TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Adm Unopar

Ensaios: Trabalho Adm Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Pesquisa de mercado 4

3 Marketing 5

4 Negociação 7

5 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Fundada em Abril de 1975 por Bill Gates e Paul Allen, a Microsoft é sem duvida uma das empresas mais importantes e lucrativas quando se fala em tecnologia. Apesar de o mercado tecnológico ser extremamente competitivo e inovador a Microsoft vem conseguindo liderar esse mercado, já que cerca de 85% dos computadores tem o Windows instalado. Com seu suíte de aplicativos eficientes voltados para escritório e sua quase soberania no mercado de PCs a Microsoft passa por um momento delicado onde será preciso avaliar o mercado para direcionar a empresa num ramo com crescimento explosivo dos celulares e tablets, que estão fazendo com que as vendas de computadores registrem quedas consideráveis, em 2013 foi registrado queda de 7% ano que foi considerado o pior da historia dos PCs.

2 PESQUISA DE MERCADO

Para se manter ativo no mercado a Microsoft precisará se desprender do passado e assumir de vez um compromisso com o “novo”. Todavia esse compromisso não será tão simples de ser feito uma vez que mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, relutantes e resistentes a mudanças radicais, o grande problema da Microsoft será convencer esses clientes e parceiros nesse novo processo de modificações. A Microsoft deverá fazer uma pesquisa de mercado com seus clientes e parceiros a fim de resolver a problemática em relação à resistência acerca das mudanças necessárias para o crescimento da empresa. Através dessa pesquisa será possível perceber os reais motivos de esses clientes serem relutantes sobre as mudanças, também será possível identificar a melhor maneira de lidar e solucionar o problema de maneira competitiva e lucrativa.

A gigante Microsoft ainda é muito importante no nível de ferramenta isso porque as empresas estão cada vez mais interligadas com as novas tecnologias e suas ferramentas ajudam e facilitam o dia a dia das empresas, mas a Microsoft estagnou e ficou para trás em relação aos seus concorrentes como a Apple que é sem dúvida a maior concorrente, ela vem se destacando ao longo dos anos ao desenvolver periféricos informáticos e aplicações para os mesmos. A Apple investe fortemente no ramo da telefonia móvel o que acarretou em uma enorme receita das vendas a nível mundial. O grande monopólio em relação ao mercado de sistemas operacionais de computadores da Microsoft com toda certeza está abalado e perdeu posição para o futuro dominante dos dispositivos moveis e com demora da Microsoft em reagir aos seus concorrentes.

3 MARKETING

Segundo Kotler o consumidor compara produtos e empresas diferentes e com base nisso determina qual empresa ou produto é a melhor segundo seu conceito, não é a empresa que determina ser a melhor, mas sim seus clientes e futuros clientes devem ter essa visão. É preciso ter uma variedade de produtos que atenda as necessidades e desejos dos clientes, e é ai que começa o desafio é necessário desenvolver uma estratégia de marketing para cada setor do mercado. Das três estratégias básicas de posicionamento de mercado Liderança, Diferenciação e Foco, seria interessante que a Microsoft se baseasse na estratégia de diferenciação onde a empresa se retêm na criação de produtos e um planejamento de marketing expressivamente diferente e especial de modo que a empresa possa alcançar o objetivo de se tornar numero um de seu segmento.

Como é possível observar é de suma importância definir seus produtos e atribuições para depois determinar quais estratégias de marketing serão melhor aplicadas para determinado segmento do setor. Produtos em suas simples definição são todos e quaisquer elementos concreto e real que por sua vez possa ser oferecido a um mercado e venha a suprir as necessidades e/ou desejos de um público-alvo.

O mix de comunicação de marketing segundo Kotler e Keller é formado por seis formas essenciais de comunicação: a propaganda, promoção de vendas, relações publicas e assessoria de imprensa, eventos e experiências e marketing direto.

A propaganda é um dos itens mais marcante e considerável do mix, utilizando os meios de comunicação para atingir seu público-alvo os clientes, ou seja, qualquer forma de promoção e apresentação de maneira não pessoal de ideias, bens e/ou serviços por via de um patrocinador identificado como exemplos podemos citar cartazes, anúncios impressos e eletrônicos, outdoor, logotipos, entre outros.

A promoção de vendas é basicamente uma variedade de ferramentas que promovem o incentivo, em grande parte são de curto prazo e tem o objetivo principal de excitar a compra e venda de um bem ou serviço como concursos, jogos, exposições, loterias e sorteios etc.

Relações públicas e assessoria de imprensa consistem numa diversidade de programas que visam promover e exaltar a imagem de uma marca, com fortíssimo apelo referente à credibilidade superior uma vez que artigos têm credibilidade maior em relações aos anúncios, assim como revistas e jornais, palestras, seminários e laboratórios.

Eventos e experiências, essa forma de comunicação se da quando o consumidor está pessoalmente envolvido, como por exemplo, eventos promovidos e patrocinados pela empresa com o objetivo de promover a interação desse consumidor através de sua participação, esses eventos podem estar relacionados com esportes, festivais, artes, causas entre outros.

O marketing direto utilizasse de ferramentas como mala direta, telemarketing, fax, e-mail, internet entre outros para se comunicar com seu cliente dessa forma é possível garantir rapidez e interação comunicando diretamente com clientes específicos e potenciais clientes e até mesmo solicitar uma resposta direta.

Vendas pessoais essa é a forma de comunicação cara-a-cara é uma interação pessoal onde um ou mais compradores potenciais têm a sua disposição um vendedor que está disposto a tirar dúvidas, apresentar produtos e serviços e fazer possíveis pedidos alguns exemplos são apresentações de vendas, reuniões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com