TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Como Princípio Educativo.

Exames: O Trabalho Como Princípio Educativo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 2

A sociedade de consumo surgiu com a revolução industrial a qual explica o modo capitalista de produção e o processo de mercantilização do trabalho.

Os adolescentes, em sua maioria são o publico alvo para o lançamento das novidades em nosso mercado, pois a curiosidade dos mesmos fazem com que se deixam levar pelo momento o importante é ter toda a comodidade possível, se vestir bem e com uma boa marca para se sentir inclusos na sociedade na qual ele pertence, afinal ele está na construção de sua identidade e quer se sentir incluso na sociedade ou grupo social dizendo através de seus atos e apresentação pessoal que faz parte de tal grupo social.

O Brasil foi a última sociedade no continente a abolir a escravidão. Foram séculos de trabalho escravo, cujas marcas são ainda profundamente visíveis na sociedade. A mentalidade empresarial e das elites dominantes tem a marca cultural da sociedade.

A educação pode ser definida como um fenômeno social, por sua origem, seus

objetivos e funções, e por estar relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma sociedade historicamente determinada. Considerar-se que a sociedade tem interesse em educar sua população de modo a ter suas necessidades atendidas pode-se deduzir que, apesar de a educação ser um processo constante na história de toda a sociedade, ela se mostra vinculada ao projeto de homem e de sociedade que se deseja ver através do processo educativo, sendo, então, diferente para cada local e período de tempo que se observe. (SCHAFRANSKI, 2005).

O trabalho, é a atividade fundamental pela qual o ser humano se humaniza, se cria , se expande em conhecimento, se aperfeiçoa. O trabalho é a base estruturante de um novo tipo de ser, de uma nova concepção de história. centralidade do trabalho como práxis que possibilita criar e recriar, não apenas no plano econômico, mas no âmbito da arte e da cultura, linguagem e símbolos, o mundo humano como resposta às suas múltiplas e históricas necessidades.

Nesta concepção de trabalho, o mesmo se constitui em direito e dever, e gera um princípio formativo ou educativo. O trabalho como princípio educativo deriva do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida.

Educar adolescentes e jovens para uma leitura crítica do mundo e para construírem a sua emancipação implica, que o processo educativo os ajude a entender suas condições de vida.

O processo educativo que viabiliza a construção de saberes começa na sociedade e acaba na sociedade, mas tem na escola uma mediação imprescindível a formação plena do educando, possibilitando construções intelectuais e a apropriação de conceitos necessários para a intervenção consciente na realidade , para a compreensão do processo histórico da construção do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com