TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual sobre a Ford

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.846 Palavras (12 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

RAFAEL AUGUSTO FERREIRA CARDOSO

produção textual

ATIVIDADE INTEDISCIPLINAR INDIVIDUAL

A FORD ACERTA O RUMO”

[pic 3]

Brasília/DF

2014

rafael augusto ferreira cardoso

produção textual

ATIVIDADE INTEDISCIPLINAR INDIVIDUAL

A FORD ACERTA O RUMO”

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Fundamentos de Administração e Marketing

Comportamento do Consumidor

Ética, Política e Sociedade

Economia

Seminário Interdisciplinar I

Professores:
Sebastião de Oliveira

Henry Nonaka

Marcos Marques

Márcia Bastos

Wilson Salvalágio

Fábio Regioli

Brasília/DF

2014

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING

Leia o texto: “Nos últimos dois anos, o presidente da Ford América do Sul, o britânico Steven Armstrong, mantém uma rotina árdua. Todas as manhãs tem aulas particulares de português. Assim que o estudo acaba, começa a fazer o mais difícil: a lição de casa da Ford. A montadora perdeu, em 2013, a terceira posição no ranking do mercado de caminhões para a sueca Volvo, trunfo que manteve por quase 20 anos. Enquanto a companhia americana vendeu 20,4 mil unidades durante o ano, a sueca emplacou 20,7 mil veículos. Mas essa não é a única preocupação de Armstrong na direção da montadora. Em automóveis, o seu principal negócio, a Ford viu a Hyundai se aproximar aceleradamente no retrovisor”.  

  1.  Você como gestor da Ford qual seria a ação que faria para evitar mais perda de mercado e conquistar novamente o seu lugar no ranking de vendas?

O que eu faria como o gestor da Ford para aumentar a competitividade e conquistar a liderança no ranking de vendas seria ajustar alguns fatores do mix de marketing da empresa. Após estudar as novas necessidades dos clientes, aumentaria a diversidade dos produtos, bem como a implementação de nova tecnologia nos produtos já existentes afim de destacar a empresa no que se diz respeito à inovação. Com essa melhora os custos aumentariam, porém faria de tudo para que o lucro da empresa fosse obtido pela quantidade de vendas voltado, principalmente, para fidelização de clientes. Para isso colocaria um preço mais acessível e adotaria um sistema pós venda de confiabilidade: dando ao cliente uma garantia maior, e se tratando de veículos, um serviço de revisão a mais. Se tratando de uma mudança significante no produto existente e lançamento de uma nova linha, investiria num primeiro momento, massivamente em propagandas que deixassem claro a nova proposta da Ford, bem como apresentar a nova linha de veículos.

Leia o texto: O novo Ka, apresentado na segunda-feira 3, virá com opcionais que ainda não se encontram em modelos concorrentes. O executivo afirma que entre as novidades o veículo terá controle de estabilidade e sistema de interatividade da companhia, o Sync. Com toda essa tecnologia embarcada, o compacto não deverá ter preço competitivo para concorrer na faixa dos modelos de R$ 25 mil. O preço é estimado em R$ 35 mil.

  1. Na sua visão de administrador qual seria sua visão com relação ao texto acima, sabendo que a incorporação de determinados opcionais vai elevar o preço do carro?

Acredito que quanto melhor a qualidade, mais as pessoas se interessam pelo produto, ao final, incorporando opcionais o produto (no caso o veículo) irá oferecer maior eficácia para satisfazer as necessidades dos consumidores. É lógico que produtos mais caros são mais difíceis de serem vendidos, não somente pela limitação do poder aquisitivo das pessoas, mas também porque quanto mais caro um produto, mais específico e rígido o consumidor é em relação à escolha.  

  1. Pesquise sobre qual o significado de “Segmentação”.

Segmentação na área de Marketing significa dividir o mercado em grupos de acordo com critérios específicos, sendo esses critérios voltados para as semelhanças dos consumidores de cada segmento, ou seja, de cada grupo.

  1. Pesquise também sobre qual o significado de:  
  • Segmentação Demográfica:

Segmentação demográfica é o fator variável que segmenta, ou seja, que divide o mercado de acordo com a idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida familiar, renda, ocupação, nível de instrução, religião, raça e nacionalidade.

  • Segmentação Geográfica:

A segmentação geográfica é a divisão do mercado de acordo com a localidade. Mesmo atuando em todo o mundo, determinada empresa pode adaptar o produto para cada região, viabilizando o maior aceite.

  • Segmentação Psicográfica:

Falamos de segmentação psicográfica quando dividimos o mercado de acordo com o estilo de vida, personalidade e valores, como por exemplo: gosto por produtos esportistas, sofisticação ou simplicidade, produtos orgânicos, etc.

  • Segmentação Comportamental:

O mercado pode ser divido em grupos de acordo com as ocasiões em que buscam ou compram determinado produtos e serviços (exemplo: férias ou negócios, casamentos, etc), benefícios (exemplo: estilo, desemprenho, durabilidade, valor, etc) e/ou também pelo status dos consumidores (exemplo: não-usuários, ex-usuários, usuários potenciais, usuários iniciantes e usuários regulares). Quando o mercado é dividido por uma dessas trës características a segmentação é comportamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com