TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UEN -UNIIDADE ESTRATEGIC DE NEGOCIOS

Artigo: UEN -UNIIDADE ESTRATEGIC DE NEGOCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

3. Para que Serve a Unidade Estratégica de Negócios

3.1 Porque Usar a UEN

A grande razão reside na determinação dos potenciais relativos de lucros de muitas UEN's diferentes na carteira de uma empresa, com base em suas posições competitivas correntes e em alterações futuras esperadas em fatores, tais como tamanho de mercado, qualidade do produto e lançamento de novos produtos.

O objetivo básico é possibilitar a avaliação dos negócios explorados nas diversas UEN's, como ferramenta para a tomada de decisões quanto à alocação de recursos, aquisição ou liquidação de UEN's.

3.2 Benefícios da Adoção do Conceito de UEN

A) permite obter unidades operacionais mais focalizadas, trazendo ganhos na curva de experiência dos processos envolvidos, agilidade operacional e maior aderência dos controles e decisões gerenciais.

A focalização em um horizonte mais estreito ou focalizado, simplifica a tarefa de análise do planejador, uma vez que facilita a visualização dos fatores "qualificadores" e Isto pode trazer diretamente, no curto prazo, um adicional de qualidade na obtenção dos produtos ou serviços, o que significa que a empresa pode trabalhar vendendo a preços mais elevados do que a concorrência, auferindo maiores lucros.

B) b) No longo prazo, qualidade superior pode ser encarada como a maneira mais eficaz de crescer.

CONSIDERAÇÕES

No entanto, em que pese a necessidade de definir um índice de valor que seja passível de fácil aceitação e uso pelo mercado acionário, é importante lembrar que o valor de uma UEN deve ser entendido de forma global, como sendo a capacidade que o seu negócio possui de gerar uma ação de alavancagem estratégica no portfolio da empresa.

O valor de uma UEN deve ser considerado como o resultado da operação de um elemento de um sistema de negócios, obtido considerando seu efeito no total e não apenas individualmente.

4. Conceito de Mercado Servido

As Unidades Estratégicas de Negócios não oferecem todo e qualquer tipo de serviço ou produto que poderiam oferecer, ou vendem a todos os clientes aos quais poderiam vender, limitando suas operações a determinada parcela de um mercado mais amplo.

UEN (Unidade Estratégica de Negócio) consiste na forma adotada por muitas empresas que dividem suas atividades em unidades de negócios independentes, com resultados, estratégias e gestores distintos. Nestes casos, o planejamento estratégico é dividido em dois tipos de estratégia: estratégia corporativa e estratégia da unidade organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com