TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferenças Contábeis Entre Brasil E Argentina

Ensaios: As Diferenças Contábeis Entre Brasil E Argentina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 12

No Brasil, o CFC - Conselho Federal de Contabilidade – CFC, é o órgão máximo de controle do exercício profissional, bem como de editar princípios e normas contábeis e exigir o seu cumprimento, existem outras entidades como: IBRACOM (Instituto Brasileiro de Contadores, CVM, BCB, que lidam com normas contábeis, algumas de forma sugestiva e outras de caráter legal).

No inicio no século XVIII, surgiu o ensino superior no Brasil sem nenhuma preocupação com o modelo de ensino e a profissão contábil e poderia ser exercido por profissional com o registro no CRC.

O contabilista pode exercer suas atividades na condição de profissional liberal ou autônomo de empregado regido pela CLT. No Brasil estas profissões tem uma regulamentação e conselhos próprios para contabilidade,administração,economia.

A Profissão contábil na Argentina, para ingressar na carreira de contador público é preciso ter uma formação acadêmica completa: a primeira é o básico composto de 6 disciplinas,onde o aluno tem que ter aprovação em todas elas para ingressar na carreira de contador, visto que lá não tem o exame de vestibular;a segunda disciplina é o técnico científica que forma o profissional da contabilidade e a terceira composta pelas matérias de auditoria,administração contábil,tributária,judicial societária e do setor público; é exigido por Lei o registro que regulam a profissão de contador público onde a mesma, só pode ser exercida pelo titular; encontra-se pelo menos 4 profissões distintas:como contador ou contador público,economista,administrador e atuário.Apenas os atuários,devido a seu pequeno número são controladas pelo próprio Ministério do Trabalho. (Moura, 2000)

O Brasil é o único país do cone sul que possui profissionais de nível médio, os técnicos em contabilidade, com prerrogativas, que alcançam boa parte daquelas dos contadores.

AS DIFRENÇAS CONTÁBEIS ENTRE BRASIL E ARGENTINA

A Contabilidade por ser considerada uma ciência social, os aspectos avaliados influentes para a composição de um sistema contábil, são evidentemente os contextos culturais, históricos, econômicos e políticos da sociedade.

Quando se trata da contabilidade direcionada para a comunicação empresarial, deve enfatizar a importância das informações transmitidas, como menciona Niyama (2007, p15) "Usualmente a contabilidade é considerada a linguagem "dos negócios", ou seja, é onde os principais agentes econômicos buscam informações (principalmente de natureza econômico-financeira) sobre a performance empresarial e avaliação de Risco para se realizar investimentos".

Portanto as demonstrações contábeis são o "reflexo" da situação da empresa aos olhos dos investidores e acionistas, sobretudo no recente contexto em que se encontra o mercado globalizado, porém as informações devem ser verídicas e com uma linguagem simplificada. E certo que essa linguagem não poderá ser padronizada, pois cada país desempenha seus métodos contábeis de forma diferente, como por exemplo: o resultado de uma empresa Argentina, não será igual ao resultado da empresa Brasileira.

É relevante enfatizar que os demonstrativos contábeis são informações importantes não apenas para tomada de decisão interna, mas essencial para os resultados da empresa de modo geral.

Observar-se ainda que a exigência de mudanças ou aperfeiçoamento nos modelos de demonstrações contábeis é conseqüência do atual contexto do mercado financeiro, onde, as empresas e as pessoas interagem de qualquer parte do mundo, e com isso passa a existir à necessidade de conhecer os padrões das empresas internacionais, como elas atuam e fazem suas demonstrações contábeis.

E assim, nasce à idéia da harmonização das demonstrações contábeis, que visa adaptar as normas contábeis dos países, sem perderem sua analogia, mas facilitando para usuários, o uso da linguagem contábil de uma forma universal.

Sendo assim é relevante a comparação entre as demonstrações de um país com outro, para poder então fazer assimilações, e conseguir adapta-se, mesmo que existam alguns fatores que são próprios a cada nação como:

- A relevância da Contabilidade no país;

- A tributação local;

- A influência do governo em relação à Contabilidade;

- Os acontecimentos na história do país;

- A legislação vigente do país e

- A qualidade da formação profissional.

Portanto fazendo as comparações entre o Brasil e Argentina cita-se alguns pontos relevantes do sistema contábil dos dois países.

A CONTABILIDADE NO BRASIL

A contabilidade no Brasil vem se desenvolvendo gradativamente de acordo com as necessidades do mercado atual, porém, ainda deixa muito a desejar quando há comparabilidade com outros países que estão classificados, segundo alguns autores, no grupo denominado de Modelo Anglo-Saxão e que é composto por países como Inglaterra, País de Gales, Irlanda, dentre outros. Esse modelo se destaca por vários aspectos distintos, dentre eles podemos destacar diferenciais que vão desde a valorização do profissional contábil, passando pela pouca interferência do governo na definição das práticas contábeis indo até a prioridade especialmente aos investidores. Nobes e Parker (1995)

O Modelo Continental, grupo ao qual estão classificados países como o Brasil e Argentina, foco de nossas pesquisas de comparabilidade, no momento, perde forças pelo fato de o profissional ser pouco atuante e ter grande influência do governo, sendo muitas vezes denominada de contabilidade tributarista, porque atende principalmente as necessidades do Estado. Más há controvérsias quanto a essas duas classificações distintas, pois o Japão que segue uma linhagem Anglo-Saxão tem uma contabilidade pobre e é voltada mais para o governo e os credores. A Holanda, por exemplo, segue seus próprios métodos não se classificando em nenhum dos dois grupos. Nobes e Parker (1995)

Nesse momento a contabilidade brasileira passa por um processo de evolução e enfrenta grandes desafios, segundo alguns autores, as dificuldades de capacitação dos profissionais contábeis e a falta de credibilidade acaba por dificultar essa transição imposta pela globalização.

Segundo Marion (2008)

"É comum ouvir dizer hoje que 1) O emprego duradouro está perto do fim; 2)Fala-se muito, dentro da profissão Contábil, sobre a administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com