TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Supermercado que vende palavras

Por:   •  17/4/2017  •  Dissertação  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

Sinopse

Filme: 1,99 – Um supermercado que vende palavras

Diretor : Marcelo Masagão

O filme "1,99 – O supermercado que vende palavras", de Marcelo Masagão, trata sobre o consumismo. Em embalagens totalmente brancas, frases como “Você é demais !” , “abuse e use” e etc, estampam a frente do produto. As pessoas que ali passam, identificam-se e adquirem de acordo com o que é mostrado na embalagem. O cenário externo ao supermercado, feito de velhos pneus amontoados, onde pessoas circulam em desordem.

Uma cliente encontra uma caixa com as palavras "no limits",palavras inglesas para a frase "sem limites". Retira a caixa e descobre uma passagem secreta,quando a luz chega, mostra uma vaca, que ao invés de leite, sai um líquido escuro do animal. Como não "há limites", o líquido pode ser sangue, café, chocolate ou o que o cliente imaginar. No corpo da vaca, as palavras "Just do it" ("apenas faça"). É um slogan da Nike que convoca para a ação.

Apresentado na forma de curtas histórias, é dado uma visão interessante sobre a vida, convivência, violência e outros aspectos da sociedade moderna.

Crítica

O filme não é no formato que conhecemos, com começo meio e fim, ele usa muito o artifício da simbologia. Ou seja, nada do que é mostrado é óbvio ou facilmente de ser compreendido. Além de não possui uma trama linear, pois trabalha bastante essa linha de conceitos sobre o comportamento humano. Ainda assim trata-se de um filme bastante intrigante de ser assistido, pelo formato proposto pelo diretor “Marcelo Masagão”. O curta desenvolve essa análise de um consumo cujo produto de fato desaparece e em seu lugar, o consumidor procura ideias, conceitos e atitudes.

Há uma completa ausência de emoções por parte das pessoas que estão no supermercado - a única cena onde há algum tipo de emoção é o leve sorriso dado por um homem, após ganhar na máquina caça-níquel, algo que também é muito estranho, assim como todo o filme . Uma das principais coisas que senti falta, foi a ausência de vozes e ver essas emoções explícitas, como em qualquer outro curta/longa. O “excluído” que não possui dinheiro para comprar o produto de marca, pelo menos o deseja, sonha com a possibilidade de um dia poder comprá-lo. Este desejo ardente daqueles que não podem comprar agrega ainda mais valor ao produto “de marca”, ou seja, deixando ainda mais caro.

Em menos de 10 minutos, o espectador está completamente anestesiado a seus efeitos, por mais que não tenha falas, sua construção assemelha o filme a qualquer propaganda de TV. Além disso, Masagão utiliza diversas colagens, de fotos, frases e logomarcas, que falam sobre os próprios personagens ,estas colagens servem também para quebrar um pouco o ritmo do filme, mostrando que há naquelas pessoas algo além daquela aparência robótica a qual o filme apresenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com