TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Macroeconomia

Dissertações: Trabalho Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1:Explique como os problemas econômicos fundamentais – o que e quanto, como e para quem produzir – originam-se da escassez de recursos produtivos.

Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).

Questão 2: O que mostra a cura de possibilidades de produção ou curva de transformação?

Pode ocorrer fundamentalmente tanto em função do aumento da quantidade física de fatores de produção quanto em função de melhor aproveitamento dos recursos já existentes, o que pode ocorrer com o progresso tecnológico, maior eficiência produtiva e organizacional das empresas e melhoria no grau de qualificação da mão-de-obra.

Questão 3: Analisando uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

Partindo-se do total da procura de bens e serviços,esse total, da forma como se encontra definido na Conta de Produção, resulta da soma aos fluxos de procura agregada( consumo das unidades familiares, consumo do governo, formação bruta de capital fixo, exportações )aos quais se adiciona, quando positiva, a variação de estoques.

Uma vez determinado o total da procura de bens e serviços, podemos deduzir os demais agregados macroeconômicos definidos através do fluxo circular.

Os fluxos correspondentes às categorias de transações interpostas entre esses conceitos de agregados macroeconômicos canalizam-se para três unidades captadoras: acumulação, Governo e Resto do mundo. Daí recanalizam-se, sob a forma de procura agregada, para realimentar continuamente os circuitos circulares das atividades de produção e de apropriação.

Questão 4:A medida do PIB não reflete o padrão de desenvolvimento social do país. Comente.

O PIB corresponde apenas ao crescimento econômico (produção de bens e serviços). No caso do Desenvolvimento Social não temos um indicador específico que o mensura, pois é um assunto muito complexo, cheio de varáveis e interpretações. Mas, podemos analisá-lo por meio do IDH (Indice de Desenvolvimento Humano, que pondera e examina a renda, a educação e a longevidade)

Questão 5: Para um país, são conhecidos os seguintes dados, em bilhões de reais:

Produto nacional bruto a custo de fatores 200

Impostos indiretos 10

Subsídios 5

Renda liquida enviada ao exterior 3

Determinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com