TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratores agrícolas

Projeto de pesquisa: Tratores agrícolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  7.136 Palavras (29 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 29

Resumo

Em termos gerais, o trator agrícola é uma máquina composta de diversos mecanismos cuja maior finalidade é tracionar implementos agrícolas. O trator é projetado para proporcionar força no sentido de deslocamento, com o fim de realizar as mais diversas operações agrícolas desenvolvidas a campo, constituindo-se na principal fonte de potência da agricultura moderna. Deve, por isto, possuir algumas características importantes como robustez, versatilidade, confiabilidade, segurança, conforto dentre outras e também ter a capacidade de fácil acoplamento a diversos tipos de máquinas e implementos.

O trator agrícola deve satisfazer as necessidades dos usuários realizando as operações com sucesso e com um elevado rendimento operacional. No caso da agricultura brasileira que passa por um momento de dificuldades, os inevitáveis erros de utilização devem ser reduzidos. Isto servirá para compensar a baixíssima margem de lucro, maximizando assim os resultados. As dificuldades econômicas da atividade agrícola mecanizada devem-se ao elevado custo de produção e ao baixo preço pago ao produto.

Para aumentar a confiabilidade de um trator, a manutenção preventiva torna se imprescindível, diminuindo, assim, a probabilidade de uma possível e indesejável falha.

Na tentativa de diminuir os custos totais de produção, torna-se interessante reduzir os custos com as máquinas agrícolas, nesse caso, o trator. Para isso, é necessário um planejamento da mecanização, otimizando o uso das máquinas na propriedade; diminuindo, assim, os custos com as máquinas, ou seja, na aquisição do trator, devem-se conhecer as necessidades e as características dessa máquina, realizar um correto dimensionamento para que essa se torne útil o maior tempo possível.

Entretanto é importante salientar que o trator deve ser utilizado de acordo com suas especificações, as quais são fornecidas pelos fabricantes. Devem ser utilizados para tracionar implementos e máquinas projetadas de acordo com a potência indicada pelo fabricante. Para que isso ocorra, o operador deve receber um treinamento, instruções que o auxiliarão a operar e efetuar a devida manutenção, pois caso contrário, esse operador poderá estar diminuindo a vida útil de alguns componentes ou do trator como um todo.

Assim, o treinamento ao operador deve ser oferecido pela concessionária antes da entrega da máquina. Na hora da entrega, um técnico com bom conhecimento deverá realizar a chamada “entrega técnica”, que nada mais é do que uma explicação sobre funcionamento do trator, de alguns dispositivos e comandos, bem como outras informações relevantes.

Esses treinamentos aos operadores tornam-se cada vez mais importantes, pois os modelos de tratores estão evoluindo bastante rápido, passando por modificações significantes. Isso faz com que cada vez mais seja necessário o conhecimento da máquina e a leitura do manual do operador.

Palavra- Chave- nível de satisfação, tratores agrícolas, treinamento

Sumário

1. Introdução................................................................................................. 05

2. Metodologia.............................................................................................. 05

2.1. A adoção de ações............................................................................... 08

2.2. Material e Métodos............................................................................... 09

2.3. Breve Caracterização........................................................................... 09

2.4. Suporte ao Cliente................................................................................ 10

3. Resultados e Discussões....................................................................... 12

3.1. Tratores Amostrados........................................................................... 12

3.2. Nível de Satisfação Independente da Potência................................. 14

3.3. Nível de Satisfação Potência e Marca................................................ 18

3.4. Nível de Satisfação das Concessionárias......................................... 21

3.5. Principais Problemas.......................................................................... 22

3.6. Plano de Manutenção.......................................................................... 23

4. Conclusão............................................................................................... 25

5. Referências Bibliográficas.................................................................... 26

Anexos........................................................................................................ 27

1.Introdução

Em meio ao agitado e turbulento mundo consumista da atualidade observamos que o mercado está sempre em transformação, em uma busca incessante por conquistar uma parcela cada vez maior de mercado consumidor. Para tanto se utilizam diversas estratégias de marketing que visam tornar as empresas menos vulneráveis às mudanças que ocorrem nos ambientes externo e interno.

No segmento agrícola, encontramos um cenário de mudanças com a entrada de novos atores, concentração e elevada competição. Estes fatores levam as organizações a se reestruturarem através de fusões, incorporações, posicionamento de mercado e ousadas estratégias de marketing.

Neste estudo analisaremos a origem dos principais produtos, como foi à evolução dos mesmos, que estratégias eles procuram utilizar e, através da pesquisa de campo, analisaremos também o perfil deste consumidor.

2. Metodologia

A primeira etapa foi o diagnóstico do nível de satisfação dos usuários de tratores agrícolas, bem como das concessionárias de Santa Maria. Nessa etapa, utilizaram-se dois modelos de questionários (apêndice), um para tratores agrícolas e outro para as concessionárias. Esse questionário foi elaborado através da bibliografia consultada, coletando informações do que já tinha sido feito anteriormente em trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com