TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho desafio profissional

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.905 Palavras (16 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

POLO: UNIVERSIDADE DE JACAREÍ

1ª SÉRIE

PEDRO PAULO

RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA PROINTER I

DISCIPLINAS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO, EMPREENDEDORISMO e DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

PROFESSORA-TUTORA A DISTANCIA

JACAREÍ/SP

2017

PEDRO PAULO

RELATÓRIO FINAL PROINTER I

PLANO DE NEGÓCIO

Trabalho de   Conclusão   do   Projeto   Interdisciplinar   do

Curso Tecnologia em Gestão pública, Universidade Anhanguera,

                como requisito parcial à obtenção de nota  do Prointer I.

Orientadora:  Tutora a distância Elaine Oliveira Foster Reis

JACAREÍ/SP

2017


RESUMO

Nesse item você deverá desenvolver ressaltar de forma clara e sintética, a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes.  Deve concluir-se num texto redigido de forma cursiva, concisa e objetiva, respeitando a estrutura do original e reproduzindo, apenas suas informações mais significativas.  Não deve ser uma simples enumeração de tópicos, e a 1ª frase deve ser significativa e explicar o tema principal do trabalho.  No corpo do resumo não se deve usar parágrafos, frases negativas, símbolos, tabelas, quadros, figuras e ilustrações.

Recomenda-se que os resumos tenham uma média de 300 a 500 palavras.

Apresento este trabalho que está focado em um plano de negócios para uma loja de serviços ópticos. É um projeto muito importante que irá oferecer mais uma opção de compras para os moradores da cidade de Jacareí, no interior do estado de São Paulo. A finalidade desse projeto está centrada em fazer uma análise da viabilidade financeira do negócio, a sua rentabilidade e diminuir os riscos que há sempre no mercado. Para elaborar este trabalho foi usada muita pesquisa de forma exploratória extraído os dados que julgamos ser necessário. Ao término de nossas pesquisas concluímos através de cálculos e demonstrações financeiras ser possível a continuação do empreendimento.

Palavra Chave: Ótica, Negócio, Vendas.

INTRODUÇÃO

Ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações com outros trabalhos existentes, não devendo repetir ou parafrasear o resumo nem antecipar as conclusões e recomendações contidas ou decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das ideias e da matéria tratada.

A introdução deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, colocando-o a par dos antecedentes, tendências, pontos críticos, preocupações, justificativas e razões do trabalho, para, em seguida, colocar as questões de pesquisa ou perguntas a serem respondidas, assim como as possíveis contribuições esperadas do estudo e suas implicações.

O setor óptico é considerado um dos setores mais importantes da econômica e tem uma expressiva contribuição para a economia. Mesmo com um avanço menor que a inflação em 2015, com um faturamento de R$ 9,7 bilhões no 1º semestre e crescimento inferior a 2014, o setor luta para manter suas características de expansão. Segundo a ABCI (Associação Brasileira de Óptica).

O que ajuda na média de vendas nas óticas hoje em dia, é a mudança de visão que antes as pessoas tinham em relação aos óculos prescritos pelos oftalmologistas, os óculos eram vistos antes como incômodo passaram a ser hoje, acessório de moda. Devido ao crescimento econômico das famílias e à facilidade de crédito, as pessoas não esperam seus óculos envelhecerem e querem trocar por modelos novos para seguir a tendência da estação, o que para as lojas de óticas, é unir o útil ao agradável.

Também o que favorece a manutenção das vendas é o segmento de óculos de sol que tem tido uma boa divulgação da importância de seu uso para proteger a saúde ocular e pelo consumidor ter hoje acesso as marcas famosas e pelo esforço da ABCI (Associação de Ópticas) em combater a pirataria de produtos sem certificação que danifica a vista e o bolso do consumidor.

Com pesquisa de mercado realizada podemos identificar a oportunidade de estar dentro desse mercado, servindo todas as classes sociais, conscientes que teremos concorrencia constante, nosso diferencial terá como base o atendimento padronizado e alicerçado na qualidade. A oportunidade surgiu de darmos ao cliente nosso bem maior a opção tanto de preços, como de diversificação de produtos e de fácil acesso.

Conforme realização de pesquisa de mercado identificamos a oportunidade de atuar no mercado, para todos os tipos de classe, mesmo tendo concorrentes diretos, mas, nos diferenciando no atendimento e na qualidade. Esta oportunidade fará com que seja montada a “Ótica Center Norte” para aumentar o atendimento na região, mais especificamente no bairro de Santana na região norte do município de São José dos Campos/SP, pois nessa região existe carência deste segmento, sendo que a população desloca-se a outros bairro para conseguir uma oferta melhor.

Entre as disciplinas contempladas, Investimento e Planejamento Financeiro para o negócio, pesquisamos o mercado e a viabilidade do investimento.

ENTREVISTA – Considerações e observações sobre a entrevista

Nesse item você deverá inserir suas considerações e observações sobre a entrevista realizada no Relatório Parcial do Prointer I.

  1. Observação da entrevista do empreendedor Fernando Ramos da empresa Ótica Original.

O entrevistado começou a trabalha com seu pai desde pequeno, pode ver, aprender e praticar o exercício de comércio, fato importante, que ficou marcado na sua personalidade empreendedora. Naquela época as crianças já ajudavam seus pais e desde cedo já estavam no mercado de trabalho. As famílias eram grandes e os custos vinham na mesma proporção.            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (438.2 Kb)   docx (218.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com