TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÓPICOS DO MERCADO FINANCEIRO: DIVERSIFICAÇÃO EFICIENTE

Pesquisas Acadêmicas: TÓPICOS DO MERCADO FINANCEIRO: DIVERSIFICAÇÃO EFICIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 10

• INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

BANCO DO BRASIL S.A.

• AS 10 APLICAÇÕES ESCOLHIDAS

Todas foram escolhidas através do site do Banco do Brasil S.A., classificadas pelo risco, de cima para baixo das que tem maior risco para as de menor risco.

1. BB Renda Fixa LP Índice de Preços 20 mil

2. BB Multimercado Macro LP 200

3. BB Renda Fixa LP Parceria 10 mil

4. LTN – Letras do Tesouro Nacional

5. BB Referenciado DI 200

6. LCI – Letras de Crédito Imobiliário

7. LFT – Letras Financeiras do Tesouro

8. BB CDB DI

9. Poupança Ouro

10. BB Curto Prazo 200

O fundo de investimento que abrange as aplicações de curto prazo, renda fixa, referenciado DI e multimercado, os títulos públicos, o CDB (Certificado de Depósito Bancário), a LCI (Letra de Crédito Imobiliário), e a poupança foram escolhidos com base na taxa básica de juros – Selic, taxa de câmbio e inflação. Em relação ao fundo a escolha também levou em consideração a taxa de administração cobrada pelo fundo e o valor mínimo do investimento.

A taxa Selic é a taxa de financiamento no mercado interbancário para operações de um dia, ou overnight, é a taxa utilizada para operações de curtíssimo prazo entre os bancos e o seu risco acaba sendo efetivamente do governo, ela acaba sendo referência para as demais taxas de juros da economia. Em situações normais a Selic é a taxa mais baixa, o que, porém, não ocorre sempre. De forma geral quanto maior o prazo maior o risco e, portanto, maior a taxa. Mas quando o governo adota uma política monetária restritiva, de combate a inflação, a taxa Selic pode ser maior que as taxas de longo prazo, levando a uma queda de juros de longo prazo.

Os efeitos da Selic podem ser diretos ou indiretos, dependendo do perfil financeiro de cada um. Um dos efeitos mais diretos é sobre quem investe em fundos DI, pois boa parte destes fundos é pós-fixado, ou seja, segue a rentabilidade da Selic, de modo que um corte na Selic irá reduzir a rentabilidade sobre estes.

A taxa de câmbio é a taxa que determina o preço que um estrangeiro terá de pagar por um bem produzido domesticamente. Aumentos na oferta monetária geram pressões inflacionárias nos preços, consequentemente levando a um aumento nos preços propriamente dito, inclusive nos preços das moedas estrangeiras. Logo, a taxa de câmbio se torna mais depreciada, o que significa que agora são necessárias mais unidades da moeda doméstica para se adquirir uma unidade de moeda estrangeira. Um dos efeitos é a redução no investimento estrangeiro na sua economia. Se a tendência é de depreciação cambial, então qualquer investimento feito será mais arriscado, pois a conversão de moeda nacional em moeda estrangeira será cada vez mais cara.

• A ESCOLHA DAS 5 MELHORES APLICAÇÕES

1. BB Renda Fixa LP Parceria 10 mil

2. BB Referenciado DI 200

3. LFT – Letras Financeiras do Tesouro

4. BB CDB DI

5. BB Curto Prazo 200

Todas estas aplicações foram escolhidas com base no índice de Sharpe (ver anexo), esse índice é uma medida de risco que permite avaliar a relação risco x retorno de um investimento. Informa se o fundo oferece rentabilidade compatível com o risco que o investidor está exposto. Quanto maior o índice, desde que positivo, melhor. Para achar o Índice de Sharpe, basta dividir o desvio padrão do Fundo pela sua volatilidade.

• CARACTERÍSTICAS DAS MELHORES APLICAÇÕES

1. BB Renda Fixa LP Parceria 10 mil

Fundo que busca rendimento próximo ao CDI, concentrando sua carteira em títulos públicos (pré ou pós-fixados). Frequentemente oferecem oportunidade de rendimento superior ao CDI, porém com risco maior que os fundos DI, em razão dos ativos pré-fixados que possuem. Está classificado como de risco médio e possui valor de investimento inicial a partir de R$200.

2. BB Referenciado DI 200

Sua remuneração é atrelada à variação da taxa de juros do CDI, investindo em títulos de renda fixa público, pós-fixados, com a comodidade de um fundo de investimento, que oferece liquidez e rentabilidade diárias, aliado à possibilidade de um planejamento tributário de longo prazo, sendo destinado a clientes pessoas físicas e jurídicas. Este fundo tem como objetivo proporcionar a rentabilidade de suas cotas, através da diversificação dos ativos que compõem a sua carteira, de forma a acompanhar as variações diárias da taxa de juros dos Certificados de Depósito Interfinanceiro "CDI" ou taxa SELIC, mediante aplicação de seus recursos em cotas de fundos de investimento, (FIs), que apresentem em sua composição títulos e operações com prazo médio de carteira superior a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias.

3. LFT – Letras Financeiras do Tesouro

Títulos pós-fixados cuja rentabilidade segue a variação da taxa SELIC, a taxa de juros básica da economia. Sua remuneração é dada pela variação da taxa SELIC diária registrada entre a data de liquidação da compra e a data de vencimento do título, acrescida, se houver, de ágio ou deságio no momento da compra. São as LFT: possui fluxo de pagamento simples, ou seja, o investidor faz a aplicação e recebe o valor de face (valor investido somado à rentabilidade) na data de vencimento do título.

4. BB CDB DI

Possibilita resgate parcial ou total a qualquer tempo com liquidez e rentabilidade diária e o prazo de 05 anos. De acordo com o valor investido, você receberá um percentual fixo do CDI definido no momento da aplicação. Quanto mais você aplicar no BB CDB DI melhor será a rentabilidade, pois o BB considera o seu volume nesta modalidade para concessão de taxas diferenciadas nas novas aplicações. O resgate e o crédito são feitos na hora. Para cobrir eventual saldo devedor em conta corrente, pode ser autorizar o resgate automático da aplicação. Quando necessário, o capital aplicado será resgatado e, no dia seguinte, os rendimentos serão creditados com a data do resgate. O Imposto de Renda é pago apenas na data do resgate,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com