TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Adm Unopar 4 Periodo

Trabalho Universitário: Trabalho Adm Unopar 4 Periodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

QUESTÕES PROPOSTAS..........................................................................................4

PRODUÇÃO DE TEXTO..............................................................................................8

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

QUESTÕES PROPOSTAS

1. Faça uma pesquisa sobre as principais características da Lei da oferta e da Demanda.

R. A Lei da Oferta e Demanda é um dos princípios básicos da economia entre compradores e vendedores. Deve-se levar em consideração a dificuldade em aplicar o conceito teórico no mundo real e ainda, que esta lei defende que os preços de mercado é consequência da demanda, o que vai gerar equilíbrio ou desequilíbrio para um dos lados. Diversas são as teorias existentes e que, no geral, defendem um equilíbrio entre o consumo, a produção e o preço.

2. Faça uma pesquisa sobre quais são os itens do mercado que podem influenciar a demanda.

R. A demanda possui diversos fatores que influenciam, dentre elas, o estado econômico, social, psicológico e cultural, que devem ser avaliadas de forma conjunta. A demanda surge das necessidades humanas pelo consumo e para satisfação das mesmas. Os itens de mercado diretamente associados são: tendências (moda, modelos), demanda, localidade, dentre outros..

3. Faça uma pesquisa sobre quais são os principais itens que influenciam a oferta.

R. Podemos dizer que basicamente, são os mesmos fatores da demanda, sendo o preço variado, a quantidade de oferta, a qualidade do produto e a escassez de bens substitutos.

4. Comente sobre o “Equilíbrio de mercado”.

R. O equilíbrio de mercado é quando a quantidade da demandada é igual a quantidade de oferta. Em contrapartida, quando há desequilíbrio com o aumento dos preços dos bens, as pessoas demandarão menos determinado produto, fazendo pressão para redução dos mesmos, o que levará a um novo ponto de equilíbrio.

5. Procure informações sobre o Tema “Gestão do Conhecimento” dos autores Nonaka & Takeuchi. Quais as principais características da “Gestão do Conhecimento”?

R. Nonaka e Takeuchi foram pioneiros no estudo da Gestão do Conhecimento, que é uma teoria organizacional, onde o conhecimento é essencial em detrimento da informação e que este conhecimento é criado pelo indivíduo dentro de uma organização. É considerado um processo humano e dinâmico.

6. Com relação à “Gestão do Conhecimento”, proposta pelos autores Nonaka & Takeuchi, qual a definição de “Conhecimento Tácito” e de “Conhecimento Explícito”?

R. Segundo os autores, o conhecimento tácito é pessoal (de cada indivíduo) diretamente ligado ao contexto, todavia, é difícil de ser formulado e comunicado. Quanto ao conhecimento explícito, este se refere a transmissão do conhecimento em linguagem forma e sistematizada.

7. Qual o significado de “Internalização”, “Externalização”, “Socialização” e “Combinação”?

R. São mecanismos do processo de criação do conhecimento, através da articulação e amplificação dentro da organização.

A externalização é a articulação de conhecimento tácito em conceitos explícitos, dentro do processo de criação do conhecimento perfeito.

A internalização é a incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito e se relaciona ao “aprender fazendo”.

A socialização é o compartilhamento de experiências para criação do conhecimento tácito, e envolve modelos mentais e habilidades técnicas que serão compartilhadas.

A combinação é a sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento e envolve a combinação de cojuntos diferentes de conhecimento explícito.

8. Quais são as principais características do “Processo de comunicação”?

R. A comunicação se dá por meio de linguagem e pode ser realizada de diversas formas: oralidade, escrita, gestos, cores, símbolos, imagens. Constitui elementos específicos que é o emissor que transmite a mensagem, o receptor que recebe, a mensagem que é tudo aquilo que é enviado. A comunicação ocorre quando a mensagem que foi enviada e disseminada foi compreendida por todos que a receberam. A comunicação na organização pode ter como foco o público externo composto pela sociedade e público interno composto pelos trabalhadores da empresa.

9. Qual o significado de “Barreiras” na comunicação?

R. Numa organização, as barreiras na comunicação são várias: barreiras gerais são as que interferem na comunicação e a dificultam; barreiras fisiológicas são as deficiências físicas como surdez, gagueira; barreiras físicas são equipamentos inadequados, ambientes impróprios, barulhos, aparelhos de transmissão, tudo o que impede a comunicação de forma clara; barreiras semânticas é o uso da linguagem incorreta.

10. Comente sobre as principais barreiras presentes no Emissor.

R. As barreiras presentes no emissor advém da utilização de uma linguagem inadequada, incoerente com o canal de comunicação, além do uso de termos “padronizados” que podem ter significados diferentes dependendo do contexto inserido. O emissor deve ter um tom de voz adequado (nem muito alto, nem muito baixo).

11. Comente sobre as principais barreiras presentes no Receptor.

R. São várias barreiras, dentre elas a própria atitude do receptor de desinteresse da informação, o que leva o emissor a “resumir” o conteúdo. A preocupação do receptor com determinada situação pode fazer com que a informação não chega até ele. Os estereótipos e preconceitos do receptor, sua posição social, profissão, religião, modo de agir, falar, vestir e se expressar também é uma barreira de comunicação. Além de todos esses, temos também o problema de tirar conclusões precipitadas e a competição que o receptor trava com o emissor, impedindo o diálogo.

12. Comente sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com