TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho desafio profissional - Marketing

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: TECNOLOGIA EM MARKETING

2ª SÉRIE

Robson

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Processos Gerenciais e Matemática

BELO HORIZONTE / MG

13/10/2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: TECNOLOGIA EM MARKETING

2ª SÉRIE

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Processos Gerenciais e Matemática

Trabalho desenvolvido para o curso de Tecnologia em Marketing  disciplinas norteadores Processos Gerenciais e Matemática , apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 1º bimestre 2015_02.

BELO HORIZONTE / MG

13/10/2015

SUMÁRIO

Introdução                                                                                         04

Passo 01                                                                                          05

Passo 02                                                                                          08

Passo 03                                                                                          11

Conclusão                                                                                         13

Referências                                                                                         14


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de criar um plano de capacitação e desenvolvimento para os diretores, gerentes e colaboradores do Hipermercado Hortedan. A empresa busca atingir melhores níveis de desempenho, tornando-se uma grande rede de lojas. A situação atual mostra uma má capacitação e evolução do capital humano da organização. O Hipermercado, resolve contratar um diretor administrativo, para melhorar os resultados da empresa.

As soluções encontradas foram a elaboração de uma estrutura organizacional, reestruturando toda a empresa. Aplicação de um planejamento estratégicos, táticos e operacional. Elaboração de  treinamentos para diretores, gestores e plano de capacitação, desenvolvimento e motivação para o grupo operacional de forma a auxiliar a empresa a atingir bons resultados com eficácia, respeitando seus funcionários, capacitando-os.

PASSO 01

Defina uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa (varejo de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos).

A empresa Hipermercado Hortedan iniciou suas atividades como supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. O seu principal objetivo, em médio prazo é se expandir, tornando-se uma rede com abrangência estadual.

O hipermercado conta atualmente com 176 colaboradores. Na empresa os diretores e gestores estão focalizando mais nos problemas operacionais e técnicos, esquecendo das funções gerenciais como planejamento, organização e controle. Com isso os lucros da empresa caíram.

Depois de alguns levantamentos, foi possível constatar que a empresa não possui em seu planejamento estratégico, um organograma concreto e bem defino, um plano tático e operacional, um setor de RH (Recursos Humanos) e de Publicidade.

Para melhorar as funções gerenciais da empresa, é necessário um programa de capacitação e desenvolvimento de todos diretores e gestores, e também um plano de desenvolvimento, capacitação e motivação para o setor operacional.

Sendo assim, a organização contará com o departamento de Recursos Humanos, justamente para auxiliar nos treinamentos e nos cursos de capacitação dos funcionários, bem como inovar no processo de contratação de pessoal.

Atualmente o hipermercado está estruturado em uma política predominante, o que prejudica as relações interpessoais entre os departamentos. É importante ressaltar que a estrutura organizacional é o elemento fundamental para que uma empresa mantenha o foco nos seus objetivos, ela possui grande influência na eficiência da organização.

Para resolver os problemas com a estrutura política atual, levando em conta a visão e valores da empresa, foi escolhida a estrutura formal. Nela, será possível tornar o ambiente mais amistoso e flexível, permitindo a criação de novas proposta e novas ideias. Executando essas medidas será possível desenvolver habilidades dos diretores, gestores e  também do operacional para que se chegue ao objetivo planejado.

Missão: A empresa trabalha promovendo a satisfação e valorização de seus funcionários e clientes, trabalha com honestidade e  respeito.

Visão: Expandir o negócio, tornando-se uma rede de hipermercado  de abrangência estatual com produtos variados e de qualidade e com bom atendimento e lucratividade.

Objetivos: Proporcionar a clientes, fornecedores e funcionários satisfações, realizar o desejo de expandier o negócio.

Estrutura Organizacional – componentes.

Há três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Em uma empresa de sucesso, estes três níveis funcionam em conjunto e ocorrem na ordem: estratégia, tática e operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (235.6 Kb)   docx (59.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com