TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Análise Das Demonstrações Financeiras

Artigos Científicos: Trabalho De Análise Das Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  1.639 Visualizações

Página 1 de 5

Estácio de Sá

Análise Financeira

1. Conceitue análise financeira de empresas e descreva quais são as principais fases que integram um processo de análise de empresas.

A análise financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.

A análise baseia-se no raciocínio científico. O processo obedece à seguinte sequência:

a) exame e padronização das demonstrações;

b) coleta de dados: extração de valores das demonstrações;

c) cálculo dos indicadores;

d) interpretação dos quocientes de forma isolada e conjunta;

Apuração do resultado

Lucros ou prejuízos

e) análise horizontal e vertical;

f) comparação com os padrões;

g) emissão do relatório.

2. Qual o papel de um analista financeiro de empresas e qual a influência que a relação risco/retorno tem nessa atividade?

O Analista financeiro possui um papel de extrema importância dentro do processo da empresa, sua função é de analisar o mercado financeiro e verificar todo tipo de movimentação que a empresa teve em um determinado período, dessa forma, ele consegue verificar através de suas demonstrações realizáveis por dados contábeis, que irão lhe fornecer informações da situação financeira em que a organização se encontra no momento, podendo assim, apontar seus pontos de melhorias, verificar durante o período onde houve um desequilíbrio e trabalhar nele para ajustar as falhas, em fim, o analista trata-se de uma peça fundamental principalmente para as tomadas de decisões que a empresa necessita obter para seu bom andamento e desenvolvimento.

Todas as demonstrações extraídas das informações utilizadas pelas ferramentas que o analista usa, são de grande utilidade para a gerencia financeira, onde através destes dados, é possível que haja uma maior segurança em relação a tomadas de decisões, a partir dos dados que são repassados para a gerencia, pode se medir até onde seria viável estar realizando aplicações e investimentos para aquele momento, sendo que não ocorra riscos de prejuízos que possam comprometer a saúde financeira da empresa.

Os índices financeiros são muito importantes serem analisados mensalmente nas empresas hoje em dia, o mercado financeiro esta bastante oscilante, é sempre bom estar sobre total conhecimento das reais condições da empresa e suas necessidades. O analista desta forma, consegue antecipadamente saber se as expectativas do processo de atividade da empresa, se estão sendo atingidos, caso não estejam, ele possibilita que ações para a devida correção seja feita antes do final do processo estipulado, assim não correrá o risco de chegar ao período final e os resultados não foram alcançados com êxito, sendo que não há mais tempo para reverter a situação.

Portanto, o analista financeiro facilita e favorece muito à empresa, pois suas informações são importantíssimas para que possa ser traçado todas as estratégias de melhorias necessárias, baseando-se nos dados e informações que ele consegue repassar para a gerencia financeira.

3. Explique por que é necessário realizar a chamada ‘padronização’ das demonstrações contábeis antes da realização da análise financeira.

Antes do início de qualquer análise, é importante que seja feito uma reclassificação de algumas contas para facilitar o serviço do analista.

Podemos dizer que os motivos que justificam a reclassificação são:

a) diminuir o número de contas a serem analisadas;

b) agilizar a análise e facilitar a tarefa do analista;

c) descobrir erros;

d) colocar as contas no seu devido lugar;

e) descobrir eventuais manipulações para melhorar a situação da empresa;

f) possibilitar a comparação com outros demonstrativos.

4. Escolha uma empresa (procurar o site institucional da empresa), selecione e padronize os demonstrativos necessários e identifique os seguintes itens:

a) Patrimônio Líquido, Ativo Imobilizado e Ativo Total;

b) Dívida Financeira de Curto Prazo;

c) Vendas, Estoques e Valores a Receber;

d) Vendas, Custo das Vendas e Lucro Líquido;

e) Ativo Corrente e Passivo Corrente.

Considere as informações anteriores e calcule:

A. A LIQUIDEZ CORRENTE

B. O ENDIVIDAMENTO BANCÁRIO (FINANCEIRO) DE CURTO PRAZO

C. A MARGEM LIQUIDA DE LUCRO SOBRE AS VENDAS;

D. O GIRO DO ATIVO;

E. OS ÍNDICES DE ROTATIVIDADE

F. O RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO - ROI.

G. O RETORNO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO – ROE.

a) Liquidez Corrente

LC = Ativo Circulante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com