TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Estratégia - Urban Outfitters

Por:   •  2/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

 Estratégia

[pic 3]

Professor José Luís Vaz Silva

Lisboa, 10 de maio de 2020

Realizado por:

Ana Carolina Batista Nº50039384

Ana Brinca Nº50039146

Ana Sofia Martins Nº50039018

Joana Henriques Nº50039273


[pic 4]

Índice

Resumo        1

Introdução        1

A marca        1

Investir em Portugal        2

Benefícios Fiscais        3

Concorrência        4

Público Alvo        4

Estudo do mercado        4

Localização        5

Divulgação        6

Os 5 Forças de Porter        6

Análise SWOT        7

Custos do projeto        7

Conclusão        8

Webgrafia        8

Resumo[pic 5]

Este trabalho analisa a possibilidade de implementar uma loja da marca Urban Outfitters em Portugal, através do estudo do mercado e da marca. É também apresentada uma análise SWOT e as 5 forças de Porter que vêm mostrar a viabilidade deste projeto.

Introdução

No âmbito da unidade curricular de Estratégia do 2º ano do curso de Gestão da Universidade Europeia, lecionada pelo professor Luís Vaz Silva, foi proposta a realização de um plano de estratégia para internacionalizar uma marca.

Após a análise dos mercados estrangeiros e português e de acordo com os interesses do grupo, concluímos que, uma das melhores marcas para introduzir no mercado português seria a Urban Outfitters. Dado que é uma empresa que tem como foco a satisfação do cliente não deixando de se preocupar com os seus fornecedores, colaboradores e com o meio ambiente. A Urban Outfitters está presente no mercado há 50 anos e destina-se principalmente a adolescentes e jovens adultos.

Tendo em conta as várias características da empresa e também a procura significativa por parte dos consumidores portugueses, concluímos que, implementar uma loja em espaço físico em Portugal terá bastante viabilidade.

A marca

A Urban Outffiters é uma marca da indústria do retalho que se encontra presente em 14 países e que detém cerca de 240 lojas mundialmente, empregando mais de 6 200 pessoas. Esta marca pretende projetar ao cliente um estilo de vida que o inspire através de “uma combinação única de produto, criatividade e entendimento cultural”.

A marca foi criada em 1970 com o nome Free People por três estudantes da Universidade da Pensilvânia (Richard Hayne, Judy Wicks e Scott Belair) como um projeto de empreendedorismo. Seis anos mais tarde a marca foi lançada e o seu nome foi alterado para Urban Outffiters.[pic 6]

A Urban Outffiters proporciona aos seus clientes uma vasta linha de roupas, acessórios, calçado, produtos de cosmética, e mais recentemente artigos para o lar e tecnologia através das suas lojas, website e aplicação. Desde a sua criação pretende ser um local para indivíduos criativos e criar espaços comunitários, ambição que se mantém até aos dias de hoje.

Em 2018, atingiu uma receita de aproximadamente 4 bilhões de dólares, tendo esta aumentado 9,3% face ao ano anterior. Do valor total da receita, 91% deve-se ao segmento do retalho e 9% ao segmento do comércio por grosso.

A Urban Outfitters é uma das marcas pertencentes ao portefólio do grupo URBN, do qual fazem também parte a Anthropologie, Free People, Menus & Venues e Nuuly. A URBN está cotada em bolsa.

Investir em Portugal

Portugal possui vantagens competitivas em relação a muitos países, tais como, a sua localização geográfica na ponta do continente europeu e um vasto espaço marítimo que abre muitas portas para diversos mercados internacionais. Possui das melhores infraestruturas, tanto marítimas, aéreas e terrestres, tendo ficado em 2017 na 15º posição a nível mundial. O mercado português é muito atrativo uma vez que é um estado membro da UE e pertence à zona Euro, o que significa liberdade no comércio, inexistência de barreiras aduaneiras, livre circulação de pessoas e bens, por exemplo.

Segundo o estudo do Institute for Management Development (IMD), que analisa a capacidade de 63 países em desenvolver, atrair e reter talento, Portugal encontrava-se na 17º posição em 2018.

Muitas das melhores empresas mundiais nomeiam Portugal como o país de eleição para expandir ou criar as suas empresas e temos casos de verdadeiro sucesso.[pic 7]

Por fim, a qualidade de vida destaca-se em relação a outros países, pois é uns dos países mais seguros com boas infraestruturas culturais e de lazer e cuidados de saúde de alta qualidade.

Atualmente, investir em Portugal tornou-se numa verdadeira aposta entre os investidores, visto que nos últimos 10 anos os investimentos concretizados focaram-se na qualificação de recursos humanos, tecnologia e infraestruturas o que proporcionou novas oportunidades em investir ou desenvolver novos negócios.

Benefícios Fiscais

Investir em Portugal oferece aos investidores vários benefícios fiscais, tais como, isenção ou redução de IMI, IMT e Imposto do Selo.

Também é importante de referir os incentivos existentes tanto para pessoas singulares como para pessoas coletivas que visam a captação de investimento, criação de empresa e a capitalização das empresas de modo a favorecer o crescimento económico.

Relativamente aos incentivos fiscais direcionados para as pessoas coletivas (empresas) estas podem usufruir dos seguintes benefícios:

  • Benefícios contratuais ao investimento produtivo;
  • Regime fiscal de apoio ao investimento (RFAI);
  • Sistema de incentivos fiscais em investigação e desenvolvimento empresarial (SIFIDE II);
  • Dedução por lucros retidos e reinvestidos (DLRR);
  • Instalação de empresas em territórios do interior.
  • Regime fiscal dos residentes não habituais (aplicável também ao programa Golden Visa Portugal);

Concorrência[pic 8]

A Urban Outfitters uma vez instalada em Portugal irá deparar-se com um nível de concorrência bastante elevado. Numa perspetiva global, olhando para todas as áreas, a marca que mais se assemelha à UO é a H&M. A H&M tem um conceito idêntico, uma vez que fornece aos seus consumidores produtos de moda, decoração e beleza, todavia a UO consegue destacar-se pelo facto de vender produtos eletrónicos e segundo a Forbes foi a loja que vendeu mais LPs em 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (299.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com