conversam com seus consumidores, enquanto a propaganda tradicional não aparenta ser real em muitos casos.

        Além disso, é importante ressaltar que no passado os consumidores ouviam e tinham acesso apenas à mídia tradicional, assim ela era o único meio o qual os consumidores acreditavam que podiam confiar. No entanto, com o surgimento das mídias digitais esse cenário foi drasticamente modificado, visto que a partir desse momento os consumidores têm o acesso a uma vasta quantidade de informações, logo, tem o poder de escolher quais consideram mais confiáveis e atraentes de acordo com suas próprias opiniões. Ademais, o fato dos consumidores poderem consumir o conteúdo quando e onde quiserem torna tudo mais interessante.

        A diferença entre os anúncios e conteúdos também é fundamental de ser elencada, já que os anúncios contém a informação que a marca irá transmitir para ajudar na venda de seus produtos e/ou serviços. Enquanto, os conteúdos contém as informações que ajudarão os consumidores a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Ou seja, nota-se que o conteúdo fala sobre o consumidor, enquanto o anúncio fala somente sobre a marca e suas vantagens para a compra.  

O capítulo do livro cita um estudo de 2015 do Google que abrangeu milhares de anúncios TrueView do YouTube, assim, revelou que os vídeos os quais os espectadores não pulavam continham em sua maioria histórias, rostos humanos e algum tipo de animação; além disso, a presença do logotipo no vídeo auxiliava na memorização da marca por parte do público.

De maneira geral, uma campanha de marketing de conteúdo eficaz requer que os profissionais de marketing envolvidos criem conteúdos originais dentro da empresa ou o selecionem a partir de fontes externas. Os oito principais passos do marketing de conteúdo que os profissionais de marketing devem seguir envolvem: fixação de metas; mapeamento do público; concepção e planejamento do conteúdo; criação do conteúdo; distribuição do conteúdo; ampliação do conteúdo; avaliação do marketing de conteúdo; e melhoria do marketing de conteúdo.

Abaixo segue uma explicação sobre os oito passos do marketing de conteúdo em prol da produção de conteúdos eficazes.

  1. Fixação de metas:

A fixação de metas envolve definir claramente os objetivos; as metas devem estar bem alinhadas com os objetivos gerais dos negócios e serem traduzidas em métricas-chave, em relação às quais o marketing de conteúdo será avaliado. As metas do marketing podem ser classificadas em duas grandes categorias. A primeira está ligada às vendas e a segunda reúne as metas relacionadas à marca, tais como a consciência de marca, associação de marca e fidelidade/defesa de marca.

  1. Mapeamento do público:

O passo 2, de mapeamento do público, define o público que ajudará a criar conteúdos mais relevantes e profundos, contribuindo assim para contar a história da marca da melhor maneira possível. Após a delimitação do público, os profissionais precisam traçar os perfis desse público e descrever suas personas, o que ajudará a imaginar como são na vida real. Além disso, também é preciso descobrir as ansiedades e desejos dos consumidores.

  1. Concepção e planejamento do conteúdo:

Na etapa de concepção e planejamento é feita a seleção das ideias sobre as quais servirão de base para a criação dos conteúdos e assim, realizar o planejamento adequado. Em prol da busca pelo tema correto, os profissionais de marketing devem levar em conta dois fatores principais: a relevância do conteúdo produzido para a vida do consumidor e se há alguma história por trás que reflete a personalidade e os códigos da marca. Assim sendo, constata-se que o conteúdo deve ser a ponte que interliga as histórias da marca às ansiedades e desejos dos seus consumidores.

  1. Criação do conteúdo:

Para a criação de conteúdo, é preciso haver um enorme compromisso em termos de tempo e orçamentos disponíveis. Logo, se o conteúdo não possuir uma boa qualidade e ser original, uma campanha de marketing de conteúdo não poderá ajudar de forma eficiente.

  1. Distribuição do conteúdo:

Para ocorrer a distribuição de conteúdo, os profissionais de marketing precisam ter a certeza, através de uma distribuição adequada, que o conteúdo produzido será descoberto pelo público certo. No mercado há três categorias principais de canais de mídia: próprios, pagos e conquistados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com