TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho com princípio educativo frente às novas tecnologias.

Por:   •  14/12/2015  •  Ensaio  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 5

1) Qual o problema inicial apontado pelo texto, colocado pelo autor nas páginas 151 e 152?

Educação e Trabalho tem sido abordados de diferentes maneiras. A educação tem sido vista com caráter improdutivo, de maneira que se contrapõe de modo excludente a educação e trabalho, a tendência dominante é a de situar a educação no âmbito do não-trabalho. A partir da década de 60, com a “teoria do capital humano”, entende-se a educação como forma de desenvolvimento econômico. A educação potencializa o trabalho. Os educadores tem oscilado ora a educação é formação profissional ou concepção geral e noutra visão as duas visões são complementares

2) Para o autor, qual a origem da escola? Por que a escola, na antiguidade, era apenas para quem não trabalhava?

No comunismo primitivo, a educação coincidia com o próprio processo de trabalho. Com o início da sociedade de classes, com o aparecimento de uma classe ociosa, que não precisa trabalhar, surge uma educação diferenciada. Assim origina a escola, que em grego significa lugar do ócio, onde somente a classe ociosa tinha acesso, onde recebiam uma educação escolar. A forma como a classe ociosa ocupava seu ócio é que constituía sua educação. Quem dispunha do ócio, praticavam jogos nos ginásios – a ginástica. Ou seja, os exercícios físicos como lazer. Enquanto os demais tinham como educação, o próprio trabalho.

3) Por que, até o feudalismo, a educação escolar era secundária, como indica o autor na página 154?

A grande maioria continuava se educando pelo trabalho, no processo de produzir para sua própria existência, e dos seus senhores. A forma escolar da educação ainda é secundaria, que contrapõe como não trabalho a forma de educação dominante determinada pelo trabalho.

4) Que relação existe entre a sociedade mais diretamente ligada à natureza, da feudalidade, do fato de a escola, neste, ser prescindível a todos, e a sociedade do contrato social capitalista, que aponta o contrário, ou seja, que esta seja para todos?

As relações de produção dados por laços de parentesco, tipo natural, o caráter estratificado, hereditário: de pai para filho nobreza e servidão. Na sociedade moderna, as relações passam a ser sociais. Nasce dessa forma a ideia de liberdade. A sociedade dos proprietários livres. O trabalhador livre, vende sua força de trabalho.

A sociedade baseada no contrato social, na cidade e na produção industrial, baseada nas relações formais traz consigo a exigência do conhecimento, da ciência. Todo desenvolvimento científico da modernidade se dirigia ao domínio da natureza: sujeitar a natureza aos desígnios do homem. Transformar os conhecimentos em meios de produção material.

5) Por que na sociedade contemporânea se coloca a e necessidade de escola para todos?

Como se trata de uma sociedade baseada na cidade e na indústria, passando a ser algo artificial e não mais natural, isso vai implicar que as sociedade organizada a classe do direito positivo, trazendo a necessidade da escrita, algo que até a Idade Média era secundário. O direito positivo, é um direito registrado por escrita, diferente do natural que é espontâneo. Assim o domínio da escrita se converte em uma necessidade generalizada. Por isso a escolaridade será estendida a todos.

6) De acordo com o autor, na sociedade moderna a educação se confunde com a escola. O que significa fazer esta afirmação?

A escola passa a ser vista como agência educativa ligada ao progresso, a necessidade de hábitos civilizados, que corresponde a vida na cidade. Ligada, a formação de cidade, do cidadão, como objetivo formar o cidadão para a vida na cidade, para ser sujeito de direitos e deveres na vida na sociedade moderna. A forma escolar emerge como forma dominante de educação na sociedade atual. A tal ponto que a forma escolar passa a ser confundida com a educação. Quando pensamos em educação, automaticamente pensamos em escola.

7) De acordo com Saviani, há atualmente um processo contraditório de avanço na escolarização, mas com a escola perdendo conteúdo. Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com