TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Grupo Unopar 2Semestre Adm

Artigo: Trabalho Grupo Unopar 2Semestre Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho basicamente apresentará todas as informações necessárias para um bom entendimento a respeito da empresa por nós escolhida para ser o tema da atividade.

Oba Hortifrúti foi a empresa escolhida, e ao longo da atividade, diversas informações a respeito da empresa poderão ser encontradas de forma clara e objetiva. Nessa atividade, buscamos esclarecer todas as informações necessárias e apresentar a Oba Hortifrúti como uma empresa de sucesso no mercado atual e de total confiança de seus clientes, devido a uma longa trajetória nesse ramo e muito compromisso com os consumidores dos seus produtos.

2 DESENVOLVIMENTO

Estrutura organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades.

No caso do hortifrúti Oba escolhido pela sua localização que é mais acessível, foi necessária a entrevista de um funcionário para obter os dados descritos abaixo:

Nome: Oba Hortifrúti

Endereço: Rua: Ismael José do Nascimento N133 - Centro. Tangara da Serra – MT

CEP: 78300-000 República Federativa do Brasil.

Ramo de atuação: Hortifrúti (Venda de Frutas e Verduras);

Quantidade de funcionários: Por volta de 25 funcionários;

Histórico da empresa: Belo Horizonte, 1979. A Oba Hortifrúti inaugura sua primeira loja e, assim, inicia-se uma longa trajetória de sucesso. Inicialmente, a empresa comercializava apenas frutas, verduras e legumes, produtos vendidos a um preço único, seguindo a tendência da época.

Os resultados positivos alcançados com a abertura da primeira loja levaram à inauguração da segunda, em 1981, na cidade de Brasília (DF). Já Campinas (SP) recebeu sua primeira loja em 1984, e a segunda, em 1989. A partir daí, a Oba Hortifrúti expandiu seu mercado para o Estado de São Paulo, abrangendo, além da capital, as cidades de Americana e Limeira. Em meados do ano 2000, a empresa se expande para o estado de Mato Grosso, se instalando na cidade de Cuiabá e Tangara da Serra.

Aos poucos, a característica de um simples sacolão foi deixada para trás, e a Oba tornou-se especializado no segmento de hortifrúti, que representa 60% do faturamento da empresa. O cuidado na escolha dos fornecedores e parceiros reflete a preocupação com a procedência dos alimentos. Por isso, tanto os fornecedores quanto os funcionários do centro de distribuição são especialistas em hortifrúti, o que garante a qualidade dos produtos adquiridos e distribuídos às lojas.

Além da qualidade dos produtos, a variedade é outro diferencial da empresa. A rede trabalha com mais de 12 mil itens em suas lojas, sendo 300 só no setor de hortifrúti, que se dividem em vários tipos: 12 espécies diferentes de batata, por exemplo, são comercializadas nas lojas. Produtos exóticos e difíceis de encontrar, dependendo da época do ano, também podem ser encontrados na loja. É o caso, por exemplo, da nectarina e do pêssego, que estão presentes nas lojas durante o ano todo. Entre os produtos mais comercializados pelo hortifrúti ao longo do ano está o tomate, a banana, a batata e a laranja. Mensalmente, a rede abastece as mesas de seus clientes com 30 toneladas de tomate e 50 toneladas de banana.

Ao longo de seus 32 anos, a rede aprimorou e expandiu sua atuação no mercado. Além dos produtos de hortifrúti, passou a oferecer frios e laticínios, que respondem por 15% das vendas. Em seguida, a comercialização de carnes, terceirizada até então, foi totalmente reformulada. Hoje, as lojas contam com seus próprios açougues, que oferecem, além dos cortes tradicionais, carnes especiais, como cordeiro, pato e javali. A empresa trabalha com carnes de alta qualidade, fornecidas apenas por frigoríficos cadastrados pelo Ministério da Saúde.

Para os apreciadores de um bom vinho, algumas lojas da rede contam com adegas, que oferecem mais de 600 rótulos, entre vinhos tintos e brancos, nacionais e importados. As adegas são climatizadas e preparadas para oferecer as melhores condições de armazenamento das bebidas. Além disso, o cliente tem a disposição um profissional especializado para ajudá-lo na escolha dos produtos, que atendem diferentes faixas de preço e são separados por países, o que facilita muito na hora da compra.

Além dos setores de frios e laticínios, açougue e adega, a rede conta também, com peixaria, mercearia, padaria, lanchonete, floricultura e importados. E em uma das lojas mais nobres da rede, localizada no bairro Moema, em São Paulo, um restaurante self-service oferece, diariamente, no almoço e jantar, pratos quentes e frios, definidos por um chef contratado pela empresa.

Seguindo a tendência de oferecer mais praticidade e rapidez para o preparo de alimentos, a empresa conta com mais de 280 tipos de produtos minimamente processados, entre saladas, frutas e legumes. Os alimentos são prelevados, cortados e embalados, prontos para consumo. A manipulação dos produtos segue rigorosos critérios de limpeza, sendo que a cada sete ou dez dias é feita fiscalização sanitária preventiva nas lojas. O processo de higienização e limpeza das lojas é feito diariamente ou semanalmente, conforme a necessidade de cada seção.

O hortifrúti segue com rigidez as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e utiliza somente produtos de limpeza registrados no Ministério da Saúde. Além disso, a rede utiliza água filtrada, na maioria de suas lojas, para a higienização dos alimentos. O cuidado e a preocupação com a limpeza foram destaque na edição de aniversário da revista SuperVarejo, no início de 2009. Uma pesquisa feita junto a 8,2 mil lares indicou os dez serviços considerados muito importantes para os consumidores. Com os resultados, consultores renomados indicaram dez empresas como exemplo em cada um dos fatores. A empresa visitada foi considerada referência em limpeza.

A empresa foi crescendo de forma eficiente, pois foi aumentando suas lojas graças à colaboração de seus funcionários, a administração dos seus executivos, e pelo trabalho dos gerentes que ajudam no funcionamento correto de cada ala em que os funcionários trabalham, com isso é garantido que o local de trabalho tenha um ambiente melhor e que seja limpo para o agrado dos que trabalham na empresa e do publico que frequenta o estabelecimento.

Para obter melhores resultados observamos e sugerimos a empresa, que seria interessante criar uma fila preferencial para os mais idosos, aumentar as ofertas para os produtos que estiverem em prazo de vencimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com