TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Merchandising

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.466 Palavras (22 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

MERCHANDISING

Manaus
2014


ADAILSON RODRIGUES

GEOVANNY BRUNO

LUANA RODRIGUES

KARLA ALMEIDA

KEROLAYNE RICHELLY

SANDRA SANTOS

MARIA EDUARDA

ROSE THUANNY  

TIPOS DE MERCHANDISING

Trabalho referente ao segundo bimestre do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda, lecionado pelo professor: Ricardo Diem.

Manaus
2014

SUMÁRIO

  • Introdução
  •  Justificativas
  • Objetivos

Geral
Específicos

  • Desenvolvimento – Tipos de Merchandising
    Merchandising no PDV
    Merchandising Editorial
    Merchandising Social
    Merchandising Visual
    Merchandising na TV aberta
    Merchandising em teatro
    Merchandising em Show
  • Conclusão
  • Referencial Teórico
  • Metodologia
  • Referencial Bibliográfico

RESUMO

       É notável o destaque que o merchandising em ponto de venda, pois o merchandising tem sua importância nos diversos meios da comunicação. Envolvendo a embalagem, displays, técnicas de preços e ofertas especiais. Pode ser executada sem auxílio do vendedor, por promotores ou demonstradores ou por uma ação conjunta desses no ponto de venda, ou através de televisão, cinema, revista etc. É basicamente cenário do produto no ponto de venda.

Palavras-chave: Ponto de venda, mercado, produto, quantidade, preço.

 

INTRODUÇÃO

      O merchandising é o  conjunto de atividades de marketing  que tem  como objetivo fazer apresentação dos produtos seja em loja, TV, cinema e teatro, e nesses diferentes pontos, cria um espaço e garante a melhor  visibilidade, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

JUSTIFICATIVA

       Merchandising é o planejamento de atividades que se realizam em estabelecimentos comerciais, principalmente em lojas de varejo, tendo como objetivo expô-los ou apresentá-los de maneira adequada a criar impulsos de compra na mente dos consumidores, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de marketing. Envolve a embalagem, displays, técnicas de preços e ofertas especiais. Pode ser executado sem o auxílio do vendedor, por promotores ou demonstradores ou por uma ação conjunta desses no ponto de venda, ou por meio de televisão, cinema, revista etc. É basicamente cenário do produto o ponto de venda.

OBJETIVO

3.1 Objetivo Geral:

  • Apresentar, em linhas gerais, uma apresentação sobre merchandising, dentro e fora do ponto de venda, explorando o assunto os tipos de recursos que podem  ser usados  para que um produto se destaque em meio a  concorrência.

3.2 Objetivos Específicos:

  • Explicar os diferentes tipos do merchandising, as ações de comunicação realizadas nas lojas.
  • Conhecer as ações de comunicação diferenciadas para um produto ou serviço, nos locais onde eles podem ser adquiridos.
  • Identificar nas diferentes áreas da comunicação o merchandising editorial e merchandising no ponto de venda.

DESENVOLVIMENTO

História

O merchandising como hoje é conhecido surgiu como parte do próprio conceito de marketing, e intensificou-se com o surgimento do autosserviço nos Estados Unidos, na década de 1930. Naquela época, as antigas lojinhas com balcão começaram a perceber o sucesso que as vitrines faziam. E, ao notarem que as mercadorias expostas eram muito mais compradas do que as não expostas, começaram a transformar todo o interior das lojas em verdadeiras vitrines, nas quais se podia ver e escolher todas as mercadorias. Daí, aos poucos, foi-se transformando em lojas de autosserviço, onde o consumidor mesmo escolhe os produtos.

Muitos anos se passaram até que os primeiros supermercados começassem a aparecer. O merchandising era então feito para dar destaque a todas as mercadorias, e isso começava a partir do layout da loja, seus corredores e prateleiras, até a disposição dos produtos e sua promoção.

Hoje o merchandising é algo muito mais completo, que procura acompanhar todo o ciclo de vida de um produto, desde a adequação de sua imagem para os pontos de venda até o acompanhamento de seu desempenho diante de seus consumidores. Hoje o merchandising no ponto de venda é considerado a “mídia” mais rápida e eficaz, pois é a única em que a mensagem conta com os “três elementos chaves” para concretização de uma venda: O consumidor, o produto, e o dinheiro.

O Conceito de Merchandising

Merchandising é o planejamento e a operacionalização de atividades que se realizam em estabelecimentos comerciais, principalmente em lojas de varejo e de autosserviço, como parte do complexo mercadológico de bens de consumo, tendo como objetivo expô-los ou apresentá-los de maneira adequada a criar impulsos de compra na mente dos consumidores ou usuários, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de marketing.

Trata-se de qualquer técnica, ação ou material promocional que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos marcas e serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compras dos consumidores.

Origem do merchandising

A palavra merchandising deriva da palavra inglesa merchandise, que se traduz para o português por mercadoria. Merchandising é, sem dúvida, uma atividade mercadológica que se insere no contexto das operações destinadas a fazer fluir os bens de consumo através dos canais de marketing.

Merchandising é uma atividade muito antiga, tão antiga como a venda em si, pois desde que os homens da Idade Média começaram a escolher as ruas principais para expor suas mercadorias, gritando e correndo para chamar a atenção dos passantes para seus produtos, já se estava fazendo merchandising.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (246.9 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com