TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Problema

Ensaio: Trabalho Problema. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Ensaio  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

e Ordem-PA 2008) Leia os fragmentos a seguir.

Com a industrialização maciça, foi franqueado um limiar nas relações entre os homens e a biosfera, dado que foi no século XX e, mais particularmente, depois da Segunda Guerra Mundial, que a poluição e a degradação do ambiente se tornaram um verdadeiro fato de civilização, à medida que adquiriram dimensões planetárias. Depois dela, a constituição de um espaço produtivo mundial impeliu a unificação ecológica do mundo. (Deléage, Jean-Paul. Uma ecologia do mundo. IN: Castro, E. & Pinton, F. (orgs). Faces do Trópico Úmido – conceitos e questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. Belém: CEJUP/NAEA-UFPA, p. 23)

[...] o problema ecológico está ligado à sociedade dividida em classes; é com a revolução industrial que aparece a ‘negação’ da natureza, e a mercantilização do espaço cria a ideologia do ‘dever ser’ metafísico como forma de resolver a má consciência do capital. (Tragtemberg, M. Ecologia versus Capitalismo. IN: Economia e Desenvolvimento. Revista Quadrimestral de economia. Ano I, nº 2, fev. de 1982. São Paulo: Cortez, p. 129).

Na interpretação das duas passagens, a industrialização é um dos elementos que provoca a separação do homem com a natureza, anunciando um debate, cada vez mais intenso, sobre a ecologia e o meio ambiente. Através de sua leitura, assinale a alternativa que melhor corresponde a esse debate:

Escolher uma resposta.

a. As indústrias que mais poluem estão localizadas nos países pobres, que não detêm tecnologias suficientes capaz de gerar um parque industrial com energia limpa.

b. As novas práticas adotadas pelas empresas demonstram uma preocupação com a sustentabilidade e já são suficientes para reavaliar os rumos do desenvolvimento econômico-social.

c. As indústrias que mais poluem estão nos países ricos, que não se importam com a questão ambiental, porque grande parte de sua população ostenta uma boa qualidade de vida.

d. A questão ambiental não é um elemento que ganhou a agenda nacional, pois não observamos, pelo menos, nos últimos 10 anos, grandes acidentes que comprometessem qualquer ecossistema nas regiões brasileiras.

e. A questão ecológica deve ter como uma das preocupações centrais o ser humano e sua organização social. As diferenças de classe e a exploração do homem pelo homem acabam colocando em risco o meio ambiente, tornando-o insustentável.

Question 2

Notas: 1

O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) – Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, entidade científica – traçou cenários de consumo de energia até 2050. Mantendo as tendências atuais, teremos uma emissão de 16 gigatoneladas de carbono (GTCs), o que equivale a um bilhão de toneladas de carbono. Isso representaria 6ºC de aumento na temperatura do planeta, por volta do ano de 2100. Os efeitos desse cenário seriam mudanças substanciais na biodiversidade, com a extinção de muitas espécies, sem considerar os efeitos econômicos e sociais. Também há projeções populacionais de acréscimo de três bilhões de pessoas em 2050 e de dois bilhões de veículos circulando no mundo.

Diante desse cenário, o IPCC propõe que a tendência da emissão de 16 GTCs alcance a meta de redução para 9 GTCs. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia.

b. As estruturas urbanas devem ser revistas para introdução de construções sustentávies, sejam residenciais, comerciais e industriais

c. 50% das usinas de carvão deverão estar equipadas com novas tecnologias, ainda não disponíveis atualmente.

d. O setor de transporte precisará ser reformulado, pois, da forma como está, não é sustentável.

e. Há necessidade de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica, a geotérmica, a das ondas e marés.

Question 3

Notas: 1

Acerca da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no Brasil, analise as seguintes afirmativas:

I) A cultura organizacional brasileira dá pouca importância a práticas dessa natureza.

II) O aumento de organizações que disseminam esse tema demonstra a evolução de práticas relacionadas à RSE.

III) Para ser competitiva no mercado, pouco importa se uma organização pratica ou não a RSE.

IV) A participação no mercado tende a se ampliar quando uma organização aplica a RSE.

V) O sucesso deve ser pautado apenas no desempenho financeiro empresarial.

VI) A principal preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com