TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transações Bilaterais Brasil E Argentina

Pesquisas Acadêmicas: Transações Bilaterais Brasil E Argentina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 3

Com a necessidade de cada país por insumos estrangeiros, pois nenhum país é autossuficiente. E com a globalização econômica, os tratados comerciais internacionais vêm aumentando cada dia mais. Dentre esses tratados existe o do tipo Bilateral, que ocorre quando apenas duas nações negociam.

O Brasil tem sido um país no qual o comercio bilateral é bem constante, “Conforme dados estatísticos fornecidos pelo INDEC12, de 1994 a 2003 o intercâmbio comercial bilateral foi deficitário para o Brasil, situação que se everteu a partir de 2004, quando a balança comercial bilateral começou a apresentar superávits comerciais para o Brasil.” A partir de 2004 é que o Brasil começou a apresentar crescimento econômico, e até hoje o Brasil tem apresentado superávits que demonstram a evolução do Brasil no comercio internacional bilateral.

Dentre desses países em que o Brasil comercializa bilateralmente está a Argentina, que é a principal relação comercial do Brasil na América latina, e a terceira mundialmente falando.

Dos itens mais exportados na composição do comercio Brasil-Argentina destaca-se a elevada comercialização de produtos automotivos, como automóveis e peças para os mesmos.

(Fonte:http://www.brasilglobalnet.gov.br/ARQUIVOS/Publicacoes/ComoExportar/CEXArgentina.pdf. Pág 41)

Podemos observar no gráfico acima que a composição dos produtos comercializados entre Brasil e Argentina se concentra em mais da metade do valor importado em 2011 em produtos como: Cereais, combustível e o principal

que é os automotivos. Apesar de que segundo dados da consultoria econômica Abeceb, ouve redução do fluxo de produtos entre os dois lados da fronteira, uma redução de 24% no mês de Abril de 2014.

Quando o comercio bilateral está aquecido acarreta investimentos de ambos dos países. Um empresário brasileiro que quer começar a buscar novos ares no mercado internacional, tem por opção natural a Argentina, pois as facilidades são inúmeras como: Proximidade, língua, e acordos entre os países. Com essas facilidades o Brasil é o país que figura como uns dos países que mais investe no mercado argentino, de 1997 para 2011 foram investidos cerca de US$14 bilhões.

Dentre os principais investimentos brasileiros na argentina se destaca o setor de Petróleo e Gás, e indústria em geral. No setor de Petróleo e Gás grandes transações foram realizadas entre as principais está a aquisição da PECOM energia pela Petrobrás que, no entanto estava passando por dificuldades, mas ainda era considerada a maior empresa privada no setor petrolífero. Nas indústrias em geral a aquisição da cervejaria Quilmes a líder no mercado local pela Ambev. Sendo assim empresas brasileiras salvarão o emprego de muitos cidadãos argentinos que trabalhavam nas empresas locais que estavam enfrentando dificuldades financeiras.

(Posto da PECOM, empresa aquiquirida pela petróbras. Fonte: http://www.granain.com/portugues/proyectos/pecom/1.jpg)

(Cerveja Quilmes Cristal um dos produtos da cervejaria Quimer adquirida pela Ambev.Fonte:http://4.bp.blogspot.com/y6n2nbPxsOE/UrLGVv6l9hI/AAAAAAAABSY/8WW5XpqoroA/s1600/IPhone+331.jpg).

Nos investimentos argentinos no Brasil te crescido consideravelmente nos últimos anos. Destacam-se entre as transações os investimentos no setor siderúrgico. A empresa argentina Techint comprou em 2010 ações da siderúrgica brasileira norte Fluminense, do grupo EBX. Além de investimentos na energia eólica no Ceará em 2011, no qual custou a empresa argentina cerca de US$480 milhões.

(Siderúrgi a brasileira norte Fluminense do grupo EBX que foi vendida a Techint. Fonte: http://www.fmanha.com.br/blogs/painel/wp-content/uploads/2013/09/download-12.jpg)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com