TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL 1 SEMESTRE ADM

Monografias: TRABALHO INDIVIDUAL 1 SEMESTRE ADM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 INFLAÇÃO: 4

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADA NA GESTÃO EMPRESARIAL 6

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com intuito de demonstra de maneira ampla, clara e objetivar ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados á macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Expor os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que junto se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito ético empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites ao estimulo do consumo.

Abordando a problematização do consumidor exacerbado da população e a indústria das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

Este estudo tem como objetivo examinar a microeconomia e a macroeconomia, as ações dos agentes econômicos nas atividades produtivas, seu foco e a integração desses agentes, e a constante intervenção do governo com adoção de medidas econômicas, nesse sentido vamos abordar três grandes temas: inflação, taxa de juro e taxa de câmbio.

2.1 INFLAÇÃO:

Assim, é importante definir a inflação como um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. No processo inflacionário o poder de compra da moeda cai, a inflação e muito ruim para um país pois um aumento de um preço puxa a elevação de outro. A inflação tem basicamente duas causas: inflação de custo e inflação de demanda, a inflação de custo está ligada ao lado da oferta; ou seja, o nível da demanda permanece o mesmo, mas há aumento no custo de produção e custo para oferta determinado produto ou serviço. Tais aumento têm basicamente as seguinte origens, aumento dos custos da matéria prima e; tipo de estrutura do mercado , uma vez que estrutura oligopolista ou monopolista, quando não há controle governamental possuem maior poder para aumentos de preço.

Já inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda em relação a oferta de bens e serviços em uma economia.

Vasconcellos Garcia (2006) observam que uma séria distorção causada pela inflação é a redução de poder aquisitivo das pessoas principalmente assalariada, que não têm seus rendimentos automaticamente aumentados quando os preços sobem( ao contrario de fabricas e comercio, que muitas vezes conseguem repassar o aumento de custo para o consumidor.

Noticia em jornal do Brasil: O aumento da inflação tem assustado os analistas do mercado. Na última medição realizada pelo IBGE, a variação de preços superou o teto da meta de 6,5% no acumulado dos últimos 12 meses. O numero foi suficiente para o comitê de politica monetário do Brasil central (copom/ Bc ) decidisse, de forma não unânime, em elevar a taxa básica de juro da economia 7,25% para 7,5%. A tentativa e controla a inflação ao suprimir a demanda por consumo e financiamento.

A inflação mede não só os preços praticados na economia, mas a variação destes valores ao longo do tempo.

Taxa de juro: tem um papel importante na politica monetária, pois é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação controlada. Lanzana (2001) nota que, no âmbito familiar, a taxa de juro afeta a disposição de adquiri um bem a prazo (pois taxas maiores aumentam as prestações ) e afetem a decisões entre consumir e poupar pois juros mais elevados desestimula o consumo e estimulam aplicações financeira. Importante observa que o aumento do consumo proporcionado por juros baixos pode pressionar os preços caso indústria não esteja preparada (sem a capacidade ociosa) para atender esse maior consumo. Da mesma forma, com juros altos, inibe-se o consumo, a economia desacelera e evita-se que os preços subam (pois passa a haver capacidade ociosa).

Os juros também afetam o governo: juros mais altos tornam mais cara a dívida pública, pressionando o déficit público e a própria divida. Além disso, a taxa de juro afeta o setor externo, pois altas taxas de juros trazem, investidores externos ao nosso país, na busca de alta rentabilidade.

Com redução da taxa de juros (Selic), o BC também diminui a atratividade das aplicações em títulos da divida pública. Assim, começa a sobra um pouco mias de dinheiro no mercado financeiro para viabilizar retorno maior que o pago pelo governo. Se a taxa sobe, ocorre o inverso. É por isso que os empresários pedem corte nas taxas, para viabilizar investimento no mercado, redução da taxa de juro viabiliza normalmente migração de recursos da renda fixa para bolsas de valores.

Taxa de câmbio: e importante definir como um conceito que expressa o preço, em unidade monetária nacionais, de uma unidade de determinada moeda estrangeira. A taxa de câmbio é o preço de trocar entre a moeda de dois países. Em economia internacional utilizamos o dólar como moeda de referência, então, no Brasil a taxa de câmbio e a taxa de trocar entre o Real e o Dólar.

A taxa de câmbio e tudo afirma, Samy Dana , professor da fundação Getúlio Vargas, ele explica que a taxa de câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens e consumo feito dentro do país, ou pequenos produtores rurais. Isso porque além da quantidade de bens e consumo importados aqui dentro, muitas maquinas e matéria prima tem seus preços controlados na moeda dos Estados Unidos.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADA NA GESTÃO EMPRESARIAL

Medida de tendências central: e um valor que representa uma entrada típica, ou central de um conjunto de dados. As três medidas de tendência central mais usadas são: Moda, Mediana e Média.

A média e conjunto de dados é a soma das entradas de dados dividida pelo número de entradas.

A mediana e conjunto de dados é o dado quando ficar no meio quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com