TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho do professor em espaços educativos

Tese: Trabalho do professor em espaços educativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Tese  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Introdução a Administração e Economia e de Ética, Politica e Sociedade.

Anapolis-Go

2013

Joceley Rodrigues Romualdo

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Introdução a Administração e Economia e de Ética, Politica e Sociedade.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas O trabalho do Pedagogo nos Espaços Educatuvos; Psicologia da Educação 2; Comunicação e Linguagem; Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais.

Profs: Bernadete Strang; Marcia Bastos de almeida :Juliana Fogaça Sanhes Simm e Fafio Luiz da Silva

Tutora eletrônica: Michele Benetelli de Almeida

Tutor(a) de sala: Leonata Hellen Pereira

Anapolis-Go

2013

INTRODUÇAÕ

O presente trabalho pretende entender o processo de formação do pedagogo.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde escolheu-se os seguintes conceitos sobre a formação do Pedagogo.

• Promover e coordenar reuniões pedagogicas e grupos de estudo. Para refrexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico e para a elaboração de propostas de intervenção na realidade da escola.

• Participar e intervir, junto á direção, da organização do trabalho pedagogico escolar, no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar.

• Coordenar, junto á direção, o processo de distribição de aulas e disciplinas a partir de critérios legais, pedagogicos –didáticos desenvolvidos na escolas pelos coletivos dos profissionais que nela atuam.

• Organizar a realidade dos conselhos de chasse, de forma a garantir um processo coletivo de reflezão – ação sobre o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e em sala de aula, além de coordenar a elaboração de propostas de entervenção decorrente desse processo.

• Coordenar o processo coletivo de elaboração e aprimoramento do Regimento Escolar da escola, garantindo a participação demogratica de toda a comunidade escolar

O trabalho do pedagogo nos Espaços Educativos

No Brasil, na década de 20, existiam os técnicos em escolarização Não havia intenção e nem prática pedagógica para ensino, já na década de 60, surgimento do cargo supervisor escolar: voltado apenas para a administração escolar, sem menhuma entenção ou prática. E logo depois na década de 80, não havia ainda uma especialização qualquer membro da escola poderea ser :

Supervisor escolar: atuava diretamente na escola fazia parte do corpo gestor.

Supervisor educacional: atuava no âmbito macro e micro do sistema de ensino.

Supervisor pedagogico: supervisionava o currículo, corpo docente e doscente da escola.

Em 1996, orientou-se que nenhum profissional da educação poderia atuar no cargo de Supervisor, Orientador e Administrador escolar somente poderião atuar profissionais graduados no curso de pedagogia ou em nível de Pós-Graduação em gestão escolar, garantindo por este criterio para a formação de um ensino básico, farce a cumprir a LDB 9394/96, art. 64.

Como percebe na afirmação abaixo que o papel do pedagogo na escola é:

Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da práticas educativas, diretamente ligadas á organização e aos processos de transmisão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação histórica. Em outras palavras, pedagogo é um profissional que lida com fatos, estrururas, contextos, situações, referentes a prática educativa em suas várias modalidade e manifestações. (LIBANEO, 1996.p.127.)

Para tanto o conceito de pedagogia pode ser entendido: Estudo Teórico e prático da educação, construido atráves das exigencias da realidade escolar, pois permite uma refrexão política, social e cultural crítica sobre: inchusão,diversidade, ideologia, criticidade.

Na escola o trabalho é realizado por um conjunto de profissionais que interagem para a formação do aluno. A equipe deve encontrar-se sempre em sentonia todas as funções são importante na busca por um ensino eficiente capaz de alcançar os objetivos propostos pela enstituição. As ações dos pedagogo Supervisores e Orientadores são imprescindíveis para que a escola possa realizar um bom trabalho conciente da complexidade existente causada pelos diferentes pontos de vista sobre trabalhar e educação, fruto da formação e história de vida de cada individo. A função do pedagogo se faz necessária por proporcionar a enterligação entre os profissionais da escola.

O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a interação humana na escola, melhora o chima organizacilnal de maneira significativa estimulando o respeito mutúo e a boa covivência. Dessa forma, o pedagogo passa a trabalhar no sentido de conseguir alcançar, pelo menos, três metas:

A valorização do professor como profissional, reconhecendo-lhe todo e qual quer bom desempenho evidenciado; e como pessoa, ouvindo-o com respeito e empatia, criando espaço para que participe efetivamente do processo educativo.

O bom desempenho docente em suas competência básicas, incentivando o professor a buscar o próprio crescimeto junto aos colegas. Ninguem cresce sozinho. Todos temos algo a contribuir para o crescimento alheio, um pouquinho que seja.

A implementação do curriculo proposto no projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com